• Aquários Sobrinho

Os aquaristas e os torturadores de peixes

Por esses dias eu li um texto de uma caçadora portuguesa falando a diferença entre os caçadores e os matadores e  fiquei com isso na cabeça. Não há muita diferença entre caçadores e aquaristas e nem entre matadores e torturadores de peixes.



Existem aquários de todos os tipos e tamanhos, com faunas das mais variadas cores e formas. Também existem aquaristas de diversos tipos, aqueles que fazem de tudo para criar condições melhores para os peixes e outro que, por falta de conhecimento ou mesmo por falta de interesse, maltratam seus peixes.


É muito comum gente colocando peixes de águas diferentes juntos; peixes de água ácida em água alcalina( não imaginam eles os problemas que isso causa no rim do peixe), peixes de Ph diferente( também não imaginam que isso afeta o sangue do peixe por causa da osmorregulação), peixes em temperaturas incorretas( também não imaginam que é a água que mantém a temperatura do corpo do peixe e assim regula todo seu metabolismo)  e por aí vai.


Essas condições dividem as pessoas que tem aquários, na nossa concepção, em duas categorias: os aquaristas e os torturadores de peixes.


O aquarista sente um dever moral de causar o bem aos seus peixes.O torturador de peixes não sente nada pelos seus peixes.


O aquarista não tem um aquário só por ter. O torturador de peixes sim.


O aquarista só tem o peixe que ele pode manter bem. O torturador de peixe quer todos os peixes que puder.


O aquarista sempre busca conhecer mais sobre o aquário. O torturador sabe tudo.

O aquarista sempre escuta os outros aquaristas independente do tempo no hobby. O torturador de peixes só tem verdades a dizer.


O aquarista cria seus peixes com prazer. O torturador de peixes faz tudo pra mostrar.


O aquarista dá a melhor alimentação aos seus peixes. O torturador de peixes dá qualquer coisa.


O aquarista pensa como seu aquário vai estar no futuro. O torturador de peixes pensa no momento.


O aquarista sempre confere se está tudo certo no aquário. O torturador de peixes vê se os peixes estão vivos.


O aquarista erra, admite e aprende. O torturador de peixes põe a culpa nos equipamentos, no acaso e nos lojistas, afinal ele sabe de tudo e nunca erra.


O aquarista é humilde. O torturador de peixes é vaidoso.


O aquarista vê o aquário como sua própria casa. O torturador de peixes vê o aquário como brinquedo que se quebrar pode comprar outro.


O aquarista morre de medo de tempestade. O torturador de peixes nunca percebeu que as tempestades às vezes causam queda de energia que pode prejudicar seriamente o aquário.


O aquarista cuida de seu aquário como se fosse seu filho. O torturador de peixes é o filho mimado.


O aquarista está sempre feliz com o que tem. O torturador de peixes nunca está satisfeito, sempre enche o aquário e nunca se enche de felicidade.


Ser aquarista é demonstrar respeito e sentimentos pelos seus bichos, é sempre fazer o máximo pelo bem estar daqueles que a vida está em nossas mãos. Às vezes eu penso que os aquaristas são poucos.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77