• Aquários Sobrinho

Informações iniciais sobre o skimmer de água doce da Aquários Sobrinho

Desde começo de janeiro nós anunciamos os primeiros testes com o nosso skimmer de água doce para filtragem de aquários e lagos ornamentais. De lá para cá fomos fazendo pequenas melhorias e estudando o comportamento desse equipamento que vem para complementar a filtragem de qualquer tanque de peixes com grande produção de matéria orgânica.

skimmer filtro peixe água doce
Espumação do skimmer de água doce da Aquários Sobrinho

Nós começamos o teste no nosso lago/bateria de carpas com um skimmer de 300mm como pode ser visto no vídeo abaixo.

Depois fizemos um skimmer menor para testar no nosso aquário de fauna majoritária de amazônicos que também deu muito certo. O principal teste é o teste do ovo onde jogamos um ovo de galinha batido no aquário e o skimmer limpou de tal forma que em 3 dias não se poderia dizer que um ovo foi jogado no aquário.

Depois do aquário fizemos um caixa com tilápias onde vimos que o skimmer não tem capacidade de tocar sozinho um sistema e é preciso de um filtro biológico junto, então fizemos um filtro de areia fluidizada.

O primeiro teste do skimmer de água doce fora da Aquários Sobrinho foi na Peixaria Companhia da Tilápia que trabalha com a venda de tilápia viva. O conjunto foi um skimmer de 200mm com 2 filtros de areia fluidizada com 8 litros de areia em cada. Não houve nenhum problema de operação fora dos nossos olhos.

Agora que a tecnologia já está bem estabelecida, viemos trazer algumas informações iniciais para nossos clientes e pessoas que nos acompanham.


Informações iniciais sobre o skimmer de Aquários Sobrinho para aquários, lagos e tanques de peixes


O skimmer de água doce é um filtro complementar


Já mencionamos muito nesse e em outros textos que o skimmer de água doce não possui a capacidade de ser um filtro único do sistema, ele precisa de outros filtros que exerçam outras funções.


A principal carência do skimmer de água doce é que ele não tem uma boa capacidade de remover a amônia iônica presente na água. Pelo que notamos até aqui, a capacidade da remoção de amônia iônica é bem menor do que a capacidade de remoção em um tanque de água salgada. Assim, é mandatório a presença de um filtro biológico.


Uma das grandes vantagens do skimmer de água doce é sua capacidade de remover partículas muito finas da água, muitas delas microscópicas. Essas partículas são as que causam o turvamento da água, situação muito indesejada em aquários e em lagos profundos.


O skimmer de água doce não consegue remover partículas sólidas grandes como escamas de peixe, folhas, areia, etc. Assim, é necessário um filtro mecânico caso haja presença desse tipo de sujeira.


A grande vantagem é a remoção de matéria orgânica que prejudica a filtragem biológica, principalmente quando estamos falando de nitrificação. Essa ajuda faz com que o tamanho do filtro biológico seja reduzido, além de fazer juntar menos sujeira nas mídias biológicas.


O skimmer de água doce requer manutenções diárias


Diferente de um filtro canister que requer manutenções a cada 15 dias ou mesmo a cada mês, o skimmer de água doce requer manutenção diária, seja para limpar o injetor de ar, seja pra limpar o copo.


Em todos os testes o skimmer de água doce removeu cerca de 1% a 3% do volume total da água do aquário/lago/caixa d’água por dia, então é cômodo que haja reposição de água regular, seja manual ou mecânica.


Diferente do funcionamento em aquário marinho, na água doce a espuma é menos densa.


O skimmer de água doce é um filtro de difícil dimensionamento


De todos os nossos equipamentos, o skimmer de água doce é o mais difícil de dimensionar. Um skimmer pequeno pode atender um lago de 5000 litros, enquanto um skimmer grande pode ser pouco para uma caixa de tilápias de 2000 litros. Tudo depende da filtragem existente, da manutenção disponível, da fauna, da qualidade e quantidade de ração, das propriedades da água, etc.


Em um aquário marinho há maior homogeneidade de parâmetros físico-químicos da água como pH, dureza, salinidade, temperatura, etc. Na água doce há uma grande variedade desses parâmetros, o que muda bastante o tamanho do equipamento e suas características de operação.


O skimmer de água doce pode deixar espuma na superfície da água


É muito comum a associação de espuma na água com excesso de matéria orgânica, mas no caso do uso do skimmer de água doce, caso não haja um corta bolhas, poderá haver formação de espuma na superfície da água.


Essa espuma não é por sujeira ou amônia, é simplesmente pelo acúmulo de bolhas que saíram do skimmer e a quantidade de bolhas que sai é grande. Dependendo de vários fatores físico-químico da água, essas bolhas vão formar espumas que pode ter um caráter desagradável.


Caso não se queira espuma na superfície é preciso usar o skimmer em um sump separado do tanque principal ou usar um corta bolhas.


A finalidade do skimmer de água doce


O skimmer de água doce, nesse primeiro momento e fase de lançamento, tem como objetivo inicial a melhoria da filtragem já existente de aquários, lagos e principalmente tanques de criação de peixes de corte, sejam em caixas d’água ou em tanques de concreto.


Nesse primeiro momento não estamos indicando o skimmer de água doce para aquários com baixa produção de matéria orgânica. Os skimmer de água doce pequeno possuem uma regulagem mais delicada e demandam mais atenção até o usuário entender o equipamento, já o skimmer maior é de mais fácil regulagem e produz uma espuma mais densa e consistente.


Alívio do sistema de filtragem mecânico, químico e biológico


A principal função do skimmer de água doce é remover matéria orgânica (proteínas, resto de ração, fezes de peixe, etc.), sujeira fina, microalgas e corantes da água para que o sistema de filtragem convencional possa trabalhar mais folgado.

A remoção da matéria orgânica na forma de açúcares, gorduras e moléculas mais complexas é muito importante pois são esses compostos que vão induzir o crescimento das bactérias heterotróficas que competem com as bactérias nitrificantes por espaço e nutrientes.


Já falamos extensamente sobre isso no nosso texto sobre filtragem biológica que pode ser lido no link baixo.

https://www.aquariossobrinho.com/post/filtragembio


A remoção de compostos orgânicos como proteínas, aminoácidos e ureia é fundamental para reduzir a quantidade de amônia tóxica que vai estar livre na água. As proteínas, aminoácidos (como a creatina excretada pelos peixes) e a ureia são moléculas orgânicas cuja decomposição resulta em amônia, composto completamente indesejado na criação de peixes. Retirando essas moléculas orgânicas da água antes de virarem amônia acaba favorecendo em muito a qualidade da água.


Remoção de sujeira física


Uma das grandes vantagens é a capacidade de remover partículas sólidas de pequeno tamanho, como poeiras, cinzas de ração, alimento não digerido, etc. reduzindo o entupimento do sistema de filtragem mecânica.


Uma vantagem que o skimmer de água doce tem e que outros sistemas de filtragem mecânica não possuem é a capacidade de remover partículas microscópicas, do tamanho de bactérias, da água. Isso aumenta em muito a transparência da água e dá aquele visual de água que parece vidro.


Remoção de compostos químicos


Assim como o carvão ativado, o skimmer de água doce consegue remover uma série de compostos químicos como taninos e corantes. Essa propriedade acaba fazendo com que o carvão ativado dure muito mais tempo no sistema sem saturar.


Oxigenação do sistema


Outra grande função do skimmer de água doce é contribuir para a oxigenação da água e ele atua de maneira direta e indireta.


De maneira direta o skimmer aumenta a oxigenação da água devido a presença das microbolhas em seu interior. As microbolhas se dissolvem liberando oxigênio na água. Quanto maior for a vazão do skimmer, maior a melhora na oxigenação.


É importante frisar que apenas as bolhas menores que 1mm se dissolvem na água, bolhas maiores não possuem pressão interna suficiente para isso.

De maneira indireta, o skimmer reduz o consumo de oxigênio da água devido a redução da matéria orgânica. As bactérias heterotróficas usam oxigênio para decompor a matéria orgânica, o que compete com os peixes e bactérias nitrificantes.


Remoção de alga suspensa


Uma das grandes vantagens do skimmer de água doce para lagos ornamentais e tanques de peixe é que o skimmer consegue separar junto com a matéria orgânica as microalgas suspensas que deixam a água verde. Isso é muito vantajoso já que a água verde pode causar uma série de problemas.


Além de competir por oxigênio quando não estão fazendo fotossíntese, as microalgas em grande quantidade podem causar picos de amônia caso morram em grande quantidade.


Além de microalgas o skimmer consegue remover cianobactérias que podem produzir toxinas e matar os peixes. Veja mais sobre cianobactérias no link abaixo:

https://www.aquariossobrinho.com/post/ciano


Remoção de bactérias suspensas


Uma das grandes vantagens do skimmer e que é difícil de encontrar em outro equipamento com o mesmo custo é a remoção de bactérias suspensas. As bactérias suspensas na água em grande quantidade reduzem o oxigênio disponível, podem produzir mal cheiro e podem causar doenças nos peixes.


A estrutura do skimmer de água doce da Aquários Sobrinho


O skimmer de água doce possui a mesma estrutura e as mesmas partes do skimmer para água salgada da Aquários Sobrinho. Ele possui um corpo rígido com as câmaras internas, possui um injetor de ar tipo Venturi, possui um copo removível e a bomba que injeta água e ar dentro do skimmer.

A injeção de ar do skimmer de água doce


A injeção de ar segue o mesmo modelo do skimmer marinho que é por injetor tipo Venturi. Esse tipo de injetor de ar facilita na escolha da bomba que não precisa de nenhum tipo de alteração e consegue dar maior versatilidade no uso da bomba.


Devido à grande quantidade de sujeira que o skimmer de água doce está sujeito, é preciso limpar o injetor de ar diariamente. A limpeza consiste em apenas rotacionar o injetor, muito simples e que não demora 5 segundos.


Corpo e copo de PVC


De longe o PVC foi oi melhor material com qual já trabalhamos para skimmer. Ele é resistente, bonito e barato. Além disso, ele possui propriedades eletrostáticas que ajudam muito no funcionamento do skimmer.


O copo separa do corpo por uma união roscável o que facilita na hora de dar limpeza.

Existe a possibilidade de fazer tanto o copo quanto o corpo em acrílico transparente, a questão é que isso aumenta o valor consideravelmente.


A bomba do skimmer de água doce


Como havíamos falado antes na parte de injeção de ar do skimmer, não é preciso nenhuma alteração no impeler ou no rotor da bomba, ela é usada da mesma forma como sai da fábrica.


Não fazer alterações aumenta a vida útil da bomba e mantém seu funcionamento ideal.


Bombas que já saem de fábrica com rotor alterado não devem ser usadas. Bombas com injeção automática de ar, como as bombas PSK para skimmer, podem ser usadas sob consulta.


Devido à dificuldade maior que o skimmer tem pra funcionar em água doce, a bomba precisa ter ao menos 3000 litros por hora. A vazão indicada depende do tamanho do skimmer e pode chegar até a 20000 litros por hora nos skimmer jumbo.


Outro ponto são que as bombas eletrônicas com controle de vazão acabam tendo um rendimento menor que uma bomba submersa comum, assim sendo a recomendação de vazão é sempre acima das bombas submersas tradicionais.


Tamanho do skimmer de água doce da Aquários Sobrinho


Serão comercializados skimmers de água doce em tubos de 200mm, 250mm e 300mm. Não iremos comercializar skimmers em 150mm, como utilizamos em nosso teste, devido à mais dificuldade em tirar uma espuma mais densa.

skimmer filtragem água doce
Skimmer de 300mm da Aquários Sobrinho

O skimmer em tubo de 200mm tem indicação entre aquários, lagos e tanques entre 1000 e 3000 litros.


O skimmer em tubo de 250mm tem indicação para aquários, lagos e tanques entre 1000 e 5000 litros


O skimmer em tubo de 300mm tem indicação para aquários, lagos e tanques entre 2000 e 10000 litros.


O tamanho do skimmer necessário varia conforma fauna, qualidade da ração, quantidade de peixes, água verde, filtragem mecânica e biológica existente, etc.


Skimmer de água doce com injetores múltiplos


Uma das inovações que conseguimos desenvolver nos testes com o skimmer de água doce é a possibilidade de usar injetores múltiplos ao invés de um só. Isso faz com que mais bolhas sejam geradas e melhor seja a remoção de sujeira.

Atualmente cada injetor precisa de uma bomba independente, mas estamos desenvolvendo um sistema de injetores múltiplos para se usar com uma única bomba de maior vazão sem que causa problemas de regulagem e deve estar disponível em breve.


Mais injetores aumentam a eficiência da filtragem sem aumentar significativamente o tamanho ocupado pelo skimmer.


Dicas de uso para o skimmer de água doce da Aquários Sobrinho


Nesse primeiro momento de lançamento a recomendação inicial para uso dos skimmer de água doce da Aquários Sobrinho é para aquários, lagos ornamentais e tanques de peixe de corte mito povoados com ao menos 1000 litros de hora. Ainda não estamos recomendando o uso do skimmer de água doce em aquários menores que 1000 litros.


Usando o skimmer de água doce em caixas d’água com tilápia


Até então o uso do skimmer para tanques de tilápia tem sido o melhor aproveitamento que se pode ter do equipamento. Como esses tanques geralmente possuem uma quantidade de peixes muito grande, usa rações que geram muitas fezes e não são totalmente digeridas, não possuem sistema UV para evitar proliferação de microalgas e tem um consumo grande de oxigênio o skimmer de água doce tem grande papel na qualidade da água.


O sistema de skimmer de água doce e filtro de areia fluidizada tem dado muito certo na nossa caixa de tilápia e na caixa de tilápias da peixaria Companhia da Tilápia. Como é possível ver nos vídeos abaixo.


Usando o skimmer de água doce em lagos ornamentais


A segunda melhor aplicação do skimmer de água doce é em lagos ornamentais já que eles são volumosos, possuem geralmente grande concentração de peixes e geralmente possuem circulação deficiente.


Embora o skimmer de água doce remova microalgas, ele não mantém o lago completamente livre delas como faz um filtro ultravioleta. Não é recomendada a aquisição do skimmer com o intuito de apenas substituir o filtro UV.


O skimmer de água doce vai melhorar em muito a transparência da água do lago ornamental.


Usando o skimmer de água doce em aquários


Como os aquários geralmente possuem uma concentração de peixes muito menor que lagos ornamentais e tanques de criação de peixe, não há um excesso de matéria orgânica nos aquários como os outros dois sistemas. Então, por isso, o skimmer de água doce se limita nesse momento apenas a aquários superpovoados com grande concentração de peixes (bateria de lojas, carnívoros, kingyos e carpas).


Em breve, conforme formos estabelecendo a tecnologia, o skimmer será indicado para outros tipos de aquário com menor carga orgânica.


O uso de catalisador de espumação


Em sistemas de água doce, devido à grande variedade de parâmetros físico-químicos da água, a espumação geralmente não é regular e isso reduz a utilidade skimmer de água doce. Pensando nisso a Aquários Sobrinho desenvolveu um catalisador de espumação que agrega as moléculas de sujeira e facilita a espumação.

O catalisador é feito de polímeros orgânicos naturais. Esses polímeros orgânicos são longas moléculas polares que possuem capacidade de atrair sujeira microscópica e matéria orgânica e de fácil remoção pelas bolhas.


O uso do catalisador não é regular ou previsível, muitas vezes podem se passar dias sem a necessidade de uso.


A recomendação é simples: não espumou nas últimas 12 horas, adiciona o catalisador. Quando a espumação se tornar regular, remove-se o catalisador.


O catalisador é completamente atóxico a peixes e plantas na quantidade indicada de uso.