top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

A importância das trocas parciais

Cálcio, Manganês,Selênio, Potássio, Flúor, Enxofre, Sódio, Boro, Molibdênio, Bromo, Bário, Zinco, Cobre. Todos esses elementos e mais alguns são encontrados na água dos rios, lagos, oceanos e na água da nossa torneira. A concentração desse elementos e compostos é tão pequena que em 10 litros de água não chega a dar sequer 1 grama deles. São os famosos oligoelementos.


troca parcial tpa aquário

Esses compostos são muito importantes, exatamente em pequena quantidade, para o metabolismo dos animais, plantas e corais no aquário e das bactérias nos filtros. Se a água for pobre em minerais os animais podem ficar com uma saúde debilitada e ficam mais susceptíveis a doenças oportunistas como o íctio.


Muitos pensam que elementos traços existem apenas na água salgada, mas esses existem também na água doce e sua concentração não muda muita coisa. Isso mostra que os elementos traços são importantes em qualquer aquário, seja de água doce ou salgada.


Esses minerais que existem na água são absorvidos pelas bactérias do filtro, pelas micro algas( sim, todo aquário tem micro algas, a diferença é que a quantidade delas), pelos peixe, plantas e corais e são removidos pelo skimmer, filtro de algas e carvão ativado ou purigem. Tudo isso faz com que alguns desses nutrientes deixem de existir na água em poucos dias e até mesmo horas.


A forma mais eficiente de manter esses elementos constantes é com trocas parciais regulares e frequentes e dosando elementos com uma dosadora balling num aquário marinho. Em aquários de água doce só TPAs semanais são suficientes.


Por isso a TPA é muito importante não só para remover parte da sujeira, como também para repor esses nutrientes importantes aos seres vivos aquáticos e para manter um aquário bonito e saudável.

bottom of page