Aquaponia

Aquaponia é um sistema onde se mistura agricultura com a aquicultura em seus diversos seguimentos como peixes e camarões buscando um desenvolvimento conjunto das duas culturas. É um sistema muito eficiente quando devidamente dimensionado.

O processo da aquaponia é bastante simples e tem como base a utilização do nitrato e de outros nutrientes contidos na água para a nutrição das plantas. Esses nutrientes são obtidos pelos restos metabólicos dos peixes como fezes, urina e amônia diretamente liberada.

Diferente do que se pode imaginar, o sistema de aquaponia é usado já é usado há séculos em diferentes partes do mundo. Na Ásia o sistema aquapônico é usado junto com o cultivo de arroz em grandes plantações com muito sucesso.

A aquaponia é um sistema de agricultura orgânica sem necessidade de nenhum tipo de produto químico ou herbicida, o que garante a produção de alimento saudáveis.

O que se pode plantar num sistema aquapônico?

 É possível plantar praticamente de tudo, desde pés de alfaces, hortelã e cebolinha, até plantas mais exigentes como tomates, melão, mamão, pimenta, morango e framboesa.

É preciso ficar atento às necessidades nutricionais de cada planta para se ter sucesso na aquaponia.

 

Quais peixes e outros animais é possível criar na aquaponia?

É possível criar peixes de diversos tipos, sejam de corte como tilápia, pintados e carpas, até mesmo peixes ornamentais como carpas coloridas, kinguios, poecílias, bettas, etc. Também é possível criar tartarugas, caramujos e camarões.

É preciso ficar atento às necessidades dos animais criados em relação à qualidade da água que deve sempre se manter adequada para cada espécie.

Onde posso montar uma aquaponia?

Um sistema aquapônico pode ser montado em qualquer lugar que tenha iluminação suficiente para as plantas, inclusive com iluminação artificial. Um sistema aquapônico pode ser montado em quintais, terraços e até mesmo varandas de apartamentos.

Qual o tamanho mínimo de uma aquaponia?

Não existe tamanho mínimo e nem máximo para um aquaponia. É possível montar sistemas com um pequeno vaso plantado até sistemas com centenas de metros.

Descrição do modelo da Aquários Sobrinho

O modelo da Aquários Sobrinho constitui num tanque de criação dos peixes que pode ser uma caixa d’água
comercial, um lago ornamental ou qualquer outro espaço adequado à manutenção dos peixes, um sistema de
filtragem composto pode decantador e filtro biológico e uma cama de cultivo em PVC de 300mm preenchido com argila expandida.

O sistema de filtragem

O sistema de filtragem é composto por um filtro pressurizado de 300mm com 1,2 metros de altura e um filtro
decantados por vórtice ligados em série. Essa dupla de filtragem é suficiente, quando o sistema possui uma vazão de
ao menos 4000 litros por hora, para uma demanda de até 50kg de peixes

As camas de cultivo

As camas de cultivo em tubo de 300mm são as mais ergonômicas de se trabalhar e podem ser retas ou em formato de “L” em qualquer comprimento. Elas são totalmente desmontáveis.

Manutenção de parâmetros

O pH, o cálcio e micro nutrientes são os principais fatores a serem corrigidos no sistema e para isso montamos um reator de aragonita, concha moída, que repõe automaticamente o cálcio, o pH e micro nutrientes do sistema. Esse reator é ligado em série ao filtro .

Os resultados

O resultado desse sistema é a produção de peixes e plantas sem a utilização de produtos químicos, com comodidade e num espaço que anteriormente não poderia ser usado para esse fim.

Aquários Sobrinho 

Telefones: 27 33261100 - 27 993115626 - 31 982859240

email para orçamentos: angelolucas90@yahoo.com.br

email para fábrica: sobrinhoaquarios@gmail.com

Endereço: Rua Luiz Soares do Nascimento, 109, Ilha das Flores, Vila Velha -ES

CNPJ 26.049.716/0001-77