top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Guia de montagem de um aquário de água doce - Parte 6: O móvel do aquário

Depois de escolhido o tamanho do aquário é hora de escolher o móvel do aquário que, além da função de segurar o aquário, também pode servir para guardar rações, panos de chão, baldes, mangueiras e outros suplementos do aquário.

Quando se pensa na utilidade do móvel, muitas vezes o aquarista se esquece que vai passar alguma minutos sentado ou agachado mexendo nele, o que pode ser bastante desconfortável e até mesmo dolorido.


Um móvel de aquário bem feito é resistente, durável e confortável ao máximo!

Existem várias formas de construir um bom móvel de aquário independente do material usado. Vai depender da capacidade dele construção de quem for fazer o móvel. Tendo ideia sobre isso, vamos apenas apontar diretrizes sobre resistência, materiais e acabamentos que podem ajudar o aquarista a decidir por qual móvel escolher.


Resistência dos móveis de aquário

A principal função do móvel do aquário é suportar o peso do aquário completamente cheio. Para isso o móvel precisa ter uma estrutura rígida que não vai ceder um milímetro sequer. Para isso o móvel precisa ser construído de maneira bastante firme com materiais adequados.


A estrutura de um aquário pode ser feita de qualquer material de construção rígido e durável sendo os principais alvenaria, pedra, armação metálica e madeira.


Uma coisa importante sobre os móveis de aquários é que a resistência deles pode ser dado por uma estrutura, como um esqueleto, que vai suportar todo o peso.


Essa estrutura do móvel do aquário é mais importante que o acabamento, então o aquarista deve ficar bastante atento a isso.

Como o processo de construção do móvel do aquário não depende só dos materiais, mas também depende das habilidades de construção de quem vai fazer, não iremos dar orientações de construção aqui, mas apenas iremos mostrar quais materiais podem ser usados e algumas dicas e considerações.


Principais materiais usados em móveis de aquários


Os principais materiais usados na construção de móveis de aquário são: alvenaria, pedra, metal, madeira. Alguns outros materiais também podem ser usados para construir móveis de aquários como vidro, por exemplo, mas não são comuns.


Móveis para aquário de alvenaria


Os móveis de aquário de alvenaria são construídos de tijolos ou blocos com ou sem o uso cimentos. São pesados, geralmente fixos no local, mas são de construção mais simples que os outros tipos. Existem dois pontos principais a serem considerados: nivelamento e estrutura central.


O nivelamento de um móvel de alvenaria é simples de ser feito com a ajuda de uma mangueira de nível. A grande vantagem é que, como esse móvel é feito no local, ele corrige qualquer desnível que o chão possa ter.


O vídeo abaixo mostra algumas formas de acompanhar o nível de uma estrutura.

A estrutura central do móvel de alvenaria para aquário pode ser maciça ou em forma de laje. As estruturas maciças com tijolos ou blocos empilhados forneceram uma resistência muito grande e uma certeza de que vai suportar o peso do aquário. As estruturas em forma de laje fornecem um espaço.


O aquário abaixo é um exemplo de uma base simples de tijolos para suportar um grande aquário e vale muito a penas dar uma olhada no texto.


Abaixo seguem algumas fotos de alguns exemplos que podem ser usados. Alguns modelos são tão simples que podem ser feitos em um único dia, basta ter os materiais em mãos.


Móveis de pedra para aquário


Um pouco diferente dos móveis de alvenaria, que podem ser feitos de pedra também, esse tipo de móvel é feito geralmente de chapas de pedra cortadas e encaixadas. São pesados, mas não são fixos. São à prova de cupins e umidade.


A resistência do móvel de pedra é bastante elevada. A resistência à compressão do granito é na faixa de 1000kgf/cm², ou seja, cada cm² de granito suporta um peso de 100kg sem quebrar. Já a resistência a flexão é muito menor, cerca de 70kgf/cm², o que significa que é preciso tomar cuidado com o uso de tampos de pedra compridos e sem suporte no vão.


O custo de um móvel de pedra para aquário varia do tipo de pedra que se está usando e na disponibilidade da pedra na região. Em muitos locais é bem mais barato que estruturas de madeira e até mesmo metálica.


Os móveis de pedra têm a desvantagem do peso que, se o piso não suporta, pode causar problemas no chão.


Segue abaixo algumas fotos de alguns modelos comuns de móveis de pedras para aquário.

Móveis de madeira para aquários


Os móveis de madeira são os mais comuns usados em aquários e podem ser feitos com uma grande infinidade de madeiras. Madeiras mais resistentes formam estruturas menores e madeiras menos resistentes precisam de móveis com estruturas maiores.


Nos móveis de madeira é preciso ficar muito atento à questão da qualidade da madeira utilizada. Se a madeira do móvel estiver “verde” durante a construção ela irá secar (mudando parte de sua forma) e empenar. Esse empeno pode desnivelar o aquário.


Quanto ao tratamento da madeira, é fundamental que ela seja preparada de forma a tolerar umidade e cupins. A umidade num móvel de aquário pode empená-lo e os cupins podem fazer com que o móvel ceda ao longo do tempo.


Os móveis de madeira costumam ser muito caros, muitas vezes é o preço do aquário montado com equipamentos. Também são os que mais demoram a ficar prontos.

Segue abaixo alguns modelos de móveis de aquários, uns muito simples e outros muito elaborados e acabados.


Diferença de compensado naval e MDF


Dois dos materiais mais usados para a construção de móveis de madeira em aquários são as folhas de compensando naval e as placas de MDF. Existe uma diferença muito grande entre essas placas e que precisam ser explanadas.


A chapa de MDF comum é feita com as fibras de madeira aglutinadas com resina simples, sendo que esta tem apenas função de manter a fibra da madeira junta uma da outra. O vídeo abaixo mostra um pouco da fabricação do MDF

O compensado naval é feito de chapas finas de madeiras que são revestidas com uma camada de cola fenólica naval que torna a madeira resistente a mofo, cupim e a água. O vídeo abaixo mostra um pouco sobre a fabricação do compensado naval.

Em questões práticas em relação aos móveis do aquário, o MDF, mesmo com revestimento, absorve umidade e começa a se desfazer com o tempo, coisa que não acontece com o compensado naval. O MDF comum não tem resistência contra cupins igual o compensado naval.


Sempre que for utilizar placas de madeira no móvel do seu aquário use sempre compensado naval.


Móveis com estrutura metálica para aquários


Os móveis com estrutura metálica são os mais recentes se comparado com os outros móveis para aquários. São leves, duráveis (se cuidados adequadamente ou quando usado o material adequado) e muito resistentes.


É possível usar o metalon (aço carbono comum), alumínio e até mesmo inox para fazer as estruturas dos móveis de aquários.


Nos dá Aquários Sobrinho temos feitos muitos móveis de aço pelo custo baixo, resistência, leveza e facilidade de transporte. A foto abaixo é de um aquário com a estrutura de aço que fizemos.

Quando se usa um móvel para aquários com estrutura de aço é preciso ficar atento com a oxidação. Móveis de aço vai enferrujar, principalmente em contato com a água salgada. É preciso receber uma cobertura de material que proteja a estrutura metálica da oxidação (desnecessária em estruturas de inox e alumínio).


O aquarista pode “envelopar” um móvel de aquário feito em estrutura metálica com praticamente tudo o que quiser. Pode fazer uma cobertura de material plástico como pvc, policarbonato e acrílico), com material de madeira na forma de ripas ou folhas, material metálico, etc.


Segue abaixo alguns modelos de estruturas metálicas usadas em móveis de aquário.


O conforto necessário nos móveis de aquário


Independente do material e do modelo do móvel do aquário, se ele for pra guardar o sistema de filtragem, seja sump ou seja canister, o aquarista deve dar atenção à ergonomia do móvel.


Quando um móvel tem um vão livre muito baixo acontece de ficar difícil alcançar o fundo do móvel quando for necessário. Isso causa certo desconforto em quem sua sump e precisa tirar o material filtrante para troca ou limpeza.

Quando o móvel possui muitas repartições, principalmente quando se usa sump, pode dar uma série de problemas para mexer, seja para alcançar dois pontos distantes no sump ou até mesmo para colocar ou tirar o sump. As fotos abaixo são modelos de móveis que costumam gerar incômodos.

O móvel abaixo é muito bonito esteticamente, mas muito pouco prático. Tem muitas travessas que atrapalham em muito a mexer embaixo no sump, além de não ter como tirar o sump caso precise trocar. O sump também é bem alto, logo o vão necessário para mexer com conforto precisa ser alto. O aquarista vai entrar dentro do móvel, mas não vai conseguir alcançar o fundo do sump.


O ideal de um móvel de aquário que tenha função de guardas as coisas é que ele seja o mais livre e amplo possível como a foto abaixo. É claramente visível que o aquarista consegue alcançar todo o sistema de filtragem sem ter problema nenhuma.


Se você é do estado do Espírito Santo e tem vontade de ter seu aquário ou lago ornamental, entre em contato conosco que escutaremos as suas vontades e ideias e faremos o orçamento sem compromisso. Construímos desde a base do móvel, montamos o aquário e o sistema de filtragem e ornamentação. Entregaremos seu aquário montado e funcionando perfeitamente na sua casa, seja ele um aquário de água doce ou um aquário marinho.


Trabalhamos com aquário de no mínimo 200 litros.


Se você é de outro estado brasileiros, nós enviamos os equipamentos que fabricamos para qualquer lugar do Brasil.


Entre em contato e faça o seu orçamento:

bottom of page