• Aquários Sobrinho

O uso de vidro temperado em aquários

Uma das maiores polêmicas do aquarismo é a utilização de vidro temperado na construção dos aquários. Vidro temperado estoura sozinho? Vidro temperado é mais forte que o vidro comum? Pode ou não pode usar vidro temperado na construção do aquário? Tenha a resposta para essa e outras perguntas aqui nesse nosso texto.

O que é o vidro temperado


O vidro temperado é fabricado a partir de um chapa de vidro comum que passa por um tratamento térmico especial. Nesse tratamento térmico, tensões são criadas para que uma rachadura externa só se propague se tiver uma força maior do que a força gerada pela tensão do processo de têmpera.


A imagem abaixo mostra como ficam essas tensões em um vidro temperado.

Já falamos bastante sobre os tipos de vidro usados nos aquários com muitos detalhes no nosso texto sobre porque um aquário quebra ou descola que pode ser lido no link abaixo. Não iremos nos prolongar nesse texto porque já o fizemos no referido texto.


https://www.aquariossobrinho.com/post/aquario-quebra


As vantagens do vidro temperado nos aquários


Em linhas gerais, existe apenas uma vantagem do uso vidro temperado nos aquários, mas é uma vantagem que compensa muitas outras que é sua maior resistência a tensões.


Maior resistência nos aquários


A principal vantagem do vidro temperado nos aquários é sua maior resistência a tensões como tensão de flexão e compressão. Isso faz com que ele não se quebre quando sofre um esforço ou impacto que faria um vidro comum se quebrar. O vídeo abaixo mostra claramente essa diferença.

O vídeo acima mostra o quanto o vidro temperado é resistente ao impacto momentâneo, mas quando se trata de esforço contínuo, como a pressão da água no aquário, a sua resistência diminui consideravelmente. Explicamos esse efeito também no nosso texto sobre porque um aquário quebra ou descola.


https://www.aquariossobrinho.com/post/aquario-quebra


O vídeo abaixo conta um pouco mais da história das qualidades do vidro temperado:

É preciso deixar claro que num aquário existem várias tensões envolvidas, principalmente flexão do vidro. Também é importante mencionar que a água e o esforço contínuo reduzem a resistência de um vidro em mais de 5 vezes!


As desvantagens do vidro temperado nos aquários


O processo de têmpera traz ao vidro a vantagem da maior resistência, porém traz algumas desvantagens importantes que precisam ser consideradas.


Problemas de colagem nos aquários


Na maioria das vezes os vidros temperados são fabricados com o intuito de se usar em portas e janelas externas e, para que não tenha gotas de água aderidas a ele e reter radiação UV, produtos químicos são usados para que isso não ocorra. Esses produtos químicos acabam reduzindo a aderência das colas.


Se você tem uma menor aderência da cola, você pode ter problemas de vazamento e descolagens em aquários grandes. É preciso buscar vidros temperados que não tenham sido tratados quimicamente.

Quebra espontânea do vidro temperado em aquários


De vez em quando na internet surgem vídeos de aquários, portas, janelas e mesas se partindo espontaneamente sem nenhum motivo aparente e, muitas vezes, isso é devido ao uso do vidro temperado.

O vidro temperado possui a curiosa capacidade de resistir à quebra momentânea devido a um impacto ou arranhão, mas de romper devido a ela um tempo depois. Isso é muito comum em boxes de banheiro que se estilhaçam do nada.


A ABRAVIDRO , Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos, aborda essa questão da quebra espontânea no link abaixo.


https://abravidro.org.br/quebra-espontanea-chegou-a-hora-de-desvenda-la/


São vários os motivos que podem fazer um vidro temperado quebrar espontaneamente que vai desde a matéria prima, até o processo de tempero e manejo.

Se o vidro temperado de um aquário sofrer um impacto durante o transporte da vidraçaria para onde vai ser construído o aquário ou já no transporte do aquário para a casa do aquarista e não se quebrar, pode ter dado o início da contagem regressiva pra ele quebrar sozinho.


Todo mundo que fabrica aquário já teve problema com aquários que quebraram durante a montagem ou transporte.


No caso dos aquários, o maior problema disso é o estrago que o vidro e a água podem fazer quando se romper espontaneamente. A quebra de um aquário pode ferir seriamente uma pessoa.


Preço do vidro temperado nos aquários


O vidro temperado é bem mais caro que o vidro comum. Na maioria dos casos é mais interessante o gasto adicional em um vidro extra clear do que em um vidro temperado já que a maioria dos aquários possuem uma grande margem de segurança.


Os vidros temperados laminados são ainda mais caros e estes são os mais indicados para aquarismo.


Considerações sobre vidro temperado nos aquários


Agora que já falamos do que é o vidro temperado, das vantagens e desvantagens sobre ele, resta nos fazer as considerações sobre a prática do uso desse tipo de vidro na montagem de aquários.


A qualidade do vidro temperado nos aquários


Um dos principais fatores que vai garantir que um vidro temperado não se quebre é a qualidade. A qualidade do vidro temperado usado no aquário vai desde a escolha da matéria prima, passando pelo processo de fabricação e têmpera do chapa de vidro e até na logística final.


Um material de baixa qualidade vai ter uma série de defeitos que vão contribuir para a quebra do aquário e causando prejuízos ao aquarista.


Nós da Aquários Sobrinho só usamos vidros, inclusive temperados, da Viminas devido a conhecermos todo seu processo de fabricação.

O Projeto Tamar em Vitória-ES utiliza o vidro temperado laminado da Viminas em seu enorme aquário de tartarugas.

Aquário feito com vidro temperado laminado

https://viminas.com.br/blog/aquario-de-vidro-apaixone-se-e-faca-o-seu


A fragilidade do vidro temperado nos aquários


O vidro temperado de fato resiste a maiores esforços de compressão e flexão que o vidro comum, mas ele possui algumas peculiaridades que o torna um material bastante frágil devido a suas tensões internas.


O primeiro problema é que o vidro temperado não pode ser furado, lapidado, cortado, riscado, lixado ou sofrer qualquer tipo de dano. Todo processo de corte, perfuração ou lapidação do vidro temperado deve ser feito antes da têmpera. Não há nada o que se fazer sobre isso.


Se uma pessoa diz que consegue furar ou cortar vidro temperado sem problemas, ele está mentindo. O vidro não pode quebrar durante o processo de furo, corte ou lixamento, mas pode ter disparado o gatilho da sua quebra espontânea e colocando a vida do aquarista em risco.


No caso dos aquários, se o aquarista quiser mudar o sistema de filtragem e usar uma bitola maior, não consegue mudar o furo do vidro e, então, não adianta mudar a filtragem. Nesses casos de aquários feitos com vidro temperado, o ideal é que use um overflow ou um canister.


O segundo problema é que quando o vidro temperado levemente danificado, ele tem grandes chances de se estilhaçar por inteiro.

Materiais mais duros que o vidro, como muitas cerâmicas e pedras, podem estourar o vidro com um esforço muito pequeno. Isso é facilmente visto em vídeo das pessoas quebrando vidros de carros com cacos de vela de ignição (parte do corpo feita de cerâmica).


O vídeo abaixo é muito simples e mostra que o vidro temperado não se quebra com um leve impacto de uma barra de ferro (menos duro que o vidro), porém quebra com os cacos de uma vela de ignição que, se jogados em uma folha de papel, não a rasgariam.

O vídeo abaixo também mostra outra forma comum de se quebrar vidro temperado: batinas nas quinas. Qualquer quina de vidro temperado que for quebrada provavelmente vai quebrar o vidro inteiro. Imagina você bater uma xícara de café no aquário e partir ele inteiro?


A logística do vidro temperado para aquários


Outro ponto importante é a logística do vidro temperado, como vai ser o transporte desse vidro até a colocação do aquário no lugar.


Existem muitas vidraçarias ruins que compram um bom vidro temperado, mas não tomam o devido cuidado no armazenamento e no transporte e danificam ou comprometem a integridade do material.


As batidas dadas no vidro no vídeo abaixo acumularam defeitos que o fizeram estourar com muito menos esforço do que o necessário.

Também existem muitas pessoas que fabricam aquários que não tomam os devidos cuidados de manuseio com o vidro temperado e podem causar problemas futuros para o aquarista. Sempre escolha bons e conceituados profissionais.


Pode ou não pode usar vidro temperado no aquário?


A resposta é clara: pode usar vidro temperado em aquário.

O que fizemos nesse texto foi mostrar todas as considerações que interferem no uso do vidro temperado no aquário e porque muitos aquários com vidro temperado estouram e dão errado.


Nós não recomendamos o uso de vidro temperado em aquários de maneira nenhuma.


Os grandes projetos como aquários compridos e altos podem usar vidro temperado laminado com uma grande segurança.


Recomendamos aos que planejam montar seus aquários com vidro temperado que peçam ao seu fornecedor que use vidro da Viminas a única marca que recomendamos.


De maneira nenhuma use vidros chineses para montar seus aquários!

Exemplo de aquário com vidro temperado que a Aquários Sobrinho fez


Geralmente não fazemos aquário com vidro temperado, o preço mais alta faz com que o cliente opte pelo vidro comum. O vidro comum, se dimensionado corretamente, é até mais seguro que um vidro temperado de má qualidade ou mal colado.


O fotobiorreator abaixo que construímos foi feito inicialmente com vidro comum, porém, devido a impactos “acidentais” após a montagem teve um dos seus vidros quebrados. Nós substituímos o vidro quebrado por um vidro temperado que também sofreu impactos “acidentais”, mas não quebrou.

Mais detalhes sobre esse projeto pode ser visto no link abaixo:

https://www.aquariossobrinho.com/post/fotalga


Se você é do estado do Espírito Santo e tem vontade de ter seu aquário ou lago ornamental, entre em contato conosco que escutaremos as suas vontades e ideias e faremos o orçamento sem compromisso. Construímos desde a base do móvel, montamos o aquário e o sistema de filtragem e ornamentação. Entregaremos seu aquário montado e funcionando perfeitamente na sua casa, seja ele um aquário de água doce ou um aquário marinho.

Trabalhamos com aquário de no mínimo 200 litros.


Se você é de outro estado brasileiros, nós enviamos os equipamentos que fabricamos para qualquer lugar do Brasil.


Entre em contato e faça o seu orçamento:

https://www.aquariossobrinho.com/contato

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77