top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Tipos de filtros de Aquário: Filtro de Areia Fluidizada

Nesse texto iremos dar início aos filtros fluidizados, sendo o mais importante o filtro de areia fluidizado que merece um texto só para ele. É o filtro que faz melhor filtragem por uma série de fatores. 


O filtro de areia fluidizada é um filtro já antigo amplamente utilizado na aquicultura mundo a fora. A ideia de funcionamento desse filtro é muito simples: um constante fluxo de água movimenta a areia que vai ser colonizada pelas bactérias. Existem filtros de areia fluidizada com menos de um metro de comprimento e 15 centímetros de diâmetro e até com mais de 6 metros de altura e 4 metros de diâmetro.



Por mais simples que seja esse filtro, ele possui uma capacidade de remoção de compostos nitrogenados muito alta. A superfície específica da areia, a área que as bactérias vão colonizar, é muito grande, chegando a uma média entre 4 m² e 45m² por litro de areia. Essa característica de superfície específica garante uma capacidade de filtragem muito grandes chegando a filtrar até 2kg de compostos nitrogenados em um filtro com 1000 litros de areia em um único dia.

A imagem comparando a superfície específica de diversos filtros. Trickling & RBC, Kjaldness biofilter, pressurized biofileter utilizam bio-balls de tamanhos diferentes. Polystirene micro-bead são pequenas esferas de plástico.


Diferente das mídias de que geralmente são usadas nos filtros que ficam imóveis nos filtros, num filtro de areia fluidizada ela está em constante movimento o que garante uma distribuição quase que uniforme entre oxigênio( muito importante para a metabolização dos compostos nitrogenados pelas bactérias), amônia e nitrito como também uma limpeza do excesso de bactérias dos filtros.


Uma característica desse filtro é o aumenta do tamanho do grão de areia devido ao biofilme que se forma. A mídia tende a aumentar o seu volume em até 4 vezes devido ao biofilme.

Para o filtro de areia fluidizado funcionar perfeitamente a areia não deve ficar parada em momento nenhum, ela deve estar em constante movimento.


As vantagens desse filtro são muitas: 


-Econômico na construção em relação aos outros filtros; -Sistema auto-limpante: o excesso de bactérias é removido pelo próprio fluxo de água; -Grande superfície específica; -Excelente remoção de amônia e nitrito; -Pode ser usado tanto em sistemas marinhos como também de água doce;


Como nem tudo são flores, também tem desvantagens:


-Precisa de uma bomba forte para funcionar corretamente; -Precisa ser corretamente dimensionado para evitar grandes problemas; -A manutenção é relativamente mais difícil que a dos filtros tradicionais; -A mídia varia de densidade e volume de acordo com o tempo devido ao crescimento do biofilme; -Não faz filtragem física e química;


Assim sendo, um filtro de areia fluidizada se torna uma boa opção para aquaristas avançados que possuem aquários grandes ou superpopulosos.

bottom of page