top of page
  • Foto do escritorAquários Sobrinho

Reator fluidizado de aragonita para controle de pH de baterias, aquários e lagos

Um dos principais parâmetros de qualquer sistema aquático, seja um lago, um aquário, uma bateria de manutenção é o pH. O pH da água é responsável por regular uma série de reação químicas (principalmente solubilidade e toxicidade), respostas biológicas dos peixes como também a eficiência da nitrificação.

Fomos contactados por um exportador de peixes ornamentais que estava com grande dificuldade em manter o pH da sua bateria de manutenção dos peixes ornamentais. Devido ao tamanho do sistema, os métodos convencionais utilizados para subir o pH em aquários eram muito caros ou ocupavam um espaço muito grande no sistema.


Já explicamos bastante sobre o controle de pH no nosso texto sobre como consertar e manter o pH nos aquários que pode ser acessado no link abaixo:


Assim que conhecemos a necessidade do nosso cliente, oferecemos um reator de aragonita fluidizada que vai atender plenamente suas necessidades.


Características de um reator fluidizado de aragonita para controle do pH de sistemas com peixes ornamentais


Um reator fluidizado de aragonita tem uma série de vantagens em relação a usar aragonita como substrato no fundo ou mesmo um depósito de material calcário.

A primeira grande vantagem do reator fluidizado de aragonita para controle do pH é seu tamanho compacto. Pelo fato da aragonita estar fluidizada, a superfície de contato da mídia com a água é muito maior e isso faz com que a aragonita se dissolva em maior velocidade.


A segunda vantagem é que a mídia utilizada, aragonita, pode ser de qualquer tipo. A aragonita nesse caso pode ser concha quebrada ou mesmo aquelas vendidas como substrato para aquários marinhos ou de ciclídeos africanos.


Outra grande vantagem desse sistema é que o reator não precisa estar no sump ou dentro do sistema podendo operar fora do aquário em um espaço mais adequado.


Esse reator além de controlar o pH vai ajudar na filtragem biológica já que a aragonita é uma das melhores mídias para o crescimento das bactérias nitrificantes. Isso, somado aos benefícios do filtro fluidizado e da grande superfície de contato, vai oferecer um excelente ambiente para a nitrificação.


Por fim, nosso reator fluidizado é grande. Um reator fluidizado grande cabe muita mídia e ainda possui espaço suficiente para fluidização sem que isso afeta a segurança. O nosso reator fluidizado possui um sistema que previne entupimento caso utilizado corretamente sem o uso de espumas e buchas.


A mídia especial para esse reator fluidizado


Nós utilizamos nesse reator fluidizado a nossa mídia ReatPlus, uma mídia à base de aragonita que é tratada termicamente para melhor sua capacidade de dissolução na água. Essa mídia aumenta o pH com mais facilidade do que uma aragonita não tratada.


Para conhecer mais sobre a ReatPlus, nossa mídia especial para reatores, acesse o link abaixo:


O funcionamento do nosso reator fluidizado para controle de pH


Esse reator fluidizado funciona de maneira muito simples e o sistema de manutenção muito prático. Basta encher de mídia até o volume indicado, fechar o filtro e ligar na bomba.


Esse reator fluidizado de aragonita para controle de pH usa uma bomba externa própria ou uma derivação de outra bomba existente, como do recalque, por exemplo. Essa versatilidade é muita vantajosa já que pode usar uma bomba própria ou aproveitar uma já existente.


É fundamental que a bomba utilizada tenha vazão indicada para o modelo do reator. Nossos reatores sempre vão ir com uma indicação de vazão mínima e máxima.


O teste do reator fluidizado de aragonita da Aquários Sobrinho


Como é de praxe aqui, fizemos o teste do reator para correta regulagem do seu funcionamento e conferir possíveis defeitos de fabricação.


Colocamos o reator na nossa velha caixa d´água cheia. Para ver o efeito do reator, acrescentamos 50ml de vinagre à água, o que abaixou o pH para baixo de 6 na escala do teste.


Após começar a rodar, rapidamente o pH foi para cima de 7,5, o máximo da escala do teste.

Se você é do estado do Espírito Santo e tem vontade de ter seu aquário ou lago ornamental, entre em contato conosco que escutaremos as suas vontades e ideias e faremos o orçamento sem compromisso. Construímos desde a base do móvel, montamos o aquário e o sistema de filtragem e ornamentação. Entregaremos seu aquário montado e funcionando perfeitamente na sua casa, seja ele um aquário de água doce ou um aquário marinho.


Trabalhamos com aquário de no mínimo 200 litros.


Se você é de outro estado brasileiros, nós enviamos os equipamentos que fabricamos para qualquer lugar do Brasil.


Entre em contato e faça o seu orçamento:


bottom of page