• Aquários Sobrinho

Ciclagem sem Fórmulas

Vejo muito nos grupos de discussão sobre aquarismo, principalmente entre os iniciantes, sobre o que é e quanto tempo dura essa tal de ciclagem.


Não há uma quantidade de dias específicos para o aquário ciclar, cada aquário é diferente um do outro em volume, iluminação, circulação de água, oxigenação, temperatura, substrato, plantas e qualidade da água, então não há uma fórmula ou método padrão sobre ciclagem.


O período da ciclagem serve para, além de criar biologia no filtro biológico, para que os componentes do aquário interajam entre si. Substrato, iluminação, plantas, circulação, filtragem, etc. É o período de ver como funcionará o conjunto de tudo isso e alterar caso seja necessário.


Filtragem biológica na ciclagem


Uma parte fundamental do período de ciclagem é a criação de bactérias desnitrificantes nos filtros biológicos. As bactérias existem no ar, na água e no solo, estão em todo lugar, o período de ciclagem é para as bactérias se alojarem na mídia, se adaptarem e se multiplicarem.

Não vemos necessidade em aceleradores de biologia. As bactérias desnitrificantes podem ser livres na água( que é o caso das bactérias que vem na água) ou podem estar fixas em algum material(como as que ficam nas mídias dos filtros). Quando uma bactéria passa do estado livre para o fixo ou vice versa, ela passa por um tempo de adaptação que pode variar de 24 horas a até uma semana e nesse período elas não se multiplicam. Os aceleradores de biologia usam as bactérias livres e elas precisaram de um tempo para se adaptar quando se fixam nas mídias.


Iluminação durante a ciclagem


Acreditamos que um aquário deve funcionar durante a ciclagem exatamente como vai funcionar após a ciclagem, então a iluminação deve funcionar exatamente como se o aquário estivesse com fauna. A iluminação pode alterar alguns parâmetros da água como diminuir o oxigênio e ph nos períodos que estiverem ligadas ou desligadas.  Vejo muita gente ciclando aquário marinho com as luzes apagadas para não dar algas, mas são justamente essas algas que vão consumir certos compostos e vão desaparecer assim que os nutrientes acabarem.  


Parâmetros a serem monitorados durante a ciclagem


Nos aquários de água doce os principais parâmetros são amônia, nitrito e ph.

Muitas pessoas se enganam quando acham que a amônia e nitrito chegam a zero e acham que o aquário está ciclado. Ele está ciclado para aquele equilíbrio ali, sem peixes, sem adição de ração. Muitas pessoas cometem o erro de adicionar todos os peixes que querem no aquário de uma só vez e assim altera bruscamente o equilíbrio do aquário causando problemas de amônia e nitrito justamente pelas bactérias estarem numa quantidade diferente da necessária.  Por isso o importante é após os resultados desses dois testes adicionar poucos peixes e ir monitorando os resultados dos testes, desse jeito haverá tempo para que as bactérias se adaptem ao novo equilíbrio evitando perdas por intoxicação de amônia ou nitrito.


Alterar o nível do Ph é uma das alterações com resultados mais rápidos. Em muitos casos é só acrescentar um corretor de ph e monitorar a alteração . Em alguns casos é possível adicionar algum material para subir o ph, por exemplo a aragonita, que adicionadas junto ao substrato ou filtro aumenta e mantém o ph alto.


No caso dos aquários marinhos os testes mais importantes são Cálcio, Magnésio, reserva alcalina e amônia. Os testes secundários são nitrito, nitrato e fosfatos.


No mesmo caso do aquário de água doce, o aquário marinho vai estar ciclado quando os estiverem estáveis e nos níveis adequados.


Tempo de ciclagem


Quem vai dizer quanto tempo vai durar a ciclagem são os testes, seja num aquário de água doce ou de água salgada. Já vimos aquários ciclando completamente com uma semana, outros com 15 dias, outros com 2 meses e outros nunca ciclarem.


Assim, sempre façam testes para poderem monitorar as condições de água que não podem ser percebidas pelos sentidos durante e após a ciclagem.




Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77