top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Mudanças e troca do filtro no aquário do J. Marques

O J.Marques é um antigo cliente nosso que tem um dos nossos filtros pressurizados para aquário da primeira geração quando começamos a fazer comercialmente em 2015. Ele nos chamou para fazer algumas mudanças no aquário e para fazer um filtro maior já que seus peixes cresceram e ele queria diminuir a quantidade de vezes que iria fazer a limpeza do filtro do seu aquário.


O aquário antes das mudanças


O aquário do J. Marques é um típico aquário de ciclídeos com uma concentração de peixes moderada o que evita brigas e estresse dos peixes. A captação de água e o recalque do filtro eram feito por tubos pescadores que ficavam no display do aquário. Esse ainda eram os de pvc marrom, nem eram os de mangueira de silicone transparente que utilizamos agora.


A quantidade de peixes de um aquário é uma característica muito importante e pode causar sérios problemas se estiver de maneira incompatível com as espécies dos peixes, tamanho do aquário e sistema de filtragem do aquário. Nós falamos desse assunto com bastante detalhes no texto sobre superpopulação que pode ser lido no link abaixo:



O aquário não foi feito pela Aquários Sobrinho, foi feito por outra empresa que colocou um filtro biológico de fundo e dolomita como substrato.


O filtro biológico de fundo não é uma boa opção no aquarismo, principalmente em aquário grandes e com grande carga biológica. Além da excessiva manutenção necessária, a baixa circulação e o acúmulo de sujeira podem causar problemas.


Já falamos um pouco sobre o filtro biológico de fundo que pode ser lido no link abaixo:



A dolomita também não é um bom substrato, nem mesmo para um aquário de ciclídeos africanos. A dolomita vai esfarelando e criando zonas anóxicas que podem induzir o desenvolvimento de bactérias patogênicas e/ou que produzem substâncias tóxicas aos animais. A dolomita também aumenta consideravelmente a dureza do aquário.


Também já falamos um bocado sobre a dolomita em um de nossos textos que pode ser lido no link abaixo:



O filtro antigo do aquário


O filtro que esse aquário utilizava era um dos nossos filtro pressurizados (ou filtros canisters como muitos gostam de chamar) de 200 mm com 50cm de altura total. Ele tinha uma bomba de apenas 1500 litros por hora e as mídias eram argila expandida.


Esse filtro estava funcionando sem parar desde o segundo semestre de 2015 e a argila segurou tranquilamente as partículas suspensas e deu suporte às bactérias nitrificantes para que a nitrificação ocorra adequadamente.


Filtro para aquário
Filtro antigo do aquário do J. Marques

Mesmo com uma vazão bem pequena considerando o tamanho e fauna do aquário, esse filtro atendeu perfeitamente as necessidades do aquário. Nunca houve pico de amônia ou nitrito e ainda havia uma pequena margem de segurança na filtragem para excessos de rações.


Abaixo segue o vídeo do aquário do J. marques



O aquário depois da mudança


Após esvaziarmos o aquário e colocarmos os peixes e a água do aquário em uma caixa para não causar nenhum choque osmótico nos animais devido a mudanças bruscas na salinidade da água ou algum choque repentino de pH, fizemos as mudanças.


A primeira coisa foi furar o aquário para não ter que usar mais o tubo pescador e assim tirar ele do aquário. Furar o aquário para passar a tubulação é o processo mais prático, simples e barato de se fazer. É muito mais rápido e seguro que fazer uma bota e serve para qualquer sistema de filtragem que se utilizar, seja canister ou sump.


A furação de um aquário precisa de poucos minutos para furar e colocar o flange, mas requer um pouco de prática, então sempre procure pessoas capacitadas para fazer porque há sempre o risco do vidro do aquário se partir.


Nas fotos abaixo da pra ver o antes e depois da tubulação do aquário. Só da captação do filtro não aparecer mais no aquário já dá um visual muito mais suave e agradável.



Também trocamos a dolomita por areia de duna fina. O substrato fino não junta sujeira devido ao fato dos peixes conseguirem revirar a areia e a circulação do aquário carrega a sujeira para o filtro. No substrato de dolomita, os peixes não conseguiam remexer no substrato e a sujeira acumulava.


O filtro novo do aquário


O J. Marques optou por colocar um novo filtro superdimensionado para o seu aquário. Ele colocou um de nosso filtros de 300mm com 70cm de altura total tendo mais que o dobro de volume interno útil que o filtro anterior. Esse filtro novo também tem uma vazão de 4000 litros por hora, mais que o dobro dos antigos 1500 litros por hora.


Essa bomba com vazão de 4000l/h vai ajudar muito na remoção da sujeira do aquário. Quanto maior a circulação, mais rápido e de maneira mais eficiente a sujeira será carregada pela água e ficará no filtro.


Esse filtro novo também tem o nosso sistema de retro-lavagem por válvulas, o que facilita muito a limpeza do filtro. A estimativa de necessidade de limpeza desse filtro com esse aquário utilizando ração de boa qualidade é de 3 meses.



As mídias que compõem esse filtro são:

  • 4 litros de Siporax Pond

  • 6 litros de anéis de cerâmica da Ista

  • 15 litros de mídia plástica

  • 4 litros de argila expandida

São 29 litros de mídias biológicas com capacidade de filtragem de 3 aquários iguais a esse. Nosso cliente preferiu a comodidade de não ter que se preocupar com limpeza de filtro ou filtragem insuficiente.


Segue abaixo o vídeo de como ficou a remontagem do aquário do J. Marques:


Se você é do estado do Espírito Santo e tem vontade de ter seu aquário ou lago ornamental, entre em contato conosco que escutaremos as suas vontades e ideias e faremos o orçamento sem compromisso. Construímos desde a base do móvel, montamos o aquário e o sistema de filtragem e ornamentação. Entregaremos seu aquário montado e funcionando perfeitamente na sua casa, seja ele um aquário de água doce ou um aquário marinho.


Trabalhamos com aquário de no mínimo 200 litros.


Se você é de outro estado brasileiros, nós enviamos os equipamentos que fabricamos para qualquer lugar do Brasil.


Entre em contato e faça o seu orçamento:

bottom of page