Gerador de Oxigênio - Resolvendo problemas de oxigenação de aquários

   GERADOR ELETROLÍTICO DE OXIGÊNIO

 

Oxigênio dissolvido é um dos fatores mais importantes para quem deseja sucesso no Aquarismo e faz aquela diferença que vemos nos aquários “capa de revista”.

Para atender a necessidade de suplementar Oxigênio em aquários e baterias de peixes e corais, sempre visando a segurança do sistema e a melhor relação custo-benefício, bem como a simplicidade e praticidade de uso e manutenção, desenvolvemos e testamos por mais de um ano um gerador de Oxigênio, que dispensasse as pesadas e caras “garrafas” (cilindros) e que fosse acessível aos Aquaristas brasileiros.

Nosso Gerador utiliza apenas água, que é decomposta em seus Elementos Químicos (Hidrogênio e Oxigênio), através de um processo eletrolítico.

A eletrólise da água é bem conhecida, até das aulas de Química do Ensino Médio. Porém,  seu emprego prático, a longo prazo, esbarra em alguns problemas, como corrosão dos eletrodos e rápida destruição das fontes elétricas.

Solucionamos estes problemas com a escolha de aços especiais e proteção eletrônica das fontes, aumentando muito a vida útil desses componentes.

O Gerador é construído em acrílico transparente e os componentes periféricos são facilmente substituíveis.

O Oxigênio produzido pode ser adicionado ao aquário através de um misturador (vide nosso turbo-misturador), ou do skimmer, ou ainda, com qualquer bomba de circulação.

Uma vez abastecido com água (de torneira) e com a solução de eletrólitos (acompanha o produto), o Gerador só precisa ser reabastecido com água, e mais nada.

O consumo elétrico é desprezível, girando em torno de 0,1 Ampére.

O sistema é totalmente seguro para o aquário e para as pessoas, já que não possui nenhum fator de risco. A única restrição é o Hidrogênio gerado, que deve ser descartado para o ambiente externo, pois tem odor incômodo e levemente irritante, o que é feito por uma mangueira fina (6mm).

O Hidrogênio só é explosivo em altas concentrações, o que não ocorre com o nosso gerador, não havendo, portanto, nenhum risco de incêndio ou explosão.

Fabricamos geradores de Oxigênio em três tamanhos: Para aquários até 500 litros, de 500 a 1000 litros e de 1000 a 2000 litros. Tamanhos maiores podem ser encomendados.

A Aquários Sobrinho, como já é sabido por muitos Aquaristas brasileiros e estrangeiros, fabrica seus produtos de forma personalizada. Sendo assim, dimensões, complementos para montagem  e tudo o mais que o aquarista precisar para usar nossos equipamentos,  são fornecidos mediante a encomenda.

Estamos sempre dispostos a solucionar as necessidades de cada Aquarista.

MANUAL PRÁTICO DE INSTALAÇÃO

Gerador de Oxigênio

Este manual serve de orientação para instalação do Gerador de Oxigênio. Caso haja dúvidas ou dificuldades na instalação, bem como necessidade de informações adicionais, envie um Email para  www.sobrinhoaquarios@gmail.com

- Posicione o corpo do gerador, ainda vazio, em posição nivelada (isso é importante), onde ele ficará em definitivo, sempre em um nível superior ao da água a ser oxigenada;

- Passe uma das mangueiras (qualquer uma) para um local externo, onde o Hidrogênio será eliminado;

- Passe a outra mangueira para o local onde ficará o misturador (sump). Essa será a do Oxigênio;

- Ligue a mangueira que vem do gerador (Oxigênio) ao misturador, que pode ser o skimmer ou bomba e circulação;

- Adicione a solução eletrolítica (500 ml) no corpo do gerador, através do orifício da câmara vazia (na parte

superior).ATENCÃO: A solução eletrolítica é levemente corrosiva e pode causar irritação na pele;

- Complete com água doce de torneira até a marca de “nível máximo desligado”;

- É normal que ocorra um leve aquecimento da água, ao misturar com a solução eletrolítica;

- Prenda a garra “boca-de-jacaré” VERMELHA ao eletrodo correspondente ao OXIGÊNIO (mangueira que vai para a água);

- Prenda a garra “boca-de-jacaré” PRETA ao eletrodo correspondente ao HIDROGÊNIO(mangueira que vai para o exterior);

- Ligue  a fonte/reator em uma tomada de 110/220 Volts(bi-volt);

- Neste ponto, o gerador começará a funcionar, gerando as gazes nos eletrodos. Note que o eletrodo de Hidrogênio produzirá o dobro de bolhas do eletrodo de Oxigênio;

- Verifique se o injetor está sugando e injetando Oxigênio. Se estiver, a câmara de Oxigênio do gerador terá um nível ligeiramente superior as outras.

- O Gerador de Oxigênio não gera pressão positiva. Então, pedras porosas ou aplicação direta na água não funcionam. É preciso uma bomba ou venturi,  que sugue o oxigênio do gerador.

- Complete o nível da água, com água doce de torneira, sempre que o nível atingir a metade do comprimento dos eletrodos. Não é preciso usar nenhuma outra solução. Não adicione mais eletrólitos, a menos que haja vazamentos.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77