• Aquários Sobrinho

As semelhanças e diferenças do ambiente aquático natural e os aquários

O aquarismo é uma forma de trazer a natureza pra dentro de casa, mas diferente dos rios, lagos e mares na natureza, um aquário não é um sistema, a princípio, capaz de abrigar vida. Se você encher uma caixa com água, colocar areia e os peixes, a chance de perder os peixes num espaço curto de tempo é muito grande. Ainda vejo muitos iniciantes questionando porque um aquário deve ter um filtro se na natureza não tem e são essas e outras ideias a que venho apresentar nesse texto.


 A foto pode até ter ficado bonita, mas não acho que esse peixe irá sobreviver muito tempo nessas condições.


Eu gosto de pensar que o aquarista é um deus e o seu aquário é o mundo que ele governa, pois quase tudo que entra e sai no aquário é de responsabilidade dele. É o aquarista que define os enfeites, a fauna que vai existir, a quantidade de iluminação, a quantidade de comida, a circulação, o tamanho do aquário e tudo mais.


O aquário é um sistema fechado e nada vai acontecer nele se o aquarista não interferir de alguma forma. Se não colocar ração, é muito provável que os peixes morram de fome. Se não colocar um filtro, é muito provável que os peixes morram intoxicados. Se não colocar iluminação, é provável que os peixes morram por falta de luz. É importante lembrar que muitas das ações dos aquaristas possuem resultados inesperados pela complexidade das relações dentro do aquário.


E o que queremos dizer com isso?

O que queremos dizer é que diferente da natureza, o aquário precisa da interferência contínua do aquarista para dar certo. Sempre aparecerá uma nova necessidade que o aquarista deve atender para que continue mantendo a vida no seu aquário.


O planeta Terra demorou mais de um bilhão de anos para que surgissem as primeiras formas de vida, mas num aquário as formas de vida necessárias começam a aparecer numa rápida fração de tempo. As primeiras bactérias vêm instantaneamente junto com a água e o ar e logo começam a se multiplicar. Os peixes são colocados assim que o aquário tem capacidade para mantê-los confortáveis e saudáveis, o que ocorre geralmente lá para o vigésimo dia de montagem. Assim, o ecossistema do aquário vai se arranjando e nunca entra num equilíbrio perfeito, aliás, nem na natureza há um equilíbrio. O que existe é uma estabilidade dos parâmetros necessários para a manutenção da vida.


Uma semelhança ruim com a natureza e os aquários são os cataclismos. Todo mundo já deve ter vistou ou lido que um meteoro acabou com os dinossauros da face da terra em pouco tempo. Assim também acontece em muitos aquários quando acaba a energia elétrica e os peixes vão morrendo seja por falta de oxigênio na água, seja pelo mudança de temperatura devido a algum equipamento parar de funcionar( chiller ou termostatos, por exemplo) ou até mesmo pelo fim do processo de filtragem. Ás vezes os peixes do aquário morrem de uma hora pra outra por motivos desconhecidos ao aquarista, o que também acontece na natureza. É muito triste dedicar tempo e dinheiro a um aquário e perder tudo de uma hora pra outra, mas não tem jeito, um sinistro pode acontecer com todo mundo.


 Assim como um meteoro pode ter extinguido quase toda vida na Terra, alguns fatores tem o mesmo efeito em aquários.


Voltando a ideia do começo do texto sobre a inexistência de filtros na natureza, de fato não existe um filtro que faz a filtragem da água, mas existem vários sistemas ecológicos integrados que fazem a filtragem da água, sem falar em diversos animais, muitas vezes incompatíveis com aquários, que fazem o reaproveitamento da matéria orgânica. Nos rios e em alguns lagos também existe um sistema de troca de água permanente devido às nascentes.


O mangues são ótimos exemplos de "filtros" naturais.

Outro fato importante, é que na natureza a concentração de peixes é muito menor que nos aquários. Nos oceanos, por exemplo, existem muito mais áreas vazias do que áreas com peixes. Essa baixa concentração faz com que os contaminantes não se acumulem em níveis tóxicos. Nos aquários, a concentração de peixe geralmente é muito grande o que faz a necessidade de filtros eficientes.


Assim, se quer ter um aquário bonito onde os animais estão saudáveis não se deve imitar a natureza que é um sistema aberto com infinitos processos envolvidos, mas sim usar de todos os meios possíveis (artificiais ou não) para manter as condições ideias de vida dos habitantes do aquário.



 Por trás de todo aquário bonito tem um grande sistema de filtragem e uma grande dedicação por parte do aquarista. 

Esse aquário da foto fica na Holanda e possui um fantástico sistema de filtragem e reposição de nutrientes, quem quiser saber mais detalhes sobre ele pode ver nesse link aqui(em inglês) : http://reefkeeping.com/issues/2006-02/totm/index.php

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77