• Aquários Sobrinho

Guia de montagem de um aquário de água doce - Parte 1.8: Situações de emergência

Para finalizar o capítulo de planejamento do nosso guia de montagem de um aquário de água doce deixamos a parte mais complicada: as situações de emergência. Como se planejar para algo que você não sabe se vai acontecer?



Um peixe pode ficar doente de várias doenças (cada uma com um tratamento diferente pra complicar a situação), energia elétrica pode acabar por várias horas, uma equipamento como a bomba do filtro ou a iluminação pode queimar, alguma coisa tóxica pode cair no aquário num acidente, etc. Como se preparar pra isso tudo?


A melhor forma de lidar com situações de emergência num aquário de água doce é com a experiência.

Você pode ler dezenas de textos e livros, mas só a experiência vai fazer com que você aprenda a lidar adequadamente com as situações de emergência do seu aquário de água doce.


Com o tempo o aquarista vai aprendendo a como lidar com situações não previstas. São tantas coisas que podem acontecer que só a experiência vai ensinar a como lidar com elas.

Ainda assim, é possível se precaver para as coisas mais comuns, basta ter algumas coisas de reserva.


Uma bomba , carvão ativado e um pequeno aquário hospital são coisas que podem ajudar a resolver muitos problemas.


Muitas das situações de emergência de um aquário de água doce não surgem de uma hora pra outra. Muitas delas são devido a um conjunto de fatores que vão se acumulando até causarem o problema.


Um exemplo clássico de emergência é quando a bomba do filtro queima por falta de limpeza. O filtro vai acumular sujeira e perder vazão. A bomba pode trabalhar sobrecarregada devido a sujeira e queimar, uma situação que poderia ter sido evitada com a limpeza adequada e regular do filtro.


Algumas situações de emergência de um aquário de água doce


Na questão de energia é completamente viável pensar em um nobreak, principalmente em aquários com animais e plantas caras. O aquarista deve ponderar entre sua disponibilidade financeiro e o risco de perder os peixes que se tem.


Na questão de doenças, vale mais a experiência do que qualquer coisa. Para todo e qualquer tratamento, seja nos peixes ou em qualquer outro ser vivo, o diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento eficiente.


Só a experiência vai dizer como o aquarista lidar com as doenças que podem surgir. Esse tipo de manejo pode ser feito de tantas formas com os mesmos resultados que o aquarista tem que procurar o que mais lhe será viável e funcional.


Para doenças recomendamos esse manual da Sera bastante útil com imagens das doenças e descrição dos sintomas que é bom sempre ter salvo no celular ou no computador. Também tem indicações de remédios.


https://www.sera.de/fileadmin/epapers/PDF/11103_RG_Gesunde_Aquarienfische_P.pdf


Aos que tiverem acesso a portais acadêmicos, indicamos o livro Fish Disease - Diagnosis and Treatment do Edward J. Noga. É um livro com muitas doenças bem descritas assim como várias formas de tratamento.


Nessas horas ter um aquário hospital disponível com um filtro simples é de grande valia.

Muitas vezes o aquário hospital é necessário apenas para banhos prolongados, corriqueiramente necessitando apenas de uma oxigenação básica sem a necessidade de filtros.


Em caso de uma doença contagiosa ou de tratamento prolongado, pode ser muito útil o uso de zeolita como mídia de filtragem e amônia. Como a zeolita adsorve amônia diretamente, ela não precisa de ciclagem para funcionar como a filtragem biológica tradicional.


A zeolita não tem data de validade e pode ser muito útil para emergências. Para mais detalhes do que é a zeolita clique aqui e leia mais sobre ela!



Quando o assunto são contaminantes na água ter carvão ativado à disposição costuma ser suficiente para remover o contaminante da água. Use carvão ativado de alta qualidade, pois quanto maior a qualidade do carvão, melhor será a capacidade de remoção de contaminantes.


Para mais detalhes sobre carvão ativado clique aqui e leia nosso texto sobre eles.


E se surgir uma viagem longa inesperada?


O pior problema de uma viagem longa é com quem vai dar ração para o aquário. Geralmente é uma pessoa que desconhece da necessidade do aquário e enche ele de comida muito além do necessário. Nesses casos o mais indicado é deixar separado em doses diárias que a pessoas vai colocar o eu já está separado.


Em viagens curtas de até 4 dias apenas deixe o aquário como está. O excesso de ração é mais prejudicial que a falta.


Nem sequer podemos citar todas as situações de emergência que podem acontecer com um aquarista. O aquário pode trincar, os peixes podem brigar, a água pode ficar turva de uma hora pra outra e muitas outras situações.


Quando o aquarista montar o seu aquário de água doce ele deve buscar se informar constantemente sobre as coisas que podem acontecer para poder agir o mais rápido possível quando uma emergência surgir.



Fechamento do capítulo sobre o planejamento do guia de montagem de um aquário de água doce da Aquários Sobrinho


Esse capítulo introdutório do nossos guia de como montar um aquário de água doce buscou trazer ao aquarista, principalmente o aquarista de primeira viagem, a noção de algumas coisas que ele porventura possa desconsiderar e tentar prepara-lo para coisas boas e ruins que vão acontecer.


O principal objetivo desse capítulo é fazer o aquarista perceber que o aquarismo é um hobby que demanda dinheiro, tempo disponível e dedicação. Vão existir muitos contratempos, vai fazer uma bagunça grande pela casa, mas é algo extremamente gratificante.


Nós sempre buscamos alertar aos aquaristas que nos buscam de todos os possíveis contratempos, das coisas que podem dar errado e de maneira nenhuma vamos falar uma mentira confortável para que a pessoa monte um aquário. A maioria das desistências são de pessoas que se decepcionaram porque o aquarismo não era aquilo que ela imaginava, que era muito trabalhoso.


O aquarismo é um hobby encantador quando vemos o nosso trabalho e dedicação dando frutos maravilhosos, mas pode ser uma grande decepção quando escondem tudo o que precisa ser feito.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77