• Aquários Sobrinho

Skimmer para aquário de água doce da Aquários Sobrinho - Funcionamento e teste com espirulina

Continuando a nossa saga de teste do nosso skimmer em água doce, começamos os testes no nosso aquário/ bateria de peixes, principalmente amazônicos. Esse aquário era o nosso aquário marinho que vendemos e ainda não voltamos por falta de espaço para colocar um aquário maior e mais baixo.


Esse aquário/bateria tem 1024 litros, sendo 900 litros de água, e uma fauna principalmente de amazônicos selvagens, o que pede uma água mole e com baixo pH (está em 6,8) para manter um ambiente adequado para a grande variedade de espécies que recebemos e comercializamos. Essas condições de parâmetro de água são praticamente o oposto de um aquário marinho que tem alta salinidade e alto pH.


A história do skimmer de água doce


Desde que começamos a mexer com aquarismo na internet é que tentamos fazer o skimmer, um conhecido equipamento para aquário marinho, funcionar em água doce. Vimos tudo que era projeto de internet e nenhum funcionou, mas não desistimos.


Para você que não conhece o filtro skimmer para aquários marinhos, aprenda um pouco mais no nosso texto abaixo sobre eles.


https://www.aquariossobrinho.com/post/fskimmer


Com o tempo que fomos fabricando os skimmers para aquários marinhos, fomos descobrindo tecnologias que melhorassem a eficiência de seu funcionamento, principalmente com o sistema de mistura da água com o ar e da geração das microbolhas.


Nesses aprimoramentos, acabando desenvolvendo um injetor bastante silencioso com uma grande capacidade de geração de bolhas que utilizamos nos últimos 2 skimmers jumbo da Aquários Sobrinho que foram para uma empresa de pescados que sempre compra com a gente.


Nesses skimmers, quando fomos fazer o teste na água doce, em uma caixa que usamos para testes, espumou. Ficamos surpresos e tentamos entender logo o que tinha acontecido para ver se foi o acaso ou o funcionamento.


Começamos os testes no nosso lago de carpas e logo vimos que era real, que funcionava como pode ser visto no vídeo abaixo.

O skimmer de água doce no aquário da Aquários Sobrinho


Fizemos um filtro skimmer aqui nos moldes que usamos para aquários marinhos de até 500 litros e colocamos improvisado no nosso aquário porque não tem sump, então ficou pendurado dentro do próprio aquário. O vídeo do skimmer pode ser visto abaixo.

Como já queríamos testar o skimmer nesse aquário, começamos a dar ração de péssima qualidade inadequada para peixes, o pior inimigo da qualidade da água dos aquários e em poucos dias como pode ser visto no vídeo abaixo.

Depois do skimmer ligado foi necessário ver o ponto de regulagem para deixar tirando pouca água. O início da espumação pode ser visto no vídeo abaixo.

No vídeo abaixo dá pra perceber a remoção de uma grande quantidade de água ,então regulamos mais pra baixo o skimmer para remover uma espuma mais densa. Uma das diferenças do aquário marinho é que a espuma não forma uma crosta no copo, provavelmente pela diferença de dureza da água.

No fim da tarde de ontem (6 de janeiro de 2021) fizemos um vídeo mostrando o funcionamento do skimmer em cerca de 5 horas. A espuma já estava mais densa e a água visivelmente mais limpa., mesmo com a qualidade da filmagem que não é muito boa.

Hoje de manhã (7 de janeiro) fizemos um vídeo com cerca de 18 horas de funcionamento contínuo do skimmer no nosso aquário de água doce. Mesmo no escuro foi possível ver significativamente a diferença na água. O ponto mais importante desse vídeo é a espuma do skimmer.

Com 24 horas de uso do skimmer esse é o resultado. A água muito mais transparente, o que evidencia a capacidade do skimmer de remover partículas com dimensões microscópicas que no conjunto reduzem a visibilidade da água. Compare o primeiro vídeo e esse, principalmente na areia do aquário, muito mais nítida.


Skimmer de água doce e o teste da espirulina na água


Como a gente não está satisfeito ainda, colocamos 3 gramas de espirulina em pó no aquário, suficiente pra deixar a água verde. Ficou tudo sujo e vamos testar a velocidade com que vai limpar a água do aquário.


Os filtros biológicos e mecânicos tem uma grande dificuldade de fazer a filtragem de microalgas.


A espirulina em pó tem cerca de 50% de proteína bruta o que inevitavelmente vai se desdobrar em amônia, nitrito e nitrato ser não for removida. Um detalhe importante é que parte dessa espirulina sofreu lise celular durante seu processamento, ou seja, a célula se rompeu, o que vai liberar toda a sua matéria orgânica na água. Matéria orgânica na água faz com que as bactérias se multipliquem e a água turve.

Com poucos minutos depois de colocar a espirulina na água, o skimmer já começou a remover a espirulina. Vamos aguardar para ver em quanto tempo o skimmer vai limpar essa sujeira em um aquário de água doce.

É importante frisar que esse aquário possui uma filtragem cavalar com um de nossos filtros canister modulares, filtragem suficiente para um lago de 5000 litros. Veja mais sobre os nossos filtros canisters no link abaixo: https://www.aquariossobrinho.com/filtro-canister


Nossa casa está sempre aberta para quem quiser ver pessoalmente funcionando.

Dúvidas

Sobre a Aquários Sobrinho

Serviços

Redes Sociais

  • Facebook
  • YouTube

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77