• Aquários Sobrinho

Guia de montagem de um aquário de água doce - Parte 1.6: Fauna

O planejamento da fauna é uma parte muito importante do processo de como montar o seu aquário de água doce. É aqui que o aquarista vai antever se os peixes e invertebrados do aquário são adequados para o aquário que se quer montar e se eles vãos e dar bem ao longo do tempo.



O planejamento envolvendo a fauna que se quer envolve muito mais do que os peixes que se vai ter, envolve desde o fornecedor até finalmente as condições de colocar ele no aquário.


O primeiro ponto do planejamento da fauna é descobrir os peixes que se tem vontade de ter. Pesquisa na internet os peixes que lhe agradam, veja vídeos de aquários montados com os peixes que se deseja e faça uma lista contendo as informações dos peixes que ser quer manter no aquário.


Dois bons sites para olhar isso são os seguintes:

https://www.fishbase.se/search.php

http://www.aquarismopaulista.com/


Olhe todos os peixes que quer manter no aquário possuem compatibilidade de tamanho, de características de água, compatibilidade de convivência.


Alguns peixes parecidos tem necessidades de qualidade de água, como o pH, bastante diferentes o que inviabiliza coloca-los em um mesmo aquário comunitário.


Uma das confusões corriqueiras nesse sentido é de pessoas que querem colocar ciclídeos africanos junto com ciclídeos africanos. Embora sejam ciclídeos, ambos tem necessidades quanto a qualidade da água bastante diferentes.


Depois de ter feito uma lista de peixes que se quer ter no aquário que se vai montar, veja se há bons fornecedores perto, se vai achar os peixes nos tamanhos que deseja, se vai ter que comprar em outra cidades, etc. Bons fornecedores lhe fornecerão peixes saudáveis e bonitos.


É uma sensação bastante ruim montar um aquário querendo algum tipo de peixe e depois de tudo pronto não conseguir os peixes que se planejava ter.


Quanto a compatibilidade, existem peixes carnívoros agressivos, peixes carnívoros não agressivos, peixes que atacam invertebrados que talvez se queira ter no aquário, peixes agitados que incomodam peixes mais lentos, etc.


Escolher os peixes também envolve escolher e entender da sua alimentação. Peixes selvagens muitas vezes não comem ração e precisam de alimentos vivos, os criadores de discos ou carnívoros selvagens sabem muito bem disso, e será necessário uma forma de fornecer, muitas vezes tendo o aquarista que comprar ou mesmo criar a alimentação dos seus peixes.


Depois de visto tudo isso, é hora de pensar se vai precisar de uma aquário de engorda no caso o uma quarentena. Tudo pensado e executado com paciência trás melhores resultados no aquarismo.


A foto abaixo mostra a quarentena de alguns discos do nosso cliente Alan utilizando um de nossos filtros para manter a qualidade da água durante a quarentena.



Veja mais detalhes sobre os filtros que fabricamos aqui no nosso site:

https://www.aquariossobrinho.com/filtros


Muita gente gosta de ter invertebrados, principalmente camarões, nos seus aquários, mas a maioria dos peixes se alimenta deles. Pensar nisso também é importante. Por menor que o peixe seja, a chance dele atacar um camarão durante a sua muda é muito grande. Também, alguns camarões, como o camarão pitu, são agressivos e podem comer alguns peixes que eles consigam pegar.


Isso pode parecer óbvio para quem já tem alguma experiência com aquarismo, mas os leigos dificilmente imaginam isso.


Muitos aquaristas acabam enchendo o aquário de peixe logo no começo e tem problemas. Pensar na quantidade de peixes que vai se colocar no aquário é muito importante para evitar a superpopulação nos aquários. Muitos aquaristas enchem o aquário com peixes pequenos e eles crescem tornando o ambiente inadequado para eles.


A superpopulação nos aquários traz uma série de problemas com má qualidade da água e estresse.


Clique aqui e leia o nosso texto com muito mais detalhes sobre a superpopulação nos aquários.


Se o aquarista pretende reproduzir alguns peixes no aquário, também é bom pensar com antecedência. Alguns peixes ficam agressivos quando estão em período reprodutivos, outros comem os filhotes. Tem muito mais gente do que se imagina que gosta de reproduzir seus peixes no aquário, mas esse é assunto de reprodução de peixes é assunto para outro guia.


Nesse nosso guia de montagem de um aquário de água doce iremos ter um capítulo inteiro para falar sobre a fauna dos aquários, daremos exemplos de animais bons e ruins de se manter nos aquários. Iremos dar alguns exemplos e focar em alguns detalhes de alguns casos comuns, assim como orientações específicas.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77