• Aquários Sobrinho

O que é um filtro canister para aquário e quais mídias devo usar nele?

A gente sempre escuta uma série de perguntas sobre o que é um filtro canister e como ele funciona nos aquários. Nesse texto vamos falar um pouco sobre a estrutura de um filtro canister e quais mídias são mais adequadas para esse tipo de filtragem.


Se está procurando um filtro canister para seu aquário, dê uma olhada nos filtros que fabricamos no link abaixo:

https://www.aquariossobrinho.com/filtro-canister

Um filtro canister é um filtro externo que funciona geralmente abaixo do aquário composto de um recipiente pressurizado (daí o nome também de filtro pressurizado). É um filtro relativamente novo para aquários quando se comparado com os outros filtros de aquário que tem décadas de uso.

A estrutura do filtro canister

O filtro canister é composto de 3 partes diferentes: corpo do filtro, kit de instalação e a bomba. São essas partes 3 partes integradas que vão fazer com que um filtro canister funcione adequadamente.

O corpo de um filtro canister é o espaço onde serão colocadas as mídias filtrantes do sistema de filtragem, sejam elas mídias físicas, químicas ou biológicas. As mídias não fazem parte do filtro canister, mas são fundamentais para o processo de filtragem.

O kit de instalação é todo o sistema auxiliar de mangueiras, conexões, pescador, bico de pato, etc que vão fazer a conexão do filtro canister com o aquário. É muito importante que o kit de instalação seja adequado para o aquário em relação a diâmetro das mangueiras, sistema de vedação contra vazamentos e conexões para evitar que a mangueira dobre e restrinja o fluxo da água.


Abaixo uma imagem de um filtro canister da Aquários Sobrinho com o seu kit de montagem com mangueira de silicone incolor, conexões, prensa-cabo, veda rosca e demais acessórios. O aquarista compra o filtro com a gente e recebe tudo que precisa para montar o nosso filtro no seu aquário.

A bomba é a força motora do filtro canister, é ela que vai fazer a água circular para ser filtrada. A bomba deve ser do tamanho adequado para o tamanho do filtro do aquário e para o tamanho do próprio aquário.


Os filtros canister geralmente possuem bomba que são parte fixa da tampa, que são barulhentas e muitas vezes difíceis de consertar. O aquarista deve ficar atento na hora da escolha. Os filtros canister da Aquários Sobrinho foram feitos pensando nesses problemas e utilizam bombas submersas comuns.


Aqui na Aquários Sobrinho nós dimensionamos os filtros que fabricamos para atender a necessidade do nosso cliente. Faça um orçamento aqui na nossa página de contatos.

​Tipos de filtros canister


Os filtros canisters podem ser de dois tipos principais: com bombas internas e bombas externas. Os filtros canister com bomba interna usam sua bomba dentro do filtro, usualmente na tampa enquanto os filtros canister com bomba externa usam a bomba dentro do próprio aquário ou lago ornamental.


Os filtros com bomba interna podem ficar somente abaixo do nível do aquário enquanto os filtros com bomba externa podem ficar abaixo ou acima do nível da água.


Abaixo segue uma foto do nosso filtro canister modular que usa bomba externa e o nosso filtro canister tradicional que usa bomba interna.

O vídeo abaixo mostra dois dos nossos filtros canister para lago que utiliza bomba externa funcionando cerca de 5 metros acima do lago! Se fosse um filtro com bomba interna isso não seria possível.

Em resumo, um filtro canister é um filtro externo que succiona (filtro com bomba interna) ou recebe a água (filtro com bomba externa) do aquário ou lago para que ela passe nas mídias filtrantes dentro do filtro e retorne filtrada para dentro do aquário. Os processos são diferentes, embora o resultado final seja o mesmo.

Já escrevemos um texto falando da comparação entre um canister com bomba interna e com bomba externa que pode ser lido no link abaixo:


https://www.aquariossobrinho.com/post/bombaextint

As mídias filtrantes do filtro canister

Um filtro canister aceita praticamente todo tipo de mídia de aquário, sejam elas físicas, química ou biológicas, mas é preciso ficar atento a alguns detalhes.


Escolhendo a mídia adequada para o seu filtro de aquário você vai ter uma filtragem muito melhor do que escolhendo mídias inadequadas.

Como o filtro canister é confinado e a mídia ocupa todo o espaço do filtro, ele tem a tendência de entupir com facilidade quando se usam mídias inadequadas. Usar mídias inadequadas também aumenta a perda de carga que aumenta o consumo de energia e diminui a circulação de água.

Usando mídias biológicas no filtro canister

Dê preferência a mídias como anéis de cerâmicas e bioballs que tem muitos vãos vazios para que a água não tenha seu fluxo totalmente interrompido. Quanto mais livre fluir a água por entre a mídia biológica, melhor a filtragem biológica.

Evite usar mídias pequenas que se acomodem e formem uma barreira que impeça a água de passar como bolinhas pequenas ou com formato irregular ou mantas acrílicas mole. Isso fará com que o filtro entupa com facilidade e perda eficiência de filtragem. Às vezes esse entupimento causado por mídias inadequadas pode inclusive queimar a bomba do aquário.


A argila expandida é uma das melhores mídias que encontramos para usar em nosso filtros canister. A argila expandida com diâmetro maior que 2 cm não entope, possui uma boa área superficial e uma excelente capacidade de reter sujeira, até mesmo a sujeira fina.


Veja mais sobre a argila expandida como mídia de aquário no texto que escrevemos sobre ela no link abaixo.

https://www.aquariossobrinho.com/post/argilaexpandidade

Num filtro canister as mídias biológicas mais indicadas são anéis de cerâmica, argila expandida, espumas rígidas grossas, aragonita grossa e mídias plásticas.

Usando mídias para filtragem física (mecânica) no filtro canister

A filtragem física em um filtro canister é um dos principais problemas encontrados pelos aquaristas que estão acostumados a usar apenas manta acrílica como filtragem física. Por mais contra intuitivo que possa parecer, num filtro canister a melhor forma de fazer a filtragem física é com uma boa escolha de mídias biológicas. ​

O biofilme das mídias biológicas além da própria resistência física que essas mídias acabam filtrando até as menores das partículas quando estão formados por processos variados como deposição, eletrostática, retenção física ou retenção biológica.


A imagem abaixo mostra a quantidade de sujeira que a argila expandida segurou em um dos nossos filtros canister para lagos. A argila expandida aguenta segurar uma grande quantidade de sujeira sem entupir devido aos grandes vãos em volta de si. a sujeira que a argila segura é fina e muito menor que os vãos que a água percorre.

As mantas acrílicas (perlon) e as espumas macias entopem com muita facilidade nos filtros canister por serem maleáveis demais e isso acaba prejudicando a filtragem no longo prazo além de dar um enorme trabalho de manutenção. O melhor é dispor as mídias biológicas para que elas retenham a sujeira. Isso economiza dinheiro do aquarista e reduz a manutenção.


A imagem abaixo mostra um de nossos filtros canister duplo que usamos em nosso lago por mais de ano sem abrir e fazendo retrolavagem a cada 3 ou 4 meses. A quantidade de sujeira retida é muito grande. Quanto tempo um perlon aguentaria na mesma condição?

Definitivamente não é necessário uso de perlon num canister para ter uma água sem partículas. O aquário abaixo está numa parede e permite vista dos dois lados, o que facilita a percepção de sujeira, mas apenas o nosso filtro canister modular retém até mesmo a partícula de sujeira mais fina.


Usando mídias para filtragem química no filtro canister

As mídias de filtragem química geralmente são opcionais nos aquários sendo que muitos funcionam perfeitamente sem nenhuma mídia química. Entre as mídias químicas mais usadas em canister temos carvão ativado, zeolita e purigen.


​Leia aqui nesse link sobre o carvão ativado: https://www.aquariossobrinho.com/post/carvaoativado


Leia aqui nesse link sobre a zeolita:

https://www.aquariossobrinho.com/post/zeolita


A recomendação é que se use as mídias químicas de forma que haja um vão de segurança para que a água passe por entre elas sem problemas. Essas mídias costumam entupir com muita facilidade por serem pequenas.


Os filtros canister da Aquários Sobrinho com diâmetros de 250mm para cima possuem suporte para carvão ativado ou zeolita que não atrapalham o fluxo de água e não entopem.


O vídeo abaixo mostra como são essas cestas para usar carvão ativado ou zeolita sem problemas no seu filtro canister.


O sistema de mídia do filtro canister da Aquários Sobrinho

Em nosso filtro canister usamos um sistema muito simples e funcional de argila expandida e mídia plástica. Ambas as mídias fazem uma excelente filtragem física e biológica e, o melhor de tudo, vão de brinde para o cliente em grande quantidade e são suficientes para a filtragem do aquário que eles forem indicados.


Diferente dos outros filtros canister do mercado, o filtro canister da Aquários Sobrinho vai, literalmente, entupido de mídia!

Essas mídias são permanentes e não nunca precisam ser trocadas, o que gera uma economia muito grande para o aquarista.

Esse sistema de mídia também é o que permite que a retrolavagem dos filtros canister da Aquários Sobrinho seja possível e ajuda o aquarista a limpar seu filtro sem que seja sequer abri-lo.

Os filtros da Aquários Sobrinho de 250mm de diâmetro ou de diâmetro maior possuem bolsas laterais adequadas para uso de mídia química sem que ela entupa o aquário.


Compre seu filtro canister para lago ou aquário com o Aquários Sobrinho


Se você é do estado do Espírito Santo e tem vontade de ter seu aquário ou lago ornamental, entre em contato conosco que escutaremos as suas vontades e ideias e faremos o orçamento sem compromisso. Construímos desde a base do móvel, montamos o aquário e o sistema de filtragem e ornamentação. Entregaremos seu aquário montado e funcionando perfeitamente na sua casa, seja ele um aquário de água doce ou um aquário marinho.


Trabalhamos com aquário de no mínimo 200 litros.


Se você é de outro estado brasileiros, nós enviamos os equipamentos que fabricamos para qualquer lugar do Brasil.


Entre em contato e faça o seu orçamento:

https://www.aquariossobrinho.com/contato


Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77