top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Qual a tinta ideal para aquários e lagos ornamentais?

Uma dúvida bastante comum entre os aquaristas, seja de água doce ou salgada, e entre os laguistas é em relação à tinta que pode ser usada para ficar em contato com a água sem causar nenhum problema. Existe sempre aquela dúvida se a tinta vai fazer mal aos organismos do sistema. 


Será que existe uma tinta ideal para esse tipo de aplicação?

Pensando nisso e para resolver tudo de vez , nós da Aquários Sobrinho entramos em contato com alguns dos principais fabricantes de tintas para ouvirmos o que eles tem a dizer sobre o assunto e a resposta foi praticamente unânime entre eles: não existe uma tinta adequada para uso em aquários ou lagos.


Antes de começarmos a apresentar as respostas que nos foram enviadas é preciso dizer qual o motivo dessa não recomendação. Uma empresa de São Paulo nos ligou e disse que o principal motivo é que não há testes específicos para determinadas espécies e condições, logo eles não podem garantir que não vai haver nenhum problema causado pela tinta.


Realmente é muito ruim indicar algo para uma finalidade delicada como a criação de peixes e outros organismos de um produto que não se tem certeza de total segurança.


Nós encaminhamos o mesmo corpo de pergunta a todos os fabricantes que foi o seguinte texto:


"Olá, bom dia, tudo bom?Estou com uma dúvida sobre que tipo de tintas usar em lagos ornamentais e aquários. Trabalho com aquarismo e é sempre uma dúvida constante sobre se tinta epóxi ou tinta acrílica podem ser usadas sem problemas em ambiente aquático. Também não sei qual tinta seria adequada para uso em água salgada sem que interfira no ecossistema. A gente encontra duas situações quando trabalhamos: Local com água baixa circulação de água (o fundo de um lago, por exemplo) e situação com grande correnteza (uma cascata, por exemplo).Outro problema é o ambiente marinho que é mais complexo que o de água doce. Ás vezes pintamos tubulações e equipamentos que ficam em contato direto com a água salgada. Na água salgada é muito importante que a tinta não descasque sob o risco de prejudicar os corais e outros microrganismos do aquário.Gostaria de receber informações sobre a química das tintas nessas situações e qual tinta devo usar"


Agora, vamos às respostas.


A primeira empresa que procuramos foi a Coral. No email de resposta foi nos enviada a seguinte mensagem:


"Angelo, boa tarde. Agradecemos pela visita em nosso website.Infelizmente não temos nenhum produto em nossa linha para essa finalidade.Dúvidas entre em contato em nosso 08000 11 77 11 na opção 01.
Atenciosamente."

A Perfortex, empresa de fabricação de tintas industriais localizada no interior de São Paulo, nos encaminhou a seguinte resposta:


"Angelo boa tarde
Obrigada pelo contato.
Não temos tinta para pintura do lagos ornamentais e aquários."

A Suvinil, famosa fabricante de tintas, nos respondeu da seguinte forma:


"Olá Angelo, boa tarde!
Não indicamos nenhum de nossos produtos para ficarem submerso.Peço que verifique na linha industrial.
 Ficamos à inteira disposição Atenciosamente Suvinil Basf S.A."

Nós procuramos à linha industrial e não encontramos nenhuma tinta adequada.

A Lukscolor, outra famosa marca de tintas, nos enviou essa resposta:


"Prezado Angelo,
Agradecemos o seu contato.
Não possuímos em nosso portfólio produtos para esta finalidade.
OBRIGADO POR CONTACTAR LUKSCOLOR TINTAS"

A única empresa que nos respondeu dizendo que havia uma tinta para isso foi a Anatin,empresa de tintas anticorrosivas de autodesempenho. A resposta deles foi bastante completa com direito a modo de aplicação e outros detalhes.


"Boa tarde Sr. Angelo,
As tintas anticorrosivas que recomendamos para ambiente de grande umidade e/ou imersão são a base de resina epoxi. Tintas curadas com amida/amina e ou Novolac atenderá perfeitamente sua necessidade de proteção do aço carbono ou concreto que estejam sujeitos a respingos, derrames e /ou até mesmo em imersão de agua doce ou salgada.
AGUA DOCE:
2 demãos de ANAPOXI HB 80 Com 120 micras de espessura seca cada
AGUA SALGADA
2 demãos de ANAPOXI 2680 com 200 micras de espessura seca cada
Tinta descascando:
Em todo e qualquer processo de pintura o preparo de superfície é 99% fundamental, falha neste processo a execução do esquema de pintura adotado ficará comprometida, mesmo que a tinta seja de excelente qualidade
Remoção de toda e qualquer substância não aderente (poeiras, tintas soltas, etc.), recomenda-se, a remoção, se for o caso de excesso de poeira, com “espanação” ou aspiração e também de limpeza com solvente eliminação de toda partícula solta e oleosidade.
Em locais próximos a orla marítima recomenda-se a lavagem por hidrojateamento, média pressão, a fim de remover depósito de cloretos.
Em substratos ferrosos, quando não for possível o preparo de superfície com jato abrasivo ou hidrojateamento a ultra alta pressão, poderá ser feita limpeza mecânica com lixamento com lixas para ferro, escovamento com escova de cerdas metálicas; em locais com corrosão alveolar utilização de “ picador” ou pistola multiagulhas para desencrustar; após estes procedimento fazer limpeza com solvente, isento de aguarrás.
Em substratos, não ferrosos, alumínio, galvanizado, “galvalumen” é indicado a utilização de esponja tipo “scotch brite” multiuso, durante a lavagem, a fim de remover possíveis “corrosão branca”.
 Aplicação do revestimento (pulverização; airless; rolo de lã pelo baixo ou trincha)
Após a secagem total da superfície e a constatação da inexistência de poeiras, oleosidade, graxas, etc., proceder a aplicação da Tinta bi componente .
Importante:
Deve-se observar para aplicação das tintas :
·         Relação de mistura: em volume  Comp. A + Comp. B (indicados nas embalagens)
·          Tempo de “descanso” (Indução) após a mistura dos componentes A + B ; o período deve ser entre 15  a 20 minutos (temperaturas baixas maior o tempo de indução)
·         A diluição só deve ser feita depois de decorrido o tempo de indução.
·         Em dias chuvosos ou com umidade acima de 85% (URA), não deve ser aplicado, pois comprometerá o desempenho do produto.
·         Aplicação a trincha nas arestas, juntas e frestas, por se tratar de locais críticos.
·         Vida útil da mistura; tempo máximo para utilização após a mistura do catalisador (indicados na ficha tecnica do produto).
Não se deve aplicar qualquer tinta se a temperatura do substrato não estiver pelo menos 3°C acima do Ponto de Orvalho, pois caso contrário ocorrerá manchas brancas na superfície da tinta. Quanto mais diluída, maior a quantidade de manchas observadas.
PROCEDIMENTO DE APLICAÇÃO
- Toda superfície preparada para pintura deve receber a camada de tinta de fundo na mesma jornada. Assim sendo, não se deve realizar a preparação de superfície em um dia para aplicar a tinta de fundo no dia seguinte.
- Quando o tempo para repintura for ultrapassado, deve-se fazer um lixamento leve de toda superfície para quebra de brilho, antes da aplicação da tinta.
- Se após preparada a superfície o trabalho de pintura não for realizado na mesma jornada e  se  houver  a  presença  de  sais  no  ambiente  (por  exemplo:  maresia),  deve-se  limpar  as superfícies  anteriormente  preparadas  utilizando  muita  água  ou,  no  mínimo,  com  pano umedecido em água. Caso não haja a presença de sais no ambiente, dispensa-se a limpeza com água.
- Vedações por meio de soldagem devem ser realizadas antes da aplicação da pintura.
- Toda superfície, antes da aplicação de cada demão de tinta, deve sofrer um processo de limpeza por meio de escova ou vassoura de pêlo, jato de ar ou pano úmido para remoção de poeira.
-  Cantos  vivos  remanescentes  e  cordões  de  solta  devem  receber  a  primeira  demão  a trincha, permitindo assim o acumulo de tinta nestas áreas consideradas criticas.
Atenciosamente,"

Um detalhe muito importante dessa última resposta é a questão da tinta à base de resina epóxi. Esse tipo de tinta é o que usamos em alguns casos de sistemas água doce.


Outro detalhe importante é que ele cita apenas concreto e aço e não plásticos diversos, materiais mais pintados nos aquários e lagos.


Nesses anos todos, nunca reparamos nenhum problema com esse tipo de tinta, mas não recomendamos o uso dela para água salgada devido ao ambiente marinho ser mais delicado.


As tintas à base de resina epóxi ou acrílica são as mais usadas para esse fim nos aquários e lagos. Muita gente usa, mas dificilmente saberemos se chega a fazer algum mal ou não.


Enfim, a ideia desse texto foi apenas trazer o que os fabricantes dizem sobre o uso de tintas nos aquários e lagos. A maioria não recomenda por não saber todos os possíveis resultados, logo não há uma tinta ideal e 100% seguro para uso em aquários e lagos. Cabe ao aquarista decidir se vale o risco ou não.


Aproveitando o ensejo...


Vendo essa situação toda aproveitamos e mandamos para a Sika um email sobre impermeabilização de tanques de água doce e salgada. A resposta que eles nos mandaram foi a seguinte:


"Boa tarde Sr. Ângelo, 
Primeiramente gostaria de agradecer o contato pelo Atendimento Técnico Sika. 
Quanto sua dúvida, temos vários produtos que poderiam ser utilizados como sistema de impermeabilização para aquários e lagos ornamentais, a escolha de um seria através do tipo da estrutura, se a estrutura é enterrada ou elevada e suas dimensões. 
Seguem as fichas técnicas dos produtos que poderiam ser utilizados. 
Dos produtos acima sugeridos, os que poderiam ser utilizados em tanque de agua salgada seriam a Sika Manta Agro Lagoa PS Tipo III 4mm e o Icosit K 101 TW. 
Os produtos da linha SikaTop infelizmente não temos testes dos mesmos em contato com água salgada. 
Sem mais, me coloco disponível para esclarecer eventuais dúvidas.  Att, "

Os produtos indicados no anexo foram:


-SikaTop 100

-SikaTop 107

-SikaTop Flex

- Sika Manta Agro Lagoa PS Tipo III 4mm

- Icosit K 101 TW


Já falamos da impermeabilização de lagos com SikaTop no nosso texto sobre esse assunto que pode ser lido no link abaixo:


https://www.aquariossobrinho.com/artigos/sikatop100

bottom of page