Aquários Sobrinho

13 de mar de 2017

Os aquaristas e os torturadores de peixes

Por esses dias eu li um texto de uma caçadora portuguesa falando a diferença entre os caçadores e os matadores e  fiquei com isso na cabeça. Não há muita diferença entre caçadores e aquaristas e nem entre matadores e torturadores de peixes.

Existem aquários de todos os tipos e tamanhos, com faunas das mais variadas cores e formas. Também existem aquaristas de diversos tipos, aqueles que fazem de tudo para criar condições melhores para os peixes e outro que, por falta de conhecimento ou mesmo por falta de interesse, maltratam seus peixes.

É muito comum gente colocando peixes de águas diferentes juntos; peixes de água ácida em água alcalina( não imaginam eles os problemas que isso causa no rim do peixe), peixes de Ph diferente( também não imaginam que isso afeta o sangue do peixe por causa da osmorregulação), peixes em temperaturas incorretas( também não imaginam que é a água que mantém a temperatura do corpo do peixe e assim regula todo seu metabolismo)  e por aí vai.

Essas condições dividem as pessoas que tem aquários, na nossa concepção, em duas categorias: os aquaristas e os torturadores de peixes.

O aquarista sente um dever moral de causar o bem aos seus peixes.O torturador de peixes não sente nada pelos seus peixes.

O aquarista não tem um aquário só por ter. O torturador de peixes sim.

O aquarista só tem o peixe que ele pode manter bem. O torturador de peixe quer todos os peixes que puder.

O aquarista sempre busca conhecer mais sobre o aquário. O torturador sabe tudo.


 
O aquarista sempre escuta os outros aquaristas independente do tempo no hobby. O torturador de peixes só tem verdades a dizer.

O aquarista cria seus peixes com prazer. O torturador de peixes faz tudo pra mostrar.

O aquarista dá a melhor alimentação aos seus peixes. O torturador de peixes dá qualquer coisa.

O aquarista pensa como seu aquário vai estar no futuro. O torturador de peixes pensa no momento.

O aquarista sempre confere se está tudo certo no aquário. O torturador de peixes vê se os peixes estão vivos.

O aquarista erra, admite e aprende. O torturador de peixes põe a culpa nos equipamentos, no acaso e nos lojistas, afinal ele sabe de tudo e nunca erra.

O aquarista é humilde. O torturador de peixes é vaidoso.

O aquarista vê o aquário como sua própria casa. O torturador de peixes vê o aquário como brinquedo que se quebrar pode comprar outro.

O aquarista morre de medo de tempestade. O torturador de peixes nunca percebeu que as tempestades às vezes causam queda de energia que pode prejudicar seriamente o aquário.

O aquarista cuida de seu aquário como se fosse seu filho. O torturador de peixes é o filho mimado.

O aquarista está sempre feliz com o que tem. O torturador de peixes nunca está satisfeito, sempre enche o aquário e nunca se enche de felicidade.

Ser aquarista é demonstrar respeito e sentimentos pelos seus bichos, é sempre fazer o máximo pelo bem estar daqueles que a vida está em nossas mãos. Às vezes eu penso que os aquaristas são poucos.