• Aquários Sobrinho

Mídia de Bucha Vegetal - 6 meses depois

No começo de novembro lançamos um texto sobre o uso de bucha vegetal como mídia biológica para aquários o que nos trouxe bastantes elogios e muitas críticas de certa forma infundamentadas.


Veja aqui nosso texto sobre a bucha vegetal como mídia!


Hoje temos um filtro com bucha vegetal funcionando a 6 meses em uma pequena bateria com kinguios e os resultados são muito satisfatórios. As mídias ainda apresentam elevado grau de dureza e resistência à compressão, não apresentam sinal de decomposição visível e, o que notamos de perda, foi apenas redução na resistência a tração (quando puxa a bucha).


Na imagem abaixo é possível ver a comparação da cor da bucha vegetal nova e da bucha vegetal usada em nosso filtro há 6 meses. É evidente a coloração marrom avermelhada da colonização da micro-biologia. A bucha também não apresenta mais a sensação de um toque áspero como a bucha nova apresentava.

No vídeo abaixo é possível ver a condição atual da bucha vegetal usada no nosso filtro. É possível perceber que ela ainda volta à sua forma original com facilidade, quando apertamos a bucha vegetal.


Dúvidas frequentes:


A bucha vegetal vai se decompor no filtro

De fato, a mídia vegetal vai se decompor, mas a questão é em quanto tempo. A celulose não é um material fácil de decompor, não são todos os organismos que são capazes disso e, além do mais, há uma competição muito grande por nutrientes na superfície da mídia que acaba por reduzir em muito os organismos com capacidade para decompor a bucha vegetal. Cabe lembrar que a bucha vegetal é composta do mesmo material dos troncos de madeira, celulose, e que existem troncos há anos em aquários sem apresentar sinais visíveis de decomposição.


Vai liberar fosfato e silicato na água

Absolutamente errado. Não existe fosfato ou silicato na bucha vegetal, nem mesmo compostos à base de nitrogênio. A bucha vegetal é o “esqueleto” do fruto das plantas do gênero luffa e é formado de celulose e outros polímeros complexos. Tudo que havia de proteínas, fósforo, açúcares, minerais e outros compostos já se decomporam quando a fruta secou, restando apenas a bucha vegetal.


Tem que ficar trocando com frequência e vai fazer perder o aquário

Em algum momento a bucha vegetal vai amolecer demais e prejudicar a passagem de água e por consequência prejudicar a filtragem e vai mesmo ser necessário trocar. O tempo certo é imprevisível, depende das características físico químicas da água do aquário (pH, dureza, temperatura, etc) e da atividade microbiológica na mídia.


Nos primeiros 6 meses aqui a mídia ainda apresenta excelente capacidade de filtragem, então não é necessária troca parcial da bucha vegetal. Quando começar a amolecer demais, trocaremos metade dela por bucha vegetal nova.


A bucha vegetal na minha cidade é muito cara

Em algumas cidades grandes em lojas de beleza as buchas vegetais custam realmente muito caro, mas nas quitandas e feiras custam geralmente pouca coisa. Cabe ao aquarista considerar se o custo benefício se vale a pena.


Em filtros pequenos como hang on, consideramos a bucha vegetal como a mídia mais eficiente devido a poder ser cortada e encaixada para aproveitar melhor o espaço.

Em cidades do interior é até possível que as pessoas consigam a bucha vegetal de graça, o que pode ser muito vantajoso para aquelas pessoas que moram no interior e não tem acesso a materiais de filtragem adequados.


Enfim, a bucha vegetal se mostra uma mídia com grande capacidade de filtragem para aquários de diversos tipos e apresenta uma durabilidade muito grande. Diferente do que algumas pessoas pensam, a bucha vegetal usada nos filtros não possui a capacidade de prejudicar a qualidade da águia liberando fosfato, silicato ou qualquer forma de nitrogênio. Se tem a disposição bucha vegetal barata, é uma excelente forma de completar a filtragem em seu aquário, seja ele canister ou sump.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77