• Aquários Sobrinho

Guia de montagem de um aquário de água doce - Parte 2.2: Dinheiro e alimentação nos aquários

Uma das coisas mais importantes no aquarismo é a alimentação dos peixes do aquário. É pela alimentação que vamos manter os peixes bonitos e saudáveis e também é pela alimentação que vamos ajudar a manter a água do aquário limpa.


Uma alimentação adequada ajuda a manter os peixes coloridos, saudáveis e a água cristalina!

A melhor maneira de economizar com a alimentação é comprando uma ração de alta qualidade em um pote grande e com uma data de validade distante. Hoje é possível parcelar as compras em muitas vezes aliviando o custo mensal de manutenção do aquário.


As rações de boa qualidade são sempre as importadas do Japão, Alemanha, Israel, Estados Unidos e outros países da Europa e Ásia. Não recomendamos nenhuma das rações nacionais.


Já escrevemos um texto sobre a alimentação nos aquários e pode ser lido no link abaixo:

https://www.aquariossobrinho.com/artigos/alimentacao


Uma ou várias rações para o seu aquário?


Existe uma discussão muito grande entre os aquarista se deve usar uma ou muitas rações para alimentar os peixes dos seus aquários. A justificativa é sempre que uma alimentação variada é melhor, mas não é bem assim que a banda que funciona na realidade.


O primeiro ponto é que não há nada sério em relação a alimentação de peixes sobra a vantagem de usar rações variadas. Não há absolutamente nada disso que tenhamos encontrado.


O que existe de fato é uma alimentação que atenda às necessidades nutricionais dos peixes. Sendo uma ou sendo várias rações, o que importa é atender às necessidades específicas dos seus peixes.


Use ração adequada de boa marca para o tipo dos seus peixes e você precisará de apenas uma ração. Comprar mais de uma ração é desnecessário e muitas vezes é forçado pelos logistas e fabricantes para manter as vendas altas.


Alimento vivo para peixes de aquário


Um adendo importante é falar sobre a alimentação dos peixes de aquário com alimentos vivos. Os alimentos vivos possuem algumas características que são muito difíceis de se manterem nas rações.


A primeira característica diferencial dos alimentos vivos é a quantidade de proteína.

A maioria dos alimentos vivos possuem ao menos 40% de proteína, o que é uma concentração maior que a maioria das rações. A proteína processada custa caro e encarece as rações. Usar alimento vivo é uma forma de aumentar a proteína disponível aos peixes que é muito importante durante o crescimento do peixe de aquário.


A segunda característica diferencial dos alimentos vivos e na quantidade de gorduras.

As gorduras são importantes para os peixes, principalmente na reprodução. A gordura e proporções adequadas são muito indicada aos peixes. Minhocas, microalgas, enquitréias, tubifex e filé de salmão são alimentos com boas proporções de gordura.


A terceira e mais importante característica dos alimentos vivos são os carotenos.

Os carotenos são os responsáveis por dar cor aos peixes. Os carotenos são compostos muito sensíveis aos processos de fabricação de ração e até mesmo ao próprio ar atmosférico, o que faz com que seja difícil que a ração tenhas bons níveis desses compostos.


Os melhores alimentos com carotenos para usar nos aquários são as algas unicelulares. No aquarismo é mais fácil encontrar a espirulina que mesmo desidratada consegue manter muito dos seus carotenos.


Para alimentar peixes com o caroteno pode ser adicionada à ração ou alimentando dáfnias, artêmias e outros seres que se alimentem dessas algas, assim o caroteno passa da alga para o alimento vivo e do alimento vivo para o peixe.


Montar uma pequena criação de dáfnias em casa é simples, ocupa pouco espaço e pode dar uma diferença muito grande na coloração e saúde dos seus peixes.


No caso de peixes carnívoros jumbo a melhor forma é mesmo adicionar a espirulina na ração.


IMPORTANTE: Use apenas alimentos vivos adequados aos peixes do aquário como minhocas, tubifex, bloodworms, enquitréias, dáfnias, artêmias ou mesmo branchonetas. Alimentos inadequados como grilos e larvas de tenébrio podem causar sérios problemas.


Veja o nosso texto sobre porque não se teve dar tenébrios para os peixes de aquário e entenda um pouco mais sobre isso:

https://www.aquariossobrinho.com/artigos/tenebrio


Finalizando esse assunto da alimentação e dinheiro no aquarismo


Uma única ração de excelente qualidade é mais que suficiente para garantir tudo que um peixe precisa. Não é necessário gastar dinheiro com tipos de rações diferentes. Caso queira complementar a alimentação uso alimentos vivos de alta qualidade.


A maioria dos cachorros de raça, competição ou trabalho são alimentados com uma única ração de alta qualidade e não necessitam de nenhum complemento por isso. Com os peixes do aquário de água doce é a mesma coisa.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77