• Aquários Sobrinho

Skimmer x Canister em aquários marinhos

Muita gente nos pergunta se dá para montar um aquário marinho com um canister, dry wet ou qualquer outro filtro biológico (até mesmo sump com mídias biológicas) no lugar do skimmer e nós sempre respondemos que sim, mas levantamos algumas considerações importantes que iremos tratar nesse texto e já adiantamos que é possível montar um aquário com ambos os sistemas!

Para fazer essa análise, vamos comparar os dois sistemas, skimmer e filtragem biológica, com os seguintes pontos importantes:


1) Princípio de funcionamento

2) Oxigenação

3) Manutenção

4) Eficiência

5) Preço

6) Posso usar os dois juntos?


Princípio de funcionamento


O fator decisivo que diferencia um skimmer e um filtro biológico para uso em aquário marinho é a forma de funcionamento de cada.


O skimmer funciona removendo diversas moléculas orgânicas(principalmente as proteínas que dão origem a amônia e o fosfato) e inorgânicas(como a amônia), bactérias, algas e outras coisas que ficam aderidas nas bolhas de ar.

Clique aqui e veja mais detalhes no nosso texto sobre o skimmer!


Os filtros biológicos, independente do modelo, funcionam principalmente pela nitrificação. As bactérias nitrificantes vão transformar a amônia em nitrito e o nitrito em nitrato. Nesse processo o nitrato e o fosfato ficam no aquário, ele só transforma os contaminantes em contaminantes menos nocivos.


Clique aqui e veja mais detalhes sobre a filtragem biológica!

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o canister ou filtro pressurizado!

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o dry wet!

Clique aqui e veja mais detalhes sobre o sump!


Nesse primeiro ponto já vemos uma vantagem muito grande do skimmer sobre a filtragem biológico, o de remover do sistema de uma vez a matéria orgânica e a amônia e não apenas transformar em outras coisas.


O nitrato e o fosfato residual da filtragem biológico induz a problemas com crescimento de corais e surgimento de algas e cianobactérias.


Clique aqui e veja a importância do teste de fosfato!

Clique aqui e veja a importância do teste de nitrato!


Só não se usa skimmer em aquário de água doce porque ele não funciona. Se skimmer funcionasse em aquários de água doce, a grande maioria das pessoas iria preferir ele do que um filtro biológico.


Oxigenação


Uma ponto interessante sobre os dois sistemas é levando em conta a oxigenação do aquário, enquanto um aumenta a concentração, outro diminui.


O skimmer praticamente satura a água que passa por ele de oxigênio devido ás microbolhas e quebra da tensão superficial pelo movimento, o que é muito benéfico ao aquário.


Clique aqui e leia nosso texto sobre as cianobactérias e veja sua relação com o baixo nível de oxigênio!


A filtragem biológica reduz o oxigênio dissolvido durante a nitrificação e durante os outros processos de decomposição biológica.


Clique aqui e leia sobre a oxigenação dos aquários!


Esse ponto passa despercebido pela maioria das pessoas e é de uma diferença de resultado muito grande. Em qualquer aquário, quanto mais oxigenação, melhor!


Manutenção


Esse ponto é crucial no funcionamento de qualquer aquário, seja doce ou marinho, com qualquer sistema de filtragem.


A manutenção do skimmer é muito mais simples e rápida do que de qualquer filtro biológico.

No skimmer basta remover o copo onde acumula a sujeira retirada e jogar fora, não gasta muito tempo e é muito prático sem fazer bagunça.


Em um sistema de filtragem biológico é preciso manter o ambiente adequado às bactérias nitrificantes. Se acumular muita matéria orgânica, vai criar um ambiente adequado para as bactérias que competem com as bactérias nitrificantes.


 A limpeza dos filtros é fundamental para aquários e lagos. 


Clique aqui e veja nosso texto sobre as bactérias nitrificantes!

Clique aqui e leia o nosso texto sobre os fatores limitantes da filtragem biológica!


É preciso limpar o filtro biológico regularmente para remover o biofilme e sujeira que se forma nas mídias filtrantes e evitar perda da eficiência da nitrificação e do fluxo de água.


Eficiência


Em questão de eficiência, não há diferenças, tanto o skimmer quanto a filtragem biológica atendem completamente bem se dimensionados corretamente.


Se considerar um sistema adequado de filtragem para manter os parâmetros ideias em relação ao espaço ocupado, o skimmer filtra melhor num espaço menor , mesmo se nem considerar o sistema de desnitrificação e remoção de fosfatos.


Uma coisa a se atentar é que o processo da nitrificação vai acontecer em todo aquários, as bactérias nitrificantes vão colonizar as rochas e camadas do substrato, porém sua eficiência é insignificante. Se elas fossem significativa nenhum aquário precisaria de sistema de filtragem.


Outra coisa a evidenciar é que um aquário marinho usando skimmer pode precisar de um sistema para remover nitrato e fosfato. Isso depende muito de um grande número de variáveis.


Existem muitos aquários marinhos que funcionam apenas com skimmer como equipamento de filtragem por anos, desde que tudo esteja adequado.


Preço


Comparando essa variável o skimmer é muito mais barato que qualquer filtro biológico completo para um mesmo volume de aquário.


Usando como exemplo um aquário marinho de 500 litros usando skimmer ou um filtro canister da aquários sobrinho, os preços seriam muito diferentes.


Hoje um skimmer para um aquário de 500 litros completo sai por R$630,00*, enquanto um filtro biológico completo com bomba de sai por R$1050,00*, uma diferença muito significativa.


*Preços hoje, 02/10/2017, que pode sofrer alterações ao longo do tempo e de acordo com o projeto. 


Uso de skimmer junto com filtragem biológica


Muita gente pergunta se é vantagem usar um skimmer e filtragem biológica, seja pelo uso de filtro externo ou de mídias no sump, e nossa resposta é sempre a mesma: não!


Os dois sistemas funcionando isolados funcionam muito bem, atendem a todas as exigências, porém juntos a filtragem biológica atrapalha o funcionamento do skimmer.


O skimmer tem uma afinidade muito alta com moléculas orgânicas, sejam proteínas ou carboidratos, mas afinidade muito baixa com o nitrato. Quando se usa mídias biológicas, elas retém essas moléculas que o skimmer tem facilidade prejudicando seu funcionamento.


Muitos dos nossos clientes que optaram por retirar as mídias de filtragem biológica do sump tiveram uma melhoria na qualidade de água deixando o skimmer funcionar sozinho.


 Nosso marinho de 1000 litros com um skimmer como filtragem principal e com reator de enxofre e biopellets para remoção de nitrato e fosfato. Esse aquário funcionou anos apenas com skimmer. 


A  única forma de filtragem biológica que perfeitamente bem com o uso do skimmer são os biopellets.


Os biopellets não retém sujeira, não entopem e as bactérias que vão consumindo os biopellets e se desprendem são removidas pelo skimmer. Dessa forma o nitrato, fosfato e amônia que fica imobilizado nas bactérias é removido de vez do aquário pelo skimmer.


Clique aqui e leia nosso texto sobre s biopellets, mídias sensacionais!


O skimmer tem muita afinidade para remoção de algas e bactérias e são elas que dão aquela cor de chá ou esverdeada da espuma do skimmer.


Considerações finais


Levando tudo que foi abordado nesse nosso texto em conta o skimmer é mais viável e mais prático que a filtragem biológica em um aquário marinho, embora seja tranquilamente possível montar um aquário marinho sem skimmer. O sucesso depende mais do dimensionamento correto do sistema do que de qual sistema se usa.


É preciso ficar atento à necessidade do aquário para dimensionar os equipamentos corretamente.


Um mesmo aquário marinho pode ter muitos ou poucos peixes, muitos ou poucos corais, muitas ou poucos rochas vivas e tudo isso influencia na necessidade do sistema de filtragem.


Em todo caso, recomendamos sempre o uso do skimmer para a filtragem do aquário marinho, os resultados são muito melhores do que com filtragem biológica e isso é facilmente visto pelo número de aquários mantidos com sucesso usando skimmer do que um filtro biológico. 

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77