top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Guia de montagem de um aquário de água doce - Parte 2.3: Potência dos equipamentos do aquário

Um dos principais custos de um aquário de água doce é o consumo de energia elétrica. Alguns equipamentos consomem muito pouca energia como é o caso de bombas de circulação ou outros que consomem muita energia elétrica como a iluminação. Nesse contexto há várias considerações a se fazer.

Geralmente os equipamentos mais caros possuem um consumo de energia elétrica menor e os equipamentos mais baratos possuem um consumo de energia elétrica maior.


Isso se dá pelos processos de fabricação desses equipamentos para aquário. Equipamentos para aquarismo econômicos são de fabricação mais complexa e por isso mais caros, já os equipamentos para aquário mais simples tem uma fabricação mais simples e mais barata.


Existem dois itens comuns a todos os aquários que vamos entrar em detalhes aqui: as bombas para aquário e a iluminação.


Calculando o consumo de energia dos equipamentos de aquário


Para calcular o consumo o consumo de energia dos equipamentos do seu aquário de água doce vamos entender o básico de potência e consumo.


A primeira ideia que precisamos ter é de que a potência que vem escrita na descrição do produto é uma potência nominal. A potência real consumida vai depender de muitos fatores como qualidade do produto, estado de conservação e condições de operação.


Isso quer dizer que o consumo real pode ser menor ou até mesmo maior que o indicado pelo fabricante do produto.


Produtos para aquários de má qualidade costumam gastar mais energia do que está escrito na embalagem e bons produtos costumam estar bem próximos do indicado.

Para se der uma ideia do consumo teórico de energia elétrica do seu aquário basta seguir os seguintes passos:


  1. Pegar a potência do equipamento.

  2. Multiplicar pela quantidade de horas que fica ligado por dia.

  3. Multiplicar por 31 para considerar todos os dias do mês.

  4. Dividir o valor encontrado por 1000 (para transformar de Watts para quilowatts como a empresa de energia cobra na sua conta de luz).

  5. Multiplicar pelo valor do kWh da sua conta de luz.


Faça isso com todos os equipamentos do seu aquário e some o valor, assim você terá uma noção do quanto está gastando com energia elétrica com seu aquário.


A imagem abaixo mostra um exemplo de cálculo do custo de um aquário que tem um canister com potência de 40W, uma luminária de 120W e um aquecedor de 300W.

É um tanto complicado medir o consumo de um termostato de um aquário porque ele fica desligando e ligando de maneira irregular, mas tenha noção que ele vai ser o equipamento de maior consumo na época de frio. Em época de calor ele não liga.


Calcular o quanto o aquarista vai gastar com seu aquário de água doce é importante para evitar os imprevistos. O custo de energia elétrica é um dos maiores custos de manutenção de um aquário de água doce.

bottom of page