• Aquários Sobrinho

A importância da boa ração no aquarismo

É muito importante manter a qualidade da água em qualquer tipo de aquário. Deixar amônia, nitrito, nitrato e fosfato em níveis próximo de zero são o ideal, mas para chegar nessa faixa é necessário entender de onde vem esses compostos.



Basicamente os compostos à base de Nitrogênio e Fósforo são devidos à ração que não é metabolizada pelo peixe. Estudos mostram que a taxa de absorção de compostos à base de Nitrogênio e Fósforo variam entre 20% e 40% sendo que vários fatores influenciam nessa taxa como espécie do peixe, temperatura e características físico químicas da água, estocagem e alguns mais.


Aí que entra a importância da qualidade da ração dos peixes. As boas rações são feitas para que sejam muito mais aproveitadas pelos organismos, o que além de economizar na quantidade de ração gasta, ajuda em manter a qualidade da água e ajuda na saúde do peixe. As boas rações são aquelas indicadas para o hábito alimentar de cada peixe (carnívoros, onívoros, etc) possuem boa taxa de proteínas, doses balanceadas de gorduras e carboidratos absorvíveis e baixas quantidades de fibras e amidos. Se você der uma excelente ração de carnívoro para um cascudo, por exemplo, as chances dele morrer são grandes já que o organismo dele não está adaptado à aquela composição de alimentos.

As rações ruins possuem muitos compostos pouco digeríveis o que faz com que mais matéria orgânica seja eliminada na água.


A matéria orgânica é liberada dissolvida na água e outra parte vira um material particulado que sedimento no fundo do aquário ou fica em suspensão na água. Os compostos à base de Nitrogênio( amônia , nitrito e nitrato) dissolvem-se quase que completamente enquanto que os compostos à base de Fósforo( fosfatos) se tornam material particulado que ou precipita ou ficam em suspensão na água dando aquela aparência turva.


Em algumas rações de baixa qualidade é possível ver partes de farelo de grãos( como soja e milho) inteiros na ração. Esse tipo de ração é ruim para todo tipo de peixe.


Assim, é muito importante para o aquarista manter a alimentação indicada para cada tipo de peixe com uma ração de boa qualidade e assim evitando problemas como excesso de amônia e fosfato e garantindo saúde e qualidade de vida para o peixe.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77