• Aquários Sobrinho

Guia de montagem de um aquário de água doce - parte 1.7: Ornamentação

Planejar a ornamentação de um aquário de água doce depende exclusivamente do gosto do aquarista. Quando um aquarista vai montar o seu aquário, ele planeja principalmente como ele vai querer que esse aquário esteja quando montado e a ornamentação é parte muito importante nisso.



Tem gente que gosta de plantas artificias, tem gente que gosta de plantas naturais. Tem gente que gosta de rochas naturais, tem gente que gosta de rochas trabalhadas. Tem gente que gosto de troncos secos, tem gente que gostas de objetos de resina. Enfim, cada aquarista tem um gosto muito diferente na ornamentação do seu aquário.


A ideia desse tópico no planejamento é só atentar a alguns detalhes que a maioria dos aquaristas ignora ou mesmo não deseja:

Nada no seu aquário fica novo para sempre. Independente da ornamentação que se use, ela não vai ficar como nova para sempre.

Um dos maiores inconvenientes que lidamos quando montamos aquários é quando depois de um certo tempo o aquarista nos liga falando que a decoração não está limpa como antes, que o tronco está embaçado ou coisas similares.


As plantas vão crescer, encolher ou até mesmo morrer. Os objetos vão sujar, algas e lodo vão crescer, as tintas irão desbotar. Tudo isso é natural no aquário.


O aquarista tem que ter noção que um aquário é um sistema que, por mais estável que possa parecer, está em constante mutação. Existem incontáveis reações físicas, químicas e biológicas acontecendo a todo momento que vão alterar, principalmente a aparência, de uma série de coisas nos seus aquários.


O melhor exemplo que podemos mostrar dessa vez não é um aquário, mas um lago que construímos e damos manutenções regulares, mas serve claramente de exemplo para o que acontece também em um aquário. Nos aquários de água doce, pela maior simplicidade de manutenção, é quase sempre o próprio aquarista que faz as manutenções e por isso não temos muitos registros de evoluções.


O lago do Eugênio começou como o vídeo abaixo. As pedras extremamente limpas e claras, o papiro pequeno e modesto.


Depois de um tempo as mudanças foram ocorrendo e o lago tomou a seguinte forma, muito diferente do lago quando montado: as pedras escureceram e algas apareceram, as plantas cresceram, os peixes engordaram. Mudou muita coisa.



Caso o aquarista queira montar e manter um aquário praticamente como novo o único jeito minimizar isso atuando constantemente no aquário. Retirar e limpar os enfeites e podar as plantas da forma que se quer são exemplos disso, trocas parciais de água constantes e também vai ter que fazer um controle muito maior da qualidade da água.


Já que falamos sobre troca parcial de água (TPA), leia o nosso texto abaixo sobre o assunto:

https://www.aquariossobrinho.com/artigos/__tpa

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77