• Aquários Sobrinho

A filtragem de um aquário de betta



Há um mito comum que o peixe betta não precisa de filtragem, que ele naturalmente vive em água ruim. Isso está extremamente errado e nesse texto nós vamos ajudar as pessoas a tirarem suas dúvidas sobre isso porque o filtro de um aquário de betta é simples, pequeno e facilmente encontrado nas lojas ou fabricado pelo próprio aquarista.


O peixe betta é geralmente o primeiro peixe que o aquarista tem, principalmente quando são crianças. Os peixe bettas são bonitos, coloridos e, acima de tudo, muito resistentes. Além disso tudo, há uma propagação de que eles não precisam de um filtro, que um filtro para um aquário betta é desnecessário.


O aquário de betta


Um aquário de betta geralmente é pequeno, variando entre 2 e 30 litros, raramente passando disso. Um aquário com menos de 2 litros é bastante prejudicial ao peixe já que está susceptível a grandes variações de temperatura e a uma mais rápida concentração de contaminantes do que em um aquário maior. Manter um betta num aquário pequeno é uma tortura silenciosa!


Clique aqui e leia o nosso texto sobre os torturadores de peixes!


Além do mais, os bettas macho não podem ficar com outros bettas, sejam machos ou fêmeas, devido a sua agressividade. Mesmo em aquários grandes e com vasta vegetação quando tem mais de um betta e eles se encontram brigas sérias podem ocorrer causando ferimentos e até morte.


O betta também pode ficar com outros peixes curiosos que belisquem as nadadeiras deles o que faz com que, na maioria dos casos, o aquário de um peixe betta seja de um peixe apenas ou um com peixes pequenos como otocinclus ou coridoras.


As plantas comumente estão presente nos aquários dos bettas, seja por caráter apenas estético (muitas vezes o betta descansa encostado em alguma folha o que é bastante interessante), seja porque elas compõe o ambiente natural desse peixe ou seja porque elas ajudam na filtragem.



Assim sendo, um aquário de betta é relativamente pequeno e de baixa carga de contaminantes a filtrar.


O que precisa ter um filtro para um aquário de betta?


Existem uma série de filtros que podem ser usados no aquário de betta, uns mais simples, outros mais complicados, mas todos fáceis de adquirir e consideravelmente pequenos.


Para um aquário de betta de até 50 litros, até porque é muito difícil um aquário de betta maior que esse, o aquarista precisa ficar atento nas seguintes características do filtro:


  1. Vazão: Tem que ter uma vazão entre 200 e 600 litros por hora, menos que isso a circulação fica pequena, mais que isso não vai fazer muita diferença, além de poder ficar revirando o substrato do aquário.

  2. Quantidade de mídia: o filtro para um aquário de betta tem que ter entre 0,2 e 1 metro quadrado de superfície específica, o que corresponde a algo entre 300ml e 600ml de mídias biológicas. Essa quantidade de mídia é suficiente para garantir uma boa colonização pelas bactérias nitrificantes.

  3. Tipos de mídia: Para esse tipo de aquário, as mídias mais simples como argila expandida, bioballs ou anéis de cerâmica vão atender completamente devido à baixa quantidade de amônia e nitrito para filtrar. Também pode-se adicionar carvão ativado, mesmo com plantas no aquário.


Para mais detalhes sobre as mídias filtrantes olhe os nossos textos abaixo:


Clique aqui e veja nosso texto sobre as mídias filtrantes:

Clique aqui e veja nosso texto sobre o mito da superfície específica:


Clique aqui e leia o nosso texto sobre o carvão ativado e veja porque não há nenhum problema em usar carvão ativado em aquários plantados.


Seguindo esses três pontos de atenção, a filtragem do seu aquário de betta vai ser completamente suficiente e vai garantir uma boa qualidade de água.


Os tipos de filtros mais usados em aquário de bettas


Existe uma grande quantidade de modelos que o aquarista pode escolher de acordo com dinheiro envolvido e disponibilidade. Entre os principais tipos de filtros estão:


  • Filtro hang-on: Esse tipo de filtro é facilmente encontrado em lojas de aquarismo, mesmo as pequenas, e na internet. Vai atender completamente a necessidade de filtragem do aquário do betta.

  • Filtro interno: É um filtro fácil de encontrar e barato, seu único problema é que fica dentro do aquário. Alguns já vem com mídia e com cestas para colocar, outros já vem apenas com um espuma que é suficiente para esse tipo de aquário.

  • Sexto vidro: O sexto vidro é provavelmente a opção mais simples e vantajosa para um aquário de betta. Usando apenas um espaço que caiba uma bombinha pequena, você terá espaço mais que suficiente para colocar as mídias filtrantes para o betta.

  • Mini-canister: Um mini-canister é superdimensionado para qualquer aquário de betta, mas é a opção para quem quer um aquário de betta de visual limpo, principalmente os que pretendem fazer aquapaisagismo com o aquáriod e betta.


Não recomendamos o uso de filtro de fundo num aquário de betta. O filtro de fundo acaba juntando muita sujeira e sendo ruim de limpar.


Veja aqui o nosso texto sobre o filtro de fundo nos aquários e entenda do motivo de ele não ser uma boa ideia.


Se você usar um manter um aquário de betta com a filtragem, alimentação e temperatura adequada vai fazer com que seja alta a probabilidade dele viver alguns anos e não alguns meses como costuma ser.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77