top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Reconstrução do lago da Aquários Sobrinho

Os que nos acompanham ou nossos amigos que nos visitam já conheciam o nosso lago de carpas que usamos para venda de carpas e outras peixes. Ele era feito de pedras encaixadas e lona e nos serviu muito tempo. Abaixo o vídeo do nosso antigo lago ornamental:

Acontece que tivemos um problema. Um problema daqueles que não estão nos livros: ratos.


As carpas, ao comerem a ração, muitas vezes jogavam delas entre as pedras e a lona onde não podia ser visto. Os ratos começaram a comer a ração entre as pedras e comeram a lona junto. Resultado? Amanhecer com o lago quase sem água.


Então tivemos que, às pressas, reconstruir o lago. Para evitar o mesmo problema resolvemos fazer ele em uma estrutura que começamos a trabalhar muito interessante, prática e viável: ferrocimento.


O ferrocimento é uma técnica de construção civil onde o cimento vai em uma estrutura de tela e vergalhões. É leve, resistente quando o intuito é comportar água e muito bom de trabalhar do que o concreto armado ou alvenaria.


Depois do nosso lago desmontado. Desmontado mesmo porque não havia nada colado nele foi preciso arrumar a estrutura de ferrocimento. Como podem ver nas fotos abaixo, é uma estrutura bastante simples, mas bem preenchida.

Depois da estrutura metálica pronta, é preciso cimentar. É um trabalho que exige mais atenção do que esforço físico.

Depois de tudo cimentado e seco é preciso impermeabilizar. Aproveitamos quando o cimento estava seco para encaixar as pedras nas laterais novamente. A impermeabilização é o processo mais demorado porque é preciso que o impermeabilizante seque entre as demãos.


A impermeabilização foi feita mais uma vez com SikaTop 100.


Depois da impermeabilização seca foi hora de colocar todas as rochas.


Essa cascata branca também foi de nossa confecção. Fazemos delas em várias dimensões sob encomenda. Também fazemos em acrílico. Você pode ver essa e outras peças personalizadas que fabricamos no link abaixo.

Depois das rochas colocadas foi hora de dar acabamento na parede com madeira de eucalipto tratado. Também fizemos cachepô de cerâmica que não vai estragar na umidade e nem alterar a qualidade da água.

Fizemos também um sistema de irrigação por trás da madeira para poder molhar as plantas sem precisar ficar jogando água. A intenção é instalar um sistema automatizado no futuro.


Com tudo pronto só foi preciso encher.


Segue abaixo o vídeo com o resumo de tudo.

Se você é do estado do Espírito Santo e tem vontade de ter seu aquário ou lago ornamental, entre em contato conosco que escutaremos as suas vontades e ideias e faremos o orçamento sem compromisso. Construímos desde a base do móvel, montamos o aquário e o sistema de filtragem e ornamentação. Entregaremos seu aquário montado e funcionando perfeitamente na sua casa, seja ele um aquário de água doce ou um aquário marinho.


Trabalhamos com aquário de no mínimo 200 litros.


Se você é de outro estado brasileiros, nós enviamos os equipamentos que fabricamos para qualquer lugar do Brasil.

bottom of page