top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Introdução ao nosso guia de montagem de um aquário de água doce

Há um certo tempo escrevemos o nosso guia de montagem de aquário marinho e serviu como base para muitas pessoas se interessarem pelo aquarismo marinho e até mesmo montar o próprio aquário. Partindo da mesma ideia, dessa vez vamos fazer um guia de montagem de um aquário de água doce para ajudar principalmente quem está começando.

montagem aquário água doce

Esse guia será apenas uma base inicial com um condensado de ideias, fatos e opções que o aquarista vai ter que lidar durante o planejamento, montagem e manutenção do seu aquário. É muito vantajoso ter uma ideia geral de tudo para evitar arrependimentos futuros e prejuízos financeiros.


Muita gente monta o seu aquário sem ter ideia das coisas básicas que precisam para facilitar o andamento do hobby. Muitas vezes faltam informações sobre doenças, equipamentos, fauna, etc que vamos colocar nesse nosso guia.


O guia vai ser organizado da seguinte forma, podendo sofrer as alterações que forem convenientes ao longo da escrita. Diferente do guia de aquário marinho, esse guia de montagem de um aquário de água doce será postado parte a parte à medida que forem escritas e não todo de uma vez.


A estrutura do guia será a seguinte sendo cada tópico um texto próprio:


1- Planejamento: abordaremos a importância de tentar se prever ao máximo muitos pontos decisivos.

2- Dinheiro: A importância de saber quanto de dinheiro vai se gastar com investimento e manutenção do aquário e ideias de onde economizar.

3- Conceitos básicos de aquarismo: Apresentaremos os principais conceitos e algumas explicações para o melhor entendimento do que for dito nos textos seguintes.

4- Tamanho do aquário: Se espaço disponível para construir o aquário é o principal ponto de partida. Á partir dele você poderá

5- Escolha da fauna: Essa é a parte que vai definir todos os passos a seguir como equipamento, substrato, etc. Serão escolhidas 5 tipos de faunas e aquários para usamos como exemplo para todas as partes em diante desse guia.

6- Móvel do aquário: Algumas considerações e opções sobre os móveis do aquário que às vezes passam despercebidas.

7- Filtragem do aquário: Sabendo a fauna e o tamanho do aquário, já dá pra pensar na necessidade da filtragem que terá. Serão abordados os princípios da filtragem e alguns modelos de filtragem para cada um dos cinco exemplo.

8- Iluminação: Falaremos um pouco da importância da iluminação e sua relação com a vida dos peixes, das plantas, algas, cianobactérias. Também falaremos sobre os principais tipos de iluminação usados no aquarismo e suas considerações de potência e preço.

9- Testes: Mostraremos quais são os testes mais importantes do aquário de água doce.

10- Temperatura: Falaremos das considerações envolvendo o controle de temperatura nos aquários de água doce, assim como os equipamentos mais usados.

11- Substrato: Falaremos sobre as considerações na hora do substrato, seja ele inerte ou fértil, a granulometria e principalmente sobre sua irrelevância prática na filtragem.

12- Ornamentação: Falaremos aqui sobre como usar a ornamentação de forma a serem úteis na manutenção do aquário. Falaremos de ornamentação calcária, de troncos, etc.

13- Plantas: Falaremos um pouco sobre as plantas no aquário de água doce com abordagens sobre substrato fértil ou não, sistemas de gás carbônico e afins.

14- Invertebrados: Falaremos de alguns invertebrados presentes em aquários comunitários como camarões fantasma, ampulárias e algumas pragas como caramujo e larvas de libélula.

15- Suplementos: Falaremos sobre os suplementos para manter pH, reserva alcalina, nutrientes e bem estar dos peixes (extrato de babosa, elementos traços, etc).

16- Equipamentos complementares: Mostraremos alguns dos equipamentos complementares não obrigatórios, mas que podem facilitar a vida do aquarista ou o livrar de problemas inconvenientes.

17- Instalações elétricas: Falaremos um pouco sobre instalações elétricas voltadas ao aquarismo. Como ajeitar as tomadas de maneira que não cause risco de problema e também o que fazer quando se falta energia.

18- Ciclagem e trocas parciais: Depois do aquário devidamente montado e cheio, é hora de falar ciclagem e das trocas parciais, assuntos simples, mas que as pessoas normatizam e problematizam demais.

19- Principais problemas dos aquários de água doce: Uma pequena lista de alguns problemas e possíveis tratamentos envolvendo algumas doenças, algas, problemas com equipamento, fauna inadequada, etc.

20- Dicas gerais: Algumas dicas que não cabiam a nenhum dos textos anteriores e que podem ajudar muitas pessoas.


Aguardem!

bottom of page