• Aquários Sobrinho

Tipos de Filtros de Aquário: Sump

Neste artigo iremos falar um pouco de um sistema de filtragem amplamente usado no aquarismo: a caixa sump.

A caixa sump é, geralmente, uma caixa de vidro com divisões onde são colocadas as mídias e outros equipamentos.  A caixa sump pode ser dividida em várias partes e geralmente possui um quebra bolhas para evitar que apareçam bolhas nos aquários. O sump aumenta o volume de água do sistema do aquário, o que ajuda na diluição dos contaminantes.


A maior vantagem do sump é o espaço disponível. É possível colocar uma grande quantidade de mídias, equipamentos e até peixes brigões ou pequenos de forma temporária. Existem sumps em aquários com dezenas de litros de mídia biológica, mídia para filtragem física e química. Um maior volume permite usar mídias mais baratas.


O sump também possui as suas desvantagens.  Na filtragem biológica a maior desvantagem é o fluxo lento. Devido à área muito grande, a água passa devagar e não tem grande penetração no interior da mídia como acontece no canister e é por isso que sump precisa de mais mídias que o filtro pressurizado. Outra desvantagem é que se houver um espaço vazio entra as mídias, a água irá passar por esse espaço e não pelas mídias. A dificuldade de fazer a limpeza do sump também é maior em comparação com o canister, mais mídia, mas sujeira que gruda, mais bagunça se faz. A outra desvantagem é que o aquário precisa ser furado, usar um sistema de bota ou usar um overflow.


Outra desvantagem é que o sump precisa de uma bomba mais potente que um canister devido à diferença de altura entre o sump e o aquário. O canister não tem uma diferença grande a vencer pois a água que ele recolhe está praticamente na mesma altura da água que ele devolve, mas o sump possui uma diferença muito maior que quase sempre passa de um metro e meio. Essa diferença na bomba requer do sump o uso de uma bomba maior, geralmente o dobro de uma bomba usada em um canister com mesma capacidade de filtragem.


Um tipo de sump é o dry wet, que fui muito usado nos anos 90. O dry wet também é conhecido como sexto vidro. O dry wet fica acoplado ao aquário. Geralmente os filtros dry wet são pequenos em relação aos sumps, mas ainda assim fornecem um grande volume de mídias


Vantagens do sump:


  • Muito espaço disponível

  • Não possui sistema de vedação para trocar


Desvantagens do sump:


  • Precisam estar com bastante mídia para funcionar corretamente

  • Muita mão de obra na limpeza

  • Precisa ser construído bem para evitar zonas anóxicas sem circulação

  • Precisa de um aquário que seja adaptado para uso no sump


Em aquários marinhos o sump é de grande ajuda por vários motivos. A principal ajuda é aumentar o volume de água do aquário, aumenta a diluição dos contaminantes que são muito mais influentes que no aquário de água doce.


Veja abaixo o vídeo de um sump para aquário de água doce bem construído com mídias fluidizadas onde o dono conseguiu aproveitar a vantagem do espaço do sump. 



Agora que vimos um sump de água doce bem montado, vamos ver um caso de um mal montado e apontar os erros.

Esse sump apesar de todo colorido e cheio de mídias possui uma passagem de água muito estreita, o que reduz o fluxo e faz necessário o uso de uma bomba muito mais potente. O excesso de mídia favorece o acúmulo de sujeira e assim as bactérias que vão competir com as bactérias nitrificantes. O fluxo lento reduz a oxigenação e fornecimento de nutrientes às bactérias o que prejudica a filtragem num geral. 


Em um aquário marinho, o sump não precisa de nenhuma mídia de filtragem, precisa apenas conter os equipamentos de filtragem. As mídias biológicas geralmente atrapalham o funcionamento do skimmer que é o principal equipamento de filtragem do aquário marinho. As mídias costumam “grudar” a sujeira que o skimmer iria retirar se estivesse na água.


Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77