top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Filtro com bomba interna ou com bomba externa para o seu aquário?

Sempre quando fazemos um orçamento de um filtro pressurizado, popularmente conhecido como canister, para algum de nossos clientes geralmente damos as opções do filtro ser construído com a possibilidade de usar bomba externa ou bomba interna. Cada uma dessas configurações do filtro possuem peculiaridades que podem ser mais adequadas para certas situações.


  1. Resumo dos canister da Aquários Sobrinho

  2. Diferenças do uso bomba interna ou externa

  3. Vantagens e desvantagens da bomba interna

  4. Vantagens e desvantagens da bomba externa

  5. Indicações de uso de filtros para aquários com bomba interna ou externa

1. Resumo dos canisters da Aquários Sobrinho


Os filtros tipo canister da Aquários Sobrinho são fabricados em PVC rígido com tubos de 150mm, 200mm, 250mm, 300mm e 400mm. O PVC rígido é um material extremamente durável com vida útil de mais de 10 anos mesmo sob incidência solar direta e chuva.

Além da alta durabilidade, o PVC rígido é um excelente isolante acústico, o que faz com que o filtro canister da Aquários Sobrinho seja muito silencioso e adequado para quartos de dormir e escritórios.


Outra grande vantagem é a facilidade de manutenção, seja a reposição de componentes. Nosso filtros para aquários podem ser reparados com peças adquiridas em lojas de materiais de construção e ainda usam uma grande variedade de bombas.



2. Diferenças do uso bomba interna ou externa


Quando construímos os nossos filtros de aquário para cada um dos nossos clientes eles podem optar por utilizar a bomba dentro do filtro, fica rosqueada na tampa, que suga a água do aquário ou pode escolher por bomba externa jogando a água do aquário para dentro filtro.


Pode não parecer uma grande diferença, mas tem um grande impacto em algumas coisas. Comparando essas duas versões, seguem as vantagens e desvantagens de cada uma.


3. Vantagens e desvantagens do filtro de aquário com bomba interna


O filtro canister com bomba interna é o modelo mais comum que fabricamos devido às pessoas desconhecerem a possibilidade do filtro poder trabalhar com a bomba externa.


As vantagens de um filtro para aquário da Aquários Sobrinho com bomba interna são:


  • É um filtro discreto: Como a bomba fica oculta dentro do filtro não há grande interferência no layout do aquário a não ser pelo tubo pescador.

  • Silencioso: É um modelo completamente silencioso devido ao isolamento acústico do PVC.

As desvantagem de um filtro para aquário da Aquários Sobrinho com bomba interna são:


  • Abrir o filtro para mexer na bomba: caso haja a necessidade de mexer na bomba por algum motivo é preciso desmontar o filtro do aquário o que demanda tempo.

  • Menos mídia: Devido ao espaço ocupado dentro do filtro pela bomba, há um menor espaço para mídias em relação ao filtro com bomba externa.

  • Abaixo do aquário: Esse modelo de filtro precisa ficar necessariamente abaixo do nível do aquário para poder funcionar.


4. Vantagens e desvantagens do filtro de aquário com bomba externa


O filtro com bomba externa da Aquários Sobrinho é o modelo mais comum utilizado em lagos devido a sua capacidade de poder ficar acima do nível do lago sem comprometer seu funcionamento. Embora seja mais usado em lagos, é perfeitamente adequado seu uso em aquários.


Vantagens de um filtro para aquários da Aquários Sobrinho com bomba externa são:


  • Mais mídias: devido a boba estar fora do filtro, sobra mais espaço para mídias e o filtro consegue ser mais compacto sem perder qualidade de filtragem.

  • Qualquer posição: como a bomba fica dentro do aquário ou lago, o filtro pode ficar acima ou abaixo do aquário sem nenhum problema.

  • Não precisa abrir o filtro pra mexer na bomba: Como a bomba está no aquário ou no lago não precisa desparafusar e abrir o filtro pra mexer nela.


As desvantagem de um filtro para aquário da Aquários Sobrinho com bomba externa são:


  • Interferência no layout: Como a bomba fica dentro do aquário ou do lago, há uma interferência seja pela visualização da bomba ou pelo fio dela. Isso incomoda algumas pessoas.

  • Bagunça e barulho: Algumas bombas podem fazer barulho e ficar vibrando no aquário, o que pode causar um desconforto ou mesmo fazer uma bagunça no aquário.

5. Indicações de uso de filtros para aquários com bomba interna ou externa


O aquarista deve ficar atento ao que a sua necessidade de filtragem vai exigir ao que ele deseja para o seu aquário. Se ele quer um layout completamente limpo, o filtro com bomba interna é melhor, se deseja maximizar a filtragem o filtro com bomba externa é melhor.


Algumas das nossas orientações de escolha:


  • Aquários plantados ficam melhores utilizando um filtro canister da Aquários Sobrinho com bomba interna. O aquário plantado é um aquário que exige menor filtragem e que muitas vezes deseja-se um visual com o mínimo de interferência.

  • Aquários de carnívoros ou kinguios ficam melhores utilizando um filtro canister da Aquários Sobrinho com bomba externa. Esses são tipos de aquários que exigem uma maior filtragem e permitem ou uma interferência visual ou permitem formas de camuflar a bomba no aquário.

  • Todos os lagos ornamentais vão melhores utilizando um filtro da Aquários Sobrinho com bomba externa. Um lago precisa de limpeza constante da bomba.


Se você é do estado do Espírito Santo e tem vontade de ter seu aquário ou lago ornamental, entre em contato conosco que escutaremos as suas vontades e ideias e faremos o orçamento sem compromisso. Construímos desde a base do móvel, montamos o aquário e o sistema de filtragem e ornamentação. Entregaremos seu aquário montado e funcionando perfeitamente na sua casa, seja ele um aquário de água doce ou um aquário marinho.


Trabalhamos com aquário de no mínimo 200 litros.


Se você é de outro estado brasileiros, nós enviamos os equipamentos que fabricamos para qualquer lugar do Brasil.


Entre em contato e faça o seu orçamento:


bottom of page