top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Oximax - O equipamento que faltava no seu aquário

Estamos lançando oficialmente o nosso mais novo equipamento: o Oximax



O uso do Oximax possui inúmeros benefícios:


- Ajuda na oxigenação do aquário.

- Ajuda no combate e na prevenção de todo tipo de alga, inclusive as petecas

- Oxida metais e compostos orgânicos que turvam a água ou prejudicam a filtragem.

 - Ajuda na eliminação de bactérias e outros organismos que podem afetar os peixes do aquário.

 - Elimina cloro e uma pequena parcela de amônia, nitrito e nitrato.


O mecanismo que faz com que tudo isso seja possível é muito simples e será explicado a seguir.


O Oximax trabalha pelo princípio da eletrólise da água, que é a decomposição da água através de uma corrente elétrica.


O primeiro benefício citado é a geração de oxigênio que vai se dissolver em parte na água levando oxigênio para os peixes, plantas, bactérias e outros habitantes do aquário. Esse mesmo oxigênio é tóxico para bactérias anaeróbicas que causam algumas doenças.


As algas são um problema presente em todo tipo de aquário e algumas são de difícil tratamento. O Oximax ajuda a combater e prevenir as algas devido aos agentes oxidantes produzidos durante a eletrólise tais como peróxido de hidrogênio, oxigênio ativo e o radical hidroxila, pela oxidação de íons metálicos e compostos orgânico. Esses agentes oxidantes destroem os micro-organismos que não possuem muitas defesas contra os agentes oxidantes, diferente dos animais, plantas e outros organismos desenvolvidos. 


Muitas das vezes os aquários turvam devido aos compostos orgânicos em excesso ou mesmo bactérias em excesso. o Oximax pelo seu efeito oxidante consegue eliminar muitos compostos orgânicos, inorgânicos e micro-organismos deixando a água mais cristalina.


O principal efeito oxidante do Oximax ocorre em um de seus eletrodos onde há a formação em sua superfície da hidroxila, assim, os animais e plantas do aquário ficam protegidos de algum dano sério, diferente dos sistemas de ozônio onde é preciso manter rigoroso controle para evitar problemas. Os eletrodos podem acumular matéria orgânica e inorgânica que pode ser removida na limpeza ou quando sai do Oximax ser removida pela filtragem física. 


O Oximax também possui suas limitações. Ele não é um milagroso equipamento que vai resolver todos os problemas, ele apenas ajuda. Não é possível ajudar a remover a matéria orgânica se a ração utilizada é de qualidade ruim e dada com excesso aos peixes. Também recomendamos a suplementação de elementos traços na água para suprir a necessidade dos animais e plantas caso o uso do Oximax seja constante( no tratamento intensivo de algas, por exemplo).


A vantagem do Oximax é justamente pelo controle e efeito reduzido dos agente oxidativos, ele está para ajudar a resolver os problemas e não como solução mágica. 


Indicações de uso:


 - Melhorar a filtragem

- Combater e prevenir algas e algumas doenças infecciosas

- Reduzir níveis de ferro e alguns outros metais da água

- Ajudar a deixar a água cristalina


Contra indicações:


Não é recomendado o uso do Oximax em aquários plantados sem substrato fértil devido à redução de nutrientes livres na água e isso pode afetar negativamente as plantas.


Não é recomendado o uso do Oximax em aquários marinhos devido à natureza do seu funcionamento e do ambiente marinho. 


Em todos os nossos testes nenhum animal ou planta sofreu qualquer problema com o uso.

Nenhum composto produzido pelo Oximax é tóxico. Os íons metálicos liberados pelos eletrodos são oxidados rapidamente e se tornam inertes. Em nenhum dos testes foi notado tingimento da água pelos eletrodos. 


Formas de usar:


Abaixo segue algumas indicações de uso:Recomendamos o uso máximo do pode funcionar de uma hora ligado intercalado com até 4 horas desligado, dependendo da necessidade. Assim, não haverá problemas de aumento do potencial de oxidação e continuará ajudando na prevenção de algas e outros micro-organismos. de uma hora ligado e uma hora desligado, intercalando funcionamento e pausa. Esse uso máximo deve ser usado apenas no tratamento de uma grande infestação de algas. Em casos mais brandos o tempo pode ser reduzido.


Muitas algas: 1 hora ligado, 1 hora desligado 

Algumas algas: 1 hora ligado, 1 hora e meia desligado

Poucas algas: 1 hora ligado, 2 horas desligado

Água leitosa: 1 hora ligado, 2 horas desligado

Prevenção: 1 hora ligado, de 2 a 4 horas desligado


O funcionamento do Oximax depende da condutividade da água do aquário, assim, um mesmo equipamento pode fazer mais ou menos bolhas em aquários diferentes alterando assim o tempo de funcionamento necessário. 


O Oximax possui uma média de vida útil dos eletrodos de 3 meses. O Oximax acompanha um eletrodo extra. 


Potência 40w

bottom of page