• Aquários Sobrinho

Produção de fertilizante orgânico com os filtros da Aquários Sobrinho

Em 2017 nós projetamos um sistema para produzir fertilizante orgânico à partir da urina das vacas. Hoje, 15/06/2020 , recebemos a informação que o sistema continua operando desde então com grandes resultados.


A produção de fertilizante orgânico é um mercado em grande ascensão devido à crescente procura por produtos genuinamente orgânicos, desde o plantio, condições de crescimento e questão dos defensivos. Nesse contexto, fomos procurados 3 anos atrás pra tentar uma solução para transformar urina de vaca em fertilizante completamente orgânico.


O uso de equipamentos de aquarismo na produção de fertilizantes orgânicos


Pode parecer estranho quando se pensa no uso de equipamentos de aquário na produção de fertilizantes orgânicos, mas não há nada de estranho, na verdade é tudo muito, muito simples.


Segundo a PESAGRO-RIO, A urina da vaca possui uma série de nutrientes para as plantas, dentre os principais: "nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, ferro, manganês, boro, cobre, zinco, sódio, cloro, cobalto, molibdênio, alumínio (abaixo de 0,1 ppm), fenóis (aumentam a resistência das plantas) e ácido indolacético (hormônio natural de crescimento)."

Esse nitrogênio está contido na forma de ureia que é convertida em amônia. A amônia, como sabemos de cor e salteado no aquarismo, pode ser convertida em nitrito e depois em nitrato pela nitrificação e a melhor maneira de fazer isso é usando filtros biológicos pressurizados.


Os filtros biológicos pressurizados criam um biofilme de bactérias nitrificantes nas suas mídias que se aproveitam da proteção física da mídia e da turbulência que ela causa na água para uma nitrificação muito mais eficiente e um espaço muito pequeno.


Para que a nitrificação ocorra plenamente, é preciso um pH adequado e uma grande oferta de oxigênio já que são os fatores limitantes principais da nitrificação. Falamos um pouco disso anos nossos textos sobre as bactérias nitrificantes e a filtragem biológica nos nossos textos que podem ser lidos nos links abaixo.


https://www.aquariossobrinho.com/post/bacnitri


https://www.aquariossobrinho.com/post/filtragembio


O Filtro biológico de aquário na produção de fertilizante orgânico


Nesse sistema que projetamos a ideia era uma filtragem diária de 40 litros de urina de vaca com um total de 100 gramas de compostos nitrogenados em uma caixa de 1000 litro, uma concentração média de 100mg/l!


Montamos o mesmo filtro que usamos para lagos ornamentais com tubo de 300mm com 1,20 metros de altura total tendo 60 litros de mídia sendo argila expandida e tela plástica. Esse volume de mídia possui uma superfície específica média de 50m² o que é mais que suficiente para filtrar 50 gramas por dia de compostos nitrogenados.


Já falamos sobre essa matemática das mídias no nosso texto sobre superfície específica que pode ser lida no link abaixo:

https://www.aquariossobrinho.com/post/superficieespecifica


Seguem abaixo as fotos atuais desse filtro biológico funciona há quase 3 anos continuamente e sem dar problema.

Controlador de pH para a produção de fertilizantes orgânicos


Como as bactérias nitrificantes precisam de um pH adequado para poderem realizar a nitrificação em uma boa taxa, nós fizemos um reator de aragonita, outro produto orgânico, para ajudar no processo. Além de aumentar o pH da água do sistema, a aragonita fornece elementos traços essenciais para as bactérias nitrificantes e para as plantas.


Abaixo segue a foto do reator de aragonita que fizemos que está ligado em série com o filtro biológico.

A sujeira e o ambiente agressivo não impedem os nossos filtros de funcionarem e não causa dano nenhum.


Gerador de oxigênio para produção de fertilizantes orgânicos


Outro equipamento que fornecemos, devido à grande taxa de nitrificação necessária, foi o nosso gerador de oxigênio. Como cada grama de nitrogênio consome cerca de 4,6 gramas de oxigênio, um sistema com 100 gramas de amônia iria consumir 460 gramas de oxigênio para transformar ela em nitrito. Isso é muito oxigênio, muito.


Abaixo seguem as fotos do Gerador de Oxigênio que fabricamos em vários tamanhos. É possível ver claramente os sinais do tempo no equipamento que continua firme e forte produzindo cerca de 700 gramas de oxigênio por dia.

Abaixo segue o vídeo que o cliente nos mandou em 2017 com o sistema montado.

Caso você tenha interesse em um projeto semelhante de produção de fertilizante orgânico entre em contato conosco que iremos desenvolver um sistema adequado ás suas necessidades, condições e material.

Se você é do estado do Espírito Santo e tem vontade de ter seu aquário ou lago ornamental, entre em contato conosco que escutaremos as suas vontades e ideias e faremos o orçamento sem compromisso. Construímos desde a base do móvel, montamos o aquário e o sistema de filtragem e ornamentação. Entregaremos seu aquário montado e funcionando perfeitamente na sua casa, seja ele um aquário de água doce ou um aquário marinho.


Trabalhamos com aquário de no mínimo 200 litros.


Se você é de outro estado brasileiros, nós enviamos os equipamentos que fabricamos para qualquer lugar do Brasil.


Entre em contato e faça o seu orçamento:

https://www.aquariossobrinho.com/contato

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77