top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Tipos de filtros de Aquário: Skimmer

Neste texto iremos falar um pouco sobre o skimmer, o principal equipamento de filtragem da maioria dos aquários marinhos.

skimmer aquário

O skimmer geralmente é um corpo cilíndrico ou cônico onde a água é forçada sobre o interior dele com uma bomba. Para seu correto funcionamento é preciso que haja uma grande quantidade de microbolhas entrando no skimmer e são essas bolhas que vão retirar a sujeira.


Existem 4 tipos principais de skimmers, todos com suas vantagens e desvantagens. Eles são:

1 - Conta-corrente Skimmer: Esse skimmer é o de funcionamento mais simples. A água entra por cima, sai por baixo e existe um enorme fluxo de bolhas de ar de baixo para cima. A vantagem desse skimmer é que é de construção muito simples, a desvantagem é que precisa de um injetor de ar muito potente e  costuma dar muito manutenção.

2 – Venturi Skimmers: São skimmers que utilizam um injetor Venturi para colocar bolhas de ar no sistema, evitando o uso de injetores de ar próprio. O Venturi precisa de uma bomba mais potente que os outros skimmers, mas economiza no injetor de ar elétrico que tende a ser muito caro.


3 – Downdraft Skimmer:  Esse tipo de skimmer funciona com uma coluna de bio-balls onde um jato de água é lançado contra elas. Quando a água passa pelos bio-balls, ela se desfaz e micro bolhas. O skimmer downdraft possui um tempo de reação entre as bolhas e as água muito maior que qualquer outro tipo de skimmer.


4 – Skimmer com impeller aspirador: Esse é o skimmer mais comum que vemos aqui pelo Brasil, é aquele que usa o impeller da bomba para aspirar ar através de algumas modificações. Esse skimmer tende a ser muito barato, porém as alterações no impeller da bomba podem reduzir a eficiência dela e provocar cavitações, reduzindo o tempo de vida da bomba. Existem bombas que já vem de fábrica com o impeller alterado para injeção de ar como a Sicce PSK.

O que um skimmer retira da água e como ele retira?


O skimmer é conhecido como removedor de proteínas, mas as proteínas nos aquários são tão poucas e a sujeira que sai no copo do skimmer é tão grande que tem mais substâncias nisso. O skimmer retira diversos compostos orgânicos totais como lipídios, bactérias, algas, proteínas, carboidratos, vitaminas, toxinas e mais um monte de compostos. Existem muitos compostos orgânicos que o skimmer não remove, porém eles são metabolizados pelas bactérias e transformados em compostos que o skimmer pode retirar. O skimmer também remove alguns compostos inorgânicos como carbonato de cálcio e também removem outros compostos orgânicos quando estes estão associados a compostos orgânicos.


O skimmer quase não retira nitratos e fosfatos, mas retira o fósforo e nitrogênio a partir de outros compostos. O fosfato geralmente é assimilado pelos micro-organismos que são removidos pelos skimmer.


A mecânica de funcionamento do skimmer depende dos seguintes fatores:


Micro bolhas: Quanto maior a quantidade de micro bolhas, melhor o resultado do skimmer. Quanto menor o diâmetro da bolha, melhor o resultado.


Tempo de reação: Quanto mais tempo a água ficar em contato com as bolhas de ar, melhor o resultado.


Quanto maior o skimmer, mais tempo as bolhas ficarão em contato com a água e mais eficiente será o processo. O mesmo vale para o diâmetro do skimmer. O tamanho do skimmer deve estar relacionado com a vazão do mesmo, pois se o skimmer for muito pequeno e a vazão muito rápida, o tempo de reação será muito curto.


As bolhas de ar grudam na matéria orgânica por afinidade elétrica. Alguns compostos possuem afinidade com o ar e ficam presas dentro da bolha, enquanto outras possuem afinidade com a água e por isso ficam no exterior da bolha. É por isso que as bolhas e o tempo de reação são a chave de sucesso do funcionamento do skimmer.

Os compostos grudam nas bolhas de ar dentro do skimmer e essas são levadas para a superfície


Infelizmente o skimmer não funciona em água doce por diversos motivos, seria realmente um filtro excepcional, principalmente para aquários muito grandes.


Nós da Aquários Sobrinho fazemos skimmers pelo sistema Venturi que garante que a bomba trabalhe sem sofrer alterações no seu impeller. Fazemos skimmer grandes e na medida da coluna d´água do aquário para garantir a maior eficiência possível.


Imagens:  http://www.reefkeeping.com/

bottom of page