• Aquários Sobrinho

Guia de montagem de um aquário de água doce - Parte 1.3: Aquário definitivo ou temporário

É bastante comum no aquarismo a pessoa começar com um aquário pequeno e ir trocando por um maior ou começar por um grande e trocar por um menor. Não há nenhum problema nisso, mas existem algumas coisas no planejamento disso que ajudam a reduzir custos e problemas.


Um aquário pequeno tem a sua limitação da fauna, mas é bem mais barato de manter que um aquário maior. Um aquário grande cabe mais peixe, mais plantas, mas ocupa mais espaço e gasta mais tempo e dinheiro.


O mais importante nesse tópico é pensar em como economizar o dinheiro já que na revenda, mesmo de um equipamento nunca usada, é bem mais barato que um novo.

Começando com um aquário pequeno e comprando um maior depois


Muitos aquaristas já sabem que vão comprar um aquário maior no futuro. Quando é assim é bom já comprar os equipamentos que são adequados tanto para o aquário maior quanto para o aquário menor. Geralmente os filtros para aquários grandes são os principais equipamentos que atendem tanto o aquário maior quanto o menor.


Geralmente as plantas e peixes do aquário menor são facilmente colocados no aquário maior, enquanto o contrário não se aplica muitas vezes.


Dificilmente um móvel vai ser adequado a um aquário grande e a um aquário pequeno.


A iluminação é um ponto em que há a possibilidade do luminária do aquário pequeno ser utilizada no aquário grande. De fato é usar mais luminárias pequenas no aquário grande. Isso considerando que a vida útil das lâmpadas estão valendo e isso é muito diferente da lâmpada acender.


Começando com um aquário grande e mudando para um menor


Esse caso acontece muitas vezes quando não se calcula bem os custos de manutenção do aquário ou acontece algum fator externo que faz com que o aquarista precise reduzir tempo dedicado ao aquário ou gasto financeiro com ele.


Fora o filtro e a iluminação, como mencionados logo acima, dificilmente alguma coisa do aquário grande serve para o aquário pequeno. Se for uma redução muito grande, até mesmo os peixes não são de aquário pequeno e precisam ser trocados, doados ou vendidos.


Esse caso é o mais difícil de planejar sendo mais prático vender todo o aquário grande com suas coisas e começar um menor totalmente do zero. Geralmente com a venda das coisas grandes se consegue comprar as coisas do menor.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77