top of page

A importância do controle de temperatura no aquário marinho

  • Foto do escritor: Aquários Sobrinho
    Aquários Sobrinho
  • 1 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

É mais que sabido que é importante manter a temperatura de um aquário marinho estável, os peixes e outros seres vivos não toleram uma variação de temperatura muito grande.

Quando a temperatura varia muito rápido os corais fecham, os peixes estressam, mas no outro dia a temperatura volta ao que era antes, os peixes voltam ao normal, os corais abrem e você pensa que está tudo bem. Não está tudo bem! A verdadeira ameaça é invisível aos olhos e quase sempre passa por despercebida: as bactérias.


Existem centenas de milhares de tipos de bactérias nos aquários marinho, cada uma com suas diferenças e semelhanças. A semelhança mais comum é a taxa de reprodução alta com um pequeno aumento da temperatura. Quando um aquário sobe a temperatura cerca 3ºC a taxa de reprodução das bactérias aumenta muito e há um aumento populacional das bactérias. Quando a temperatura volta ao normal, o metabolismo das bactérias também volto ao normal, porém as bactérias adicionais devidos ao aumento de temperatura não morrem, elas continuam no aquário. Nem mesmo se esfriar muito o aquário elas vão morrer, elas vão apenas diminuir o metabolismo. É como funciona a geladeira, ela reduz muito a taxa de reprodução das bactérias.


Na imagem abaixo vemos representado com a variação de temperatura afeta o crescimento bacteriano.

crescimento bactéria aquário temperatura
Disponível em: <http://pt.slideshare.net/llillianna/factores-q-afectam-crescimento-micro>

Depois de vários aumentos e reduções de temperatura, a população de bactérias vai atingir o seu limite máximo do aquário é aí que mora o grande problema. As bactérias vão consumir oxigênio em grande quantidade o que vai causar morte de outros organismos e morte de outros organismos significa matéria orgânica em decomposição o que torna a água mais tóxica o que pode levar a uma reação em cadeia irreversível ocasionando a morte de todo o aquário. Isso é conhecido como "síndrome do aquário tóxico".


bactéria aquário
Disponível em: <http://www.uff.br/enzimo/index.php?option=com_content&view=article&id=17&Itemid=7>

Se morrer uma pequena anêmona, que o aquarista nem sabia que existia, ela vai se decompor, criar um foco e matar os organismos vizinhos. Em questão de horas irá propagar por todo o aquário. Se morrer um ofiuróide a mesma coisa.

Mesmo que o aquário seja bem oxigenado (agitado), a temperatura alta irá diminuir a capacidade de dissolução de Oxigênio (relação temperatura / Oxigênio dissolvido).

Muita gente não sabe, mas a bactéria em si pode não ser maléfica, mas alguma substância que ela libera é nociva à saúde dos animais, como é o caso da difteria, a bactéria em si não prejudica a saúde, mas a toxina que ela produz sim. O mesmo vale para micro-algas que, ao morrerem, liberam o nocivo Fenol.


Não havendo o controle de temperatura, não é possível fazer um controle da quantidade de bactérias, microalgas e outros micro-organismos no aquário, e isso pode se tornar uma bomba relógio pronta para explodir a qualquer momento.

É por todas essas questões que é preciso manter um controle rígido da temperatura e da quantidade de matéria orgânica na água. Só assim será possível manter um aquário bonito por muitos anos. Montar um aquário bonito é fácil, mas manter um aquário bonito por cinco ou dez anos requer cuidado, atenção e dedicação.


Quem se preocupa com os corais e peixes, mas esquece da microbiota (conjunto de micro-organismos que vive no aquário), corre risco de perder tudo por causa dela. Em um aquário marinho, os animais e algas que não vemos são tão importantes quanto os que vemos.

2 comentários


billy24barne.s7.8.3.5
há 2 dias

soi cầu 247 mình lướt thử vì thấy bạn bè hay nhắc, kiểu vào xem giao diện có dễ theo dõi không thôi. Vừa mở ra là thấy họ chia nội dung theo khối khá rõ, nên nhìn cái là biết chỗ nào là phần dự đoán với chỗ nào là kết quả. Mình thích mấy đoạn thống kê bảng số vì trình bày gọn, kéo xuống xem nhanh mà không bị rối mắt hay chữ dồn dập. Menu cũng đặt dễ thấy, bấm qua vài mục là quen tay liền, không phải mò. Nói chung cảm giác như họ ưu tiên cho người xem nhanh, nhất là các bảng số xếp theo cột nhìn khá thoáng. Ấn tượng nhất…

Curtir

terrancecart.e.r.36.0.7
há 2 dias

keonhacai dạo này thấy bạn bè nhắc hoài nên mình cũng bấm vào coi thử cho biết, chủ yếu xem bố cục có dễ theo dõi không. Vào trang cái là thấy phần kèo bóng đá trực tuyến hiện ra khá rõ, bảng tỷ lệ trình bày theo kiểu cột nên kéo xuống vẫn không bị loạn mắt. Mình thích kiểu họ chia thông tin thành từng khối, nhìn lướt là biết đang ở mục nào, không phải đọc một lèo dài dòng. Có mấy đoạn giải thích “kèo nhà cái là gì” viết ngắn gọn, đọc nhanh mà vẫn hiểu ý cơ bản. Mình không ngồi soi kỹ từng trận, nhưng cảm giác dữ liệu được cập nhật theo…

Curtir
bottom of page