• Aquários Sobrinho

A importância do oxigênio na filtragem biológica

Todo aquarista, desde o iniciante ao mais experiente, sabe que os peixes precisam de uma água oxigenada para viver bem, mas poucos sabem que as bactérias que filtram o aquário também precisam de oxigênio e em quantidade considerável.


Basicamente todo aquarista sabe que determinadas bactérias metabolizam amônia em nitrito e outras bactérias metabolizam o nitrito em nitrato, sendo o nitrato muito menos tóxico aos peixes que a amônia e o nitrito.


A equação dessa metabolização pode ser descrita resumidamente dessa forma:


Nitrosomonas : NH4(amônio)+1,5 O2 --> NO2(nitrito) + 2H + H2O Nitrobacter: NO2(nitrito)+0,5 O2 --> NO3(nitrato)


Fazendo todas as contas chega-se a uma média de que para cada grama de amônia que é metabolizada pelas bactérias, elas consomem cerca de 4,5 gramas de oxigênio.


É interessante notar que em situações onde a taxa de oxigênio é menor que 4ppm que as bactérias do gênero nitrosomonas apresentam diminuição de sua população. As bactérias do gênero nitrobacter apresentam diminuição da população quando a taxa de oxigênio é menor que 2ppm.


Num aquário de água doce com temperatura na faixa de 20° a taxa de concentração de oxigênio gira em torno de 9ppm totais, sendo que esse oxigênio é consumido pelos peixes e outros animais que habitam o aquário. Em um aquário por volta dos 30° a concentração de oxigênio gira em torno de 8ppm. Essa concentração é o que chamamos de saturação de oxigênio na água, nem sempre ela está em 100%, a média varia entre 60% e 80%.


Com esses dados podemos ver que o oxigênio funciona como fator limitante na metabolização dos compostos nitrogenados que são prejudiciais ao aquário já que há excesso de matéria orgânica a ser eliminado e os outros fatores como temperatura, ph e salinidade se mantêm constantes. Assim, se aumentar a taxa de oxigênio dentro do filtro irá também aumentar a taxa de metabolização das bactérias melhorando a qualidade da água.

Caso falte oxigênio para as bactérias, podem ocorrer picos de amônia ou nitrito que vão estressar os peixes e ainda podendo ocasionar surto de algas.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77