top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Teste de Reserva Alcalina - Por que sempre fazer?

Hoje iremos falar sobre o teste de reserva alcalina no aquário marinho pois, além da variação de pH, ela também é importante no crescimento de alguns animais.

teste reserva alcalina aquário

Como foi dito no teste de pH, a alcalinidade é a capacidade de a água tamponar as variações de pH. Isso é importante para um aquário pois mantém a estabilidade do sistema. Além disso, no aquário marinho, a reserva alcalina é usada por alguns animais para composição corpórea.


A principal característica da reserva alcalina nos animais é a calcificação. Os carbonatos são utilizados pelos corais, algas pinks, crustáceos, moluscos e outros animais para formação de suas estruturas corporais como conchas, carapaças e pólipos.


No aquário marinho, a reserva alcalina geralmente é medida em dKH (graus de carbonato em alemão). 1 dKH equivale a aproximadamente 17,8ppm de carbonatos. A recomendação é que a reserva alcalina esteja entre 7 e 11 dKH.


Como foi dito no texto sobre o teste de pH, outros elementos fazem parte da reserva alcalina e, além disso, alguns sais sintéticos possuem uma quantidade muito maior de boratos do que encontrado na natureza. Os boratos possuem uma capacidade de tamponamento bem maior que os carbonatos mesmo em quantidade menor na água, assim há uma segurança muito maior na estabilização do pH.


Assim sendo, a reserva alcalina é de vital importância nos aquários para evitar as variações de pH da água e é muito importante nos aquários marinhos na constituição física de diversos animais. Esse ficou um texto pequeno pois boa parte já foi abordado no teste de pH. Assim, terminamos nossos textos sobre os testes de um aquário. O próximo texto será sobre a importância do controle de temperatura no aquário.

bottom of page