top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Guia de montagem de um aquário de água doce - Parte 1.2: Tempo Disponível

O aquarismo é uma atividade que demanda tempo. Tempo para ver se tudo está funcionando, tempo para alimentar os animais, tempo para limpeza, tempo para manutenção e por aí vai. Muita gente deseja e tem condições de ter um aquário, monta ele certinho, mas não tem tempo pra cuidar e então o aquário desanda.


Pensar no tempo disponível para dedicar ao aquário ajuda bastante a tomar decisões que evitarão problemas no futuro.


Todos os aquários vão requerer do aquarista alguns poucos minutos diários, seja para alimentar, para ver se tá tudo certinho e alguns minutos de tempos em tempos para limpezas e manutenções, mas nem sempre o aquarista tem tempo.


Muita gente não para o final de semana em casa, muitas vezes nem mesmo alguns dias da semana. Muita gente viaja com frequência e fica dias fora de casa. Tudo isso impacta no andamento do aquário.


O problema não é o aquarista ter o tempo, é o aquarista ter um tempo com disposição para mexer. Ter tempo, mas não ter disposição de mexer também não ajuda.


Muitas vezes o aquarista até tem tempo disponível, mas é um tempo que ele está cansado das suas outras atividades que acaba não tendo disposição para mexer no aquário. Montar um aquário que exige tempo e não dedicar o que precisa, vai fazer o aquário ir muito mal.

As principais partes de manter um aquário que exige tempo são:


  • Alimentação: Exige alguns minutos ou até mesmo poucos segundos diários. Pode ser tão rápido quanto abrir o pote de ração e colocar a quantidade certa no aquário como muitos minutos preparando um patê ou descongelando e picando peixe ou camarão.



  • Limpeza dos vidros: Todos os aquários vão sujar os vidros, alguns mais rápido e outros menos. Basta passar o limpador magnético e pronto. Também se vão alguns minutos por dia. Isso pode parecer simples, mas muita gente se incomoda com os vidros embaçados.

  • Podas de plantas: Em aquários plantados muitas vezes é preciso uma manutenção regular do tamanho das plantas devido à ornamentação ou mesmo para que as plantas maiores não cubram da luz as plantas menores. Nessa atividade se vão muitos minutos cortando e muitos minutos limpando a bagunça que se faz.

  • Trocas parciais e limpeza do aquário e dos equipamentos: Essas são as atividades regulares que exigem mais tempo. Desligar os equipamentos, limpar o aquário, tirar parte da água, encher a água que tirou, limpar os equipamentos (muitas vezes tendo que tirar do lugar) e limpar a bagunça depois de tudo terminado. Tem gente que fica mais de hora no final de semana com isso.


O aquarista precisa estar consciente de que o aquário que ele está montando vai exigir tempo. O aquarismo não é um quadro que se põe na parede e deixa.


Aquário para outras pessoas tomarem conta


Muita gente gosta de ter um aquário e por muitos motivos são outras pessoas que tomam conta. Seja o aquário de um estabelecimento comercial, seja um aquário em casa que o aquarista faz para as crianças tomarem conta para criarem responsabilidade.


A nossa experiência tem mostrado que raramente isso dá certo. A pessoa que cuida do aquário precisa entender do que está fazendo, precisa ter vontade de aprender, precisar ter carinho com tudo envolvido. Assim, mesmo que um pessoa tome conta do aquário, é preciso atenção constante do dono olhando o aquário e ensinando quem toma conta.


Maneiras de reduzir a necessidade de tempo do aquário


Existem algumas formas de minimizar o tempo gasto no aquarismo. Algumas delas envolvem a escolha de um tipo de aquário mais simples, outras dependem do gasto com equipamentos que permitem maiores facilidades.


Segue abaixo uma pequena lista de dicas para economizar tempo no seu aquário:


  • Escolha uma fauna que se alimente de uma mesma ração e use ração de boa qualidade. Ter poucos peixes também reduz a necessidade de manutenções.

  • Escolha um layout simples sem plantas e sem outros ornamentos. Isso ajuda a evitar que junte sujeira nos cantos.

  • Compre equipamentos que permitam facilidades como uma dosadora caso utilize fertilização ou suplementação constante ou um dos nossos filtros com retrolavagem por válvulas que permite uma limpeza muito mais simples


  • Tenha peças como lâmpadas e bombas de reserva. Em caso de emergência uma troca pela peça sobressalente economiza muito tempo não disponível no momento relacionado com conserto ou compra.

  • Contrate um profissional de confiança para fazer a manutenção regular do seu aquário.

Quando for montar um aquário tenha certeza que vai dispor do tempo ou dos recursos necessários que ele exige.
bottom of page