top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Aquário de ciclídeo africano da escola CESB em Vila Velha

Esse é um aquário de ciclídeos africanos de 350 litros que montamos na Escola CESB em Vila Velh-ES. É um aquário simples que se localiza em um vão de parede da sala dos professores e tem vista tanto de frente quanto de fundo.


Eles optaram pela escolha de um aquário de ciclídeos africanos pela simplicidade de manutenção e pela robustez dos peixes. Devido à elevada dureza e alcalinidade da água, a incidência de alga é muito menor. Também, devido à temperatura média da região e da construção, não será necessário demasiada interferência na temperatura do aquário.

Para manter um aquário de ciclídeos africanos com sucesso não há muitos mistérios, basta preferir as coisas benéficas a longo prazo e usar boa ração.


Substrato e rochas de um aquário de ciclídeo africano


Há uma polêmica muito grande sobre o uso de aragonita e rochas calcárias em um aquário de ciclídeo africano, mas é puramente questão de gosto pessoal.


A aragonita é um material que pode ter origem química ( geológica, precipitação, etc.) ou biológica e muitas alegam que nos lagos africanos não há substrato de aragonita. Mero engano. No lago Tanganyika, por exemplo, há precipitação natural de aragonita e calcita. [1]


Mesmo que não houvesse precipitação, há uma considerável formação de carbonatos devido aos gastrópodes presentes no lago.

O uso de aragonita é a maneira mais simples de ajudar a manter o pH e a quantidade de minerais dissolvidos em quantidades próximas ao ideal. À medida que o pH cai, a aragonita vai se dissolvendo liberando cálcio, carbonatos e outros minerais agregados na água.


Caso o aquarista não gosta da estética, ele pode colocar a aragonita grossa (ou de alguma forma que não causa entupimento) dentro do filtro.


As rochas calcárias também possuem o mesmo efeito da aragonita e ajudam mais que rochas inertes.


Nesse aquário o cliente optou por usar nossa aragonita de concha moída e rocha calcária. Ela achou muito interessante o visual proporcionado pela combinação de ambas e ainda mais dos efeitos benéficos na manutenção do aquário.


Veja abaixo o link da nossa aragonita para mais informações sobre disponibilidade e valores:



Já falamos do uso de aragonita em aquários que pode ser lido no link abaixo:



Filtragem de um aquário de ciclídeos africanos


A filtragem de um aquário de ciclídeos africanos é uma das mais simples possíveis. Devido ao pH alto, as bactérias nitrificantes estão em um ambiente mais adequado do que se estivessem em pH mais baixo.


Devido à elevada dureza e pH há uma maior precipitação de particulado, não há necessidade de preocupação com filtragem muito fina como em aquários de pH ácido.


Nesse aquário usamos um filtro de 200mm com 70cm de altura total com nosso sistema de mídia contendo argila expandida e mídia plástica. Não estamos usando carvão ativado nesse aquário. A bomba nesse filtro é de 2000l/h.


Esse filtro está superdimensionado para permitir uma folga entre as manutenções e evitar pequenos problemas que possam vir de alimentação exagerada.


A alimentação do aquário de ciclídeos africanos


A maioria dos ciclídeos africanos são onívoros com uma forte base vegetal na sua alimentação. Nesse aquário de ciclídeo africanos a ração que recomendamos e que é usada é a Sera Granugreen.


Um penetra no meio dos ciclídeos africanos


Há alguns anos atrás descobrimos que um certo peixe nacional que é comumente bastante agressivo se torna bastante sociável no ambiente de um aquário de ciclídeos africanos. Ele se adapta muito bem ao alto pH e alta dureza e não há nenhuma alteração fisiológica, nenhum sinal de estresse.


Veja o vídeo abaixo e tente descobrir qual peixe é.


Faça seu aquário ou sistema de filtragem com a Aquários Sobrinho


Se você é do estado do Espírito Santo e tem vontade de ter seu aquário ou lago ornamental, entre em contato conosco que escutaremos as suas vontades e ideias e faremos o orçamento sem compromisso. Construímos desde a base do móvel, montamos o aquário e o sistema de filtragem e ornamentação. Entregaremos seu aquário montado e funcionando perfeitamente na sua casa, seja ele um aquário de água doce ou um aquário marinho.


Trabalhamos com aquário de no mínimo 200 litros.


Se você é de outro estado brasileiros, nós enviamos os equipamentos que fabricamos para qualquer lugar do Brasil.


Entre em contato e faça o seu orçamento:


Referências

[1] STOFFERS, P.; BOTZ, R. Formation of hydrothermal carbonate in Lake Tanganyika, east-Central Africa. Chemical Geology, v. 115, n. 1-2, p. 117-122, 1994.

bottom of page