• Aquários Sobrinho

Oxigenação nos Aquários

Prenda a respiração. Conseguiu ficar quanto tempo sem respirar? Na última vez que fiz esse teste consegui ficar desconfortáveis 61 segundos prendendo a respiração. Dentre todos os gases da atmosfera, nós e todos os outros animais e plantas utilizamos principalmente o oxigênio para produzir energia para continuarmos vivos.


Nos aquários o oxigênio tem papel fundamental em diversos processos desde crescimento de plantas, peixes, corais, das bactérias nitrificantes, na oxidação de compostos químicos tóxicos, no controle de organismos patogênicos e em vários outros processos.

oxigênio aquário oxigenação
Plantas, animais e micro-organismos depende do oxigênio dissolvido pra viverem. As setas vermelhas indicam o consumo de oxigênio e as setas verde indicam a disponibilidade.

Primeiro, vamos entender como se dá o processo de oxigenação no aquário e já vou dizendo que aquelas bombinhas de ar não ajudam muito.


A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico. Existe um equilíbrio entre a quantidade de gás que fica na água que é chamado ponto de saturação. É muito difícil ultrapassar esse ponto de saturação em condições naturais, já que depende de pressões altas para aumentar a quantidade do gás dissolvido na água. Um fator que é muito influente na quantidade de oxigênio dissolvido na água é a temperatura, quanto maior a temperatura, menor a concentração de oxigênio na água. Quando a água está a 0°C ela tem uma capacidade de saturação próxima de 14ppm e quando está a 35°C tem uma saturação de por volta de 7ppm. A salinidade é um fator que altera um pouco a concentração de oxigênio. Quanto maior a salinidade, menor a saturação de oxigênio na água.


temperatura oxigênio aquário
Quanto maior a temperatura, menor a quantidade de oxigênio dissolvido.

Seria muito bom se nossos aquários estivessem todos nos pontos de saturação do aquário, mas acontece que ele é rapidamente consumido pelos peixes, plantas, bactérias, algas, enfim, por praticamente todos os seres vivos do aquário.


Em um aquário sem circulação de água, esse ponto de saturação acontece (se chegar a acontecer) apenas na flor d'água. É por esse motivo que quando acaba a luz que os peixes ficam boquejando na superfície do aquário. A distribuição de oxigênio não é uniforme e é por isso que é preciso uma boa circulação. A água fica rica em oxigênio na parte próxima à superfície e a concentração vai diminuindo de acordo com a profundidade. Essa informação é importante para quando eu for tratar da filtragem.


oxigênio peixe
Quando não há circulação os peixes se juntam na superfície que é a região que tem mais oxigênio.

O fator mais importante que pode alterar para melhorar a troca de gases entre a água e a atmosfera é diminuindo a tensão superficial na água. A tensão superficial é aquela película que forma na superfície da água. É muito comum em lagos que alguns insetos flutuem na água e é a tensão superficial que permite isso. O mesmo efeito ocorre quando um fio de cabelo ou um pó fino (como trigo) cai na água e não afunda. As bombinhas de ar minimamente alteram a quantidade de oxigênio dissolvido na água por causa da pressão da coluna d’água sobre a bolha de ar, assim, a maior efeito das bombinhas de ar na oxigenação é apenas balançar a superfície um pouco e reduzir a tensão superficial.


tensão superficial aquário
O mosquito não afunda na água devido à tensão superficial, mas se houver uma agitação na superfície ele irá afundar.

A melhor maneira de reduzir a tensão superficial é causar uma turbulência na superfície da água. Quanto maior a área de turbulência e a quantidade de água envolvida no movimento, melhor vai ser a troca de gases. Dificilmente chegará ao ponto de saturação, mas será o suficiente para manter todas as formas de vida no aquário.


Direcionar a saída do filtro contra a superfície da água ajuda a reduzir a tensão superficial e melhora a troca de gases com a atmosfera

Agora que vimos como o oxigênio é importante, é preciso mencionar que naturalmente em um aquário ele é um fator limitante de vários processos como crescimento de peixes, de corais, conversão de amônia e nitrito em níveis compostos menos tóxicos, crescimento das plantas.


Já falei algumas vezes aqui que o oxigênio é importante para o crescimento das plantas, mas muita gente pensa que a planta “respira” gás carbônico( CO2) e não oxigênio. De fato a planta utiliza o CO2 na fotossíntese para produção de substâncias que ela utiliza, mas na respiração que, é a produção de energia na célula, a planta utiliza o oxigênio. Então, enquanto a planta faz fotossíntese, ela absorve CO2, absorve oxigênio e libera oxigênio e quando não faz fotossíntese a planta absorve oxigênio e libera CO2.  A quantidade de oxigênio absorvido geralmente é constante pois depende do tamanho da planta, mas a produção de oxigênio depende de várias condições ambientais, principalmente a intensidade luminosa. Dificilmente em aquários uma planta vai estar no seu limite da sua capacidade de fotossíntese, então as plantas acabam consumindo mais oxigênio do que produzem porque quando não há luz, elas não produzem oxigênio, apenas o consomem.


oxigênio oxigenação aquário
As plantas muitas vezes consomem mais oxigênio do que produzem, principalmente em aquários.

Eu disse também que as bactérias nitrificantes consomem oxigênio para converterem amônia em nitrito e nitrito em nitrato. Para cada grama de amônia convertida em nitrato a um consumo de 4,5 gramas de oxigênio. As colônias de bactérias nos filtros dependem muito do oxigênio para sobreviver  e algumas começam a diminuir de tamanho e de capacidade de filtragem com concentrações baixas de oxigênio( por volta de 4ppm).


Algumas bactérias deixar de fazer a filtragem nos aquários quando a concentração de oxigênio fica menor ou igual a 2ppm. A maioria dos filtros que eu conheço, principalmente os canisters, retiram a água dos aquários por um pescador que geralmente vai lá em baixo próximo do substrato pra pegar a sujeira. Como eu havia dito, em aquários com baixa ou nenhuma circulação, a parte mais funda do aquário tem pouco oxigênio e não é eficiente na filtragem. Em alguns casos, só de passar a recolher água próxima à superfície já é de ajuda na melhoria da filtragem biológica.