top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Fotobiodigestor para pesquisa

Nós da Aquários Sobrinho sempre dissemos que o aquarismo é uma mistura de várias ciências. Física, química, biologia e matemática estão presente desde o sistema de travamento do aquário, no processo de fabricação da ração para manter os nutrientes e até na escolha adequada do tipo de iluminação para reduzir a incidência de algas. E é sabendo disso que nós da Aquários Sobrinho conseguimos fazer algumas coisas fora do mundo do aquarismo de vez em quando.


Fomos procurados para produzir um fotobiodigestor para uma pesquisa na área de saneamento, tratamento de águas residuais para ser mais preciso. Esse fotobiodigestor irá pesquisar o resulto do uso de microalgas para tratamento de esgoto.

aquário filtro alga

O maior problema que encontramos com esse tanque foi devido às suas dimensões. Esse aquário tem 200x120x27 cm de dimensões. Ele tem 1 metro e 20 centímetros de altura e 2 metros de comprimento, o que faz com que seja uma construção bastante complicada.


Nesse caso tivemos que usar um sistema de travamento completamente diferente com um fundo duplo para aumentar a área de colagem.


aquário filtro alga

Outra coisa complexa que foi feita nesse aquário foram os furos das laterais. Como a lateral tem apenas 27 cm, dois furos próximos são complicados de fazer sem que o vidro se quebre.


aquário filtro alga
Furos próximos podem trincar o vidro do aquário durante a furação

Também usamos outra cola diferente de silicone, o Pesilox. O Pesilox tem uma resistência ao cisalhamento maior que o silicone usado nos aquários e também tem uma elasticidade menor, o que ajuda a evitar acidentes.


Pesilox é um produto nacional de altíssima qualidade!


Esse aquário contou com uma grade de proteção para evitar acidentes.


Segue abaixo o vídeo com algumas explicações sobre esse tanque que construímos.



A filtragem com algas


Assim como o aquarismo, principalmente no aquarismo marinho, faz uso de algas para a filtragem (principalmente de nitratos e fosfatos), a indústria já busca alternativas economicamente viáveis do uso delas para tratamento de águas de esgoto há bastante tempo.


No caso do aquarismo marinho já escrevemos um texto sobre o ATS que vale a pena dar uma lida e está disponível no link abaixo:


Existem muitas pesquisas disponíveis na internet sobre o uso de algas para filtragem de água e um dos slides mais resumidos e completos que encontramos segue abaixo para os curiosos.


 

Se você é do estado do Espírito Santo e tem vontade de ter seu aquário ou lago ornamental, entre em contato conosco que escutaremos as suas vontades e ideias e faremos o orçamento sem compromisso. Construímos desde a base do móvel, montamos o aquário e o sistema de filtragem e ornamentação. Entregaremos seu aquário montado e funcionando perfeitamente na sua casa, seja ele um aquário de água doce ou um aquário marinho.


Trabalhamos com aquário de no mínimo 200 litros.


Se você é de outro estado brasileiros, nós enviamos os equipamentos que fabricamos para qualquer lugar do Brasil.


Entre em contato e faça o seu orçamento:

bottom of page