top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Impermeabilização de lagos com SikaTop 100

Durante a construção de lagos ornamentais, uma das maiores preocupações das pessoas é com a impermeabilização dos seus lagos ornamentais e nesse texto vamos abordar o uso de um impermeabilizante para lagos de fácil acesso, barato e de fácil aplicação: o SikaTop 100.

impermeabilização lago

O SikaTop 100 é um impermeabilizante semi-flexível (isso significa que ele suporta um leve movimento sem se danificar) que é composto de dois componentes sendo um pó e outro líquido, que devem ser misturados para o uso.

A aplicação do SikaTop é bem simples, basta seguir os seguintes passos:


1- Preparação da superfície a ser trabalhada


Essa parte é muito importante par evitar problemas que possam impedir a correta adesão do impermeabilizante às paredes e fundo do lago. Deve-se lavar a superfície que vai receber a impermeabilização com água sem sabão e escova (se necessário use uma escova de aço) para remoção de poeira, partículas soltas, farpas de madeira e qualquer outra coisa que possa estar na superfície.


Caso a superfície do lago tenha buracos e falhas é preciso que eles sejam reparados com argamassa ou outro meio e esperar a secagem. O SikaTop 100 não deve ser aplicada sobre cimento que não está seco, devendo esperar ao menos 24 horas entre a aplicação do cimento e a aplicação do SikaTop 100.


2- Preparação do produto


Depois da superfície do lago a receber a impermeabilização estar devidamente limpa é hora de aplicar o produto.


O SikaTop 100 possui o componente A, um líquido branco com cheiro forte, e o componente B, um pó cinza parecido com cimento comum, que devem ser misturados. Cada saquinho do componente líquido deve ser misturado em um saquinho do componente sólido.


Os componentes A e B juntos devem ser misturados por cerca de 5 minutos continuamente na mão ou, segundo o fabricante, por até 3 minutos num misturador de baixa rotação (de 400 a 500 rpm).


Caso você não tenha tanta prática nesse tipo de trabalho, pode misturar metade do saquinho e ir aplicando devagar para evitar cometer erros na impermeabilização do seu lago. A medida do produto é totalmente proporcional.


3- Aplicação do Produto


Depois da superfície preparada e limpa e do produto preparado é hora de aplica-lo.


Na primeira demão é necessário que a superfície que vai receber o revestimento esteja umedecida para a adesão do revestimento, mas tome cuidado para não deixar a superfície molhada, porque isso atrapalha. Nas outras demãos não é preciso umedecer a superfície.


Para quem não tem prática, uma dica é passar o uma vassoura molhada na superfície de lago 5 a 10 minutos antes da aplicação do revestimento. Isso vai fazer com que o excesso de água evapore ou escorra e mantem a superfície úmida.


 O SikaTop 100 pode ser aplicado com pincel, trincha ou brocha. Escolha a ferramenta que irá te dar maior comodidade de trabalho. Se a superfície for muito grande, uma vassoura de pelos macios pode ser usada sem problemas.


Cada quilo do produto pronto, um saquinho de cada componente, preenche uma área de cerca de 1 metro quadrado e tem que ser aplicado em menos de 30 minutos. Após esse tempo, o revestimento começa a secar e não impermeabiliza corretamente.


Deve-se aplicar 3 ou 4 demãos cruzadas no seu lago com intervalo de cerca de 3 ou 6 horas entre elas, quando o revestimento já tiver secado ao toque. Para quem não conhece o que é uma aplicação cruzada é bastante simples. Durante uma demão, as pinceladas devem ser todas na vertical, por exemplo, e a próxima demão deve ser na horizontal.


4- Secagem


Após todas as demãos completas, é hora de esperar a secagem do produto. O ideal é que a cura do revestimento seja úmida para evitar rachaduras.


Para manter a superfície úmida do seu lago, basta colocar um pouco de água no fundo dele e não deixar ela secar completamente. Molhe as paredes do seu lago algumas vezes ao dia para mantê-las úmidas, isso ajuda muito no processo de cura.


A cura completa demora no mínimo 3 dias, sendo que 5 dias é mais seguro. Tenha paciência e espere esses dias para ter um bom resultado de impermeabilização.


5- Teste de vazamento


Após a secagem, encha o seu lago e deixe por pelo menos 72 horas para ver se existem vazamentos. Caso eles apareçam, só corrigir no local com a aplicação de mais duas demãos cruzadas.


Veja o vídeo abaixo que o fabricante disponibiliza sobre o produto:


Dicas Importantes:


Calcule antes a quantidade de revestimento necessário para o seu lago


Considerando 4 demãos no lago, cada metro quadrado vai consumir 4 kg de revestimento, logo basta calcular as dimensões separadas do seu lago e somá-las.


Por exemplo, se você tem um lago retangular de com as dimensões de 4 metros de comprimento, 70 centímetros de altura e 2 metros de largura você vai precisar de 66kg de revestimento, já que o fundo do lago tem 8 metros quadrado, as paredes no sentido do comprimento têm 2,8 metros quadrados cada e as paredes no sentido da largura tem 1,4 metros quadrados cada, totalizando 16,4 metros quadrados. Multiplicando cada metro quadrado por 4kg, dá uma quantidade de 65,6kg de revestimento.


Caso não seja um lago de formas regulares com muitas curvas é mais complicado um pouco de calcular, mas você pode usar uma linha para medir o comprimento das paredes, multiplicar pela altura e aumentar uns 15% para não faltar.


Proteja as conexões e curvas acentuadas contra rachaduras


Caso seu lago possua as conexões de entrada e saída de água, tubulações na estrutura ou outras irregularidades, você pode usar pedaços de mantas adicionadas na primeira demão para aumentar a resistência desses pontos de fragilidade.


Lave bem o lago após a secagem


O revestimento SikaTop 100 é um revestimento à base de cimento e uma resina acrílica, logo, se o cimento não for devidamente misturado e homogeneizado na resina, grãos podem ficar soltos na superfície do revestimento e alterar um pouco o pH da água.


Para evitar qualquer problema com o pH, basta lavar bem com água todo o seu lago após o processo de secagem que os grãos de cimento, caso existirem, se dissolveram. Caso for possível use uma bomba de pressão, pois essa vai revelar os pontos onde o revestimento não aderiu completamente, facilitando a correção das falhas de impermeabilização.


Após essa lavagem, não há mais risco de alteração do pH por parte do revestimento. Caso o pH continuasse se alterando, significaria que o cimento do revestimento está se dissolvendo e logo o revestimento acabaria, o que não acontece.


Todo problema de aumento de pH que pode existir usando o SikaTop 100 é devido à sua má utilização, seja usando o produto vencido (fique de olho na data de fabricação pois o produto dura 9 meses apenas e após esse tempo a sua resina perde eficiência), seja misturando os componentes em quantidade incorreta ou seja não fazendo a devida homogeneização da mistura dos componentes.


Fuja do sol direto durante a aplicação do produto


Não faça a aplicação do SikaTop 100 exposto à luz solar direta. A luz solar direta ressaca a superfície do produto provocando rachaduras e falhas na impermeabilização.


Em caso de superfícies muito instáveis, utilize o SikaTop 107


Quando a superfície do seu lago não seja muito estável e corra risco de um pequeno movimento, como em casos de lagos de alvenaria com armação de aço, é melhor utilizar o SikaTop 107 que é mais flexível, porém é bem mais caro.


Use argamassa AC-III (piso sobre piso) para regularizar superfícies muito irregulares

Caso a sua superfície seja muito irregular, como o aproveitamento de um canteiro chapiscado por exemplo, preparada bem mole e aplicada com trincha ou pincel. Isso vai facilitar a aplicação da SikaTop além de aumentar o rendimento dela. Não esqueça de deixar a argamassa secar por 48 horas antes de aplicar o SikaTop.

bottom of page